Já tive um aborto espontâneo. Quando tentar engravidar de novo?

Já tive um aborto espontâneo. Quando tentar engravidar de novo?

Sofrer um aborto espontâneo é uma das experiências mais difíceis e dolorosas na vida de qualquer mulher. Apesar das marcas que esse incidente pode deixar, há quem não desista do sonho de se tornar mãe. Se esse for o seu caso, provavelmente você já pode ter se perguntando qual é o momento certo para tentar engravidar novamente.

Para responder a essa dúvida, preparamos este post que traz o tempo ideal recomendado pelos especialistas e o que fazer durante esse período de recuperação do seu corpo e da sua mente. 

Desejamos uma excelente leitura!

Quando tentar engravidar de novo?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aborto espontâneo é a morte embrionária ou fetal involuntária. Ela pode ser precoce (até a 12ª semana de gestação) ou tardio (entre a 12ª e a 20ª semana). Ainda de acordo com a OMS, geralmente ele costuma ocorrer no 1º trimestre e afeta, aproximadamente, de 10% a 15% dos casos de gravidez.

Para quem o sofreu, a tentativa de engravidar novamente vai variar de acordo com o período em que ele ocorreu.

No caso do aborto precoce, geralmente os médicos não pedem nenhuma investigação ou tratamento, já que ele costuma ser comum durante o 1º trimestre da gestação e não causa grandes alterações no útero. Portanto, nesse caso, o especialista pode recomendar uma pausa entre 2 a 3 meses antes de uma nova tentativa.

Já em relação ao aborto tardio, os especialistas costumam investigar o motivo que levou à perda fetal. Como ele ocorreu em um estágio mais avançado da gravidez, pode ter causado feridas no colo uterino, que precisam se cicatrizar para não haver riscos de infecção. Isso pede um maior tempo de recuperação do corpo antes de tentar engravidar novamente, que pode chegar até aos 6 meses.

Esse tempo maior de repouso também costuma ser pedido em casos de abortos de repetição, ou seja, aqueles que já aconteceram mais de duas vezes.

No entanto, vale destacar que o fato de você ter sofrido apenas um aborto espontâneo não aumenta os riscos de sofrê-lo novamente em uma segunda gestação. 

O que fazer durante esse período?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para minimizar os impactos físicos e psicológicos que um aborto traz.

Provavelmente, em casos de abortos tardios ou de repetição, o médico irá solicitar a você uma bateria de exames para identificar possíveis doenças e complicações pré-existentes, como a incompetência istmo cervical (IIC). Nesse caso, o colo do útero não tem força para aguentar o peso da gestação e pode acabar se rompendo, causando um aborto.

Lembre-se: respeitar o tempo recomendado pelo médico é essencial para o corpo se recuperar e estar pronto para uma nova gestação, que traz inúmeras mudanças ao organismo.

Agora, em todos os casos, é extremamente aconselhável procurar por ajuda psicológica, que pode ser essencial para equilibrar a mente e para superar o trauma de um aborto.

Afinal, a gestação é um momento marcado por muitas expectativas. Se você se sente angustiada e insegura por conta do incidente, saiba que esses tipos de sentimentos são comuns nessa fase, mas que, a longo prazo, podem causar grandes danos para a sua saúde física e mental. 

Por isso, é fundamental receber o apoio de entes queridos e, se for possível, realizar um acompanhamento psicológico, terapêutico ou outro de sua preferência. Focar no autocuidado pode ajudar você a compreender o ocorrido, a lidar com essa perda tão dolorosa e a se abrir para a possibilidade de tentar engravidar novamente. 

Considerações finais

Apesar das recomendações deste texto, vale frisar que não existe uma regra de quanto tempo a mulher pode tentar a gravidez novamente. Cada caso deve ser avaliado pelo médico responsável, que irá recomendar as respectivas medidas. 

O importante é se certificar de que você estará fisicamente e psicologicamente preparada para dar mais um passo em busca do seu sonho. Sentir-se bem, na medida do possível, e livre de culpa facilitará uma futura gravidez que seja saudável para você e para o bebê.

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre como engravidar após um aborto espontâneo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...