Sangramento durante a gravidez: devo me preocupar?

Sangramento durante a gravidez: devo me preocupar?

A ocorrência de sangramentos durante a gravidez, dependendo da quantidade e como acontecem, pode ser um sinal de alerta de que é necessário maior atenção em relação à gestação. 

O sangramento pode apontar para alguns excessos da mãe e também pode ser sinal de que um diagnóstico precisa ser feito para que a mãe e bebê tenham a tranquilidade que uma gestação saudável merece. 

Pensando nisso, preparamos um texto para abordar mais sobre o sangramento na gravidez e se ele pode ser um indício de preocupação. 

Desejamos uma boa leitura!

Por que ocorre o sangramento na gravidez?

O sangramento na gravidez é percebido quando manchas de sangue aparecem nas roupas íntimas da mãe e dependendo do caso, o excesso de sangue pode manchar a roupa por inteiro. 

Nem sempre o sangramento durante a gestação é motivo de preocupação, porém isso não diminui a necessidade de procurar um médico obstetra para entender a causa do sangramento, por menor que seja esse fluxo. 

O sangramento na gravidez pode acontecer por motivos distintos e de acordo com a fase de desenvolvimento da criança. 

No período inicial da gravidez, por exemplo, com a implantação do embrião na parede uterina, alguns vasos sanguíneos podem ser rompidos, levando ao sangramento leve. 

Neste caso, a ocorrência ainda é considerada normal, mas somente o obstetra poderá afirmar com total certeza. 

Por isso, se consultar com um médico especialista, seja um ginecologista ou o obstetra que acompanha a gestação desde o início, será essencial para entender o que pode ter causado o sangramento, além de assegurar a saúde do bebê. 

Possíveis sangramentos de acordo com as fases da gestação

Primeiro mês de gestação

Por conta da fecundação, a implantação do embrião ocorre na parede uterina. Esse movimento pode ocasionar o rompimento de alguns vasos sanguíneos, o que pode gerar um sangramento bastante discreto por até três dias. 

Algumas pessoas até podem confundir esse sangramento com menstruação, porém o fluxo não é tão intenso quanto do período menstrual. 

Até o final do primeiro trimestre

O sangramento pode acontecer por conta de um descolamento do saco gestacional. Ou seja, a bolsa que está moldando o útero para a criança se acomodar e se desenvolver.

Caso isso aconteça, o médico precisa saber o mais rápido possível, pois deve assegurar as melhores orientações que essa mãe necessitará seguir.

O sangue que é eliminado por esse processo também é leve, podendo apresentar cor mais escura e parecida com borra de café. 

A partir do terceiro mês

Sangramentos costumam ser menos comuns nesse período da gestação. Desta forma, se qualquer sangramento vir a ocorrer, pode ser um sinal de alerta do organismo e o médico precisa ser consultado imediatamente. 

Uma complicação rara, mas que pode ocasionar um sangramento é no caso da placenta se fixar em local inadequado, acarretando em problemas na alimentação e oxigenação do feto. Como dissemos, é um cenário raro de acontecer, mas que precisa de cuidados especiais se der algum indício. 

Durante esse período, o sangramento pode ser abundante e de cor vermelho-vivo, e só deve acontecer em casos graves.

Do sétimo mês em diante

Logo no período final da gravidez, é comum que existam mais chances para ocorrências de hemorragias. Com descolamento prematuro da placenta, o sangramento pode aparecer. 

Sintomas como cólicas fortes, contrações, dores de cabeça e sangramento vermelho-vivo ou escuro podem apontar para o descolamento da placenta e o médico precisa ser contatado o mais rápido possível. 

A partir do nono mês, o sangramento pode ficar ainda mais frequente e também mais esperado, pois a hora do parto se aproxima. Todo cuidado é pouco durante esse mês, pois o rompimento do útero pode acontecer a qualquer hora e a mulher precisa estar preparada para esse momento.  

Tem como parar o sangramento?

Dependendo da situação, apenas com acompanhamento médico, repouso e determinados medicamentos específicos para o caso, o sangramento poderá ser interrompido. 

Os medicamentos apenas são aconselhados quando o caso é grave e não há outra forma. Dependendo da fórmula do remédio, pode trazer problemas ao feto, então só é utilizado em última circunstância e sob prescrição. 

Outros tipos de atenção durante a gravidez

Alguns sinais, como sangramentos podem chamar atenção para possíveis complicações e, caso ocorram, precisam de toda atenção da mãe e de seu médico.

Por isso, para dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material “6 complicações mais comuns na gravidez” para que você saiba o que fazer e na hora certa.

Esperamos que goste!

Considerações finais

O sangramento na gravidez, ainda que natural em boa parte dos casos, pode ser um sinal de alerta para as mães que estão à espera dos seus filhos. 

Nem sempre apresenta riscos, mas qualquer sinal que seja não deve ser ignorado. Quanto antes a mulher buscar o seu médico, maiores serão as chances de proteger a sua saúde e do seu bebê. 

Por isso, não hesite em procurar por orientação, caso perceba algum sangramento. Dessa forma, a sua gravidez será mais tranquila e segura.

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender mais sobre o sangramento no período da gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...