Etapas de desenvolvimento do bebê
Cada criança tem o seu próprio tempo de desenvolvimento. Por isso, não se desespere se o filho da sua amiga ou vizinha começar a falar ou a andar antes do seu.
Os primeiros passos do bebê são muito esperados pelas mamães e pelos papais, que se derretem só de olhar aquele pequeno serzinho se desbravando em novas aventuras e se desenvolvendo aos poucos.
Mas será que existe uma forma de os pais ajudarem o bebê a andar e a ganhar mais confiança e independência nesse processo? Isso é o que nós respondemos neste texto, que também mostra as etapas do desenvolvimento da locomoção da criança.
Desejamos uma excelente leitura!
Geralmente, o bebê pode arriscar os seus primeiros passinhos a partir dos 10 meses, mas existe um longo processo até esse momento tão esperado. A seguir, mostraremos como ocorre o desenvolvimento da locomoção do bebê.
Não adianta insistir: o bebê só consegue ficar deitado até por volta dos 4 meses, quando a musculatura da perna começa a se desenvolver. A partir dessa fase, ele pode tocar os próprios calcanhares e praticar movimentos rítmicos.
Esse é o pontapé inicial para ocorrer, também, o fortalecimento da cintura. Por conta disso, por volta dos 5 meses, a criança pode começar a sentar com o apoio dos pais.
A partir dos 6 meses, a musculatura das coxas começa a se fortalecer e o bebê começa a ter um maior controle da sua parte torácica e da sua bacia. Isso o torna capaz de se sentar sozinho (é aconselhável contar com o apoio de um travesseiro para facilitar o processo).
Já a partir dos 7 meses, o pequeno começa a desenvolver o equilíbrio e pode se manter de pé na posição ereta. Para incentivar o movimento, os pais podem ajudá-lo a flexionar os joelhos para conseguir levantar e sentar.
Tudo isso é uma preparação para o período que ocorre entre os 9 e os 12 meses, quando o bebê começa a engatinhar e a arriscar os seus primeiros passinhos – geralmente, no 10º mês. Mas não se assuste se não for o caso do seu filhote, porque alguns bebês podem começar a andar até o 18º mês.
Como algumas crianças podem começar a andar até os 18 meses de vida, esse ainda é um período de muita experimentação. Com o passar do tempo, o bebê se mostrará confiante para andar e para se manter de pé e em equilíbrio.
A ideia é que, até os 2 anos, a criança consiga correr, subir e descer escadas com facilidade e segurança.
Em um contexto geral, a criança já estará caminhando e correndo de forma independente nesta faixa etária. Também é possível que ela seja capaz de saltar ou pular de um pé para o outro, como se estivesse pulando amarelinha.
Nos primeiros meses de vida, os pais podem ajudar o pequeno a desenvolver as articulações e os músculos das pernas, coxas e cintura com algumas brincadeiras; entre elas, apoiar as mãos nos pezinhos do bebê, para estimulá-lo a empurrá-las, como se ele estivesse pedalando uma bicicleta.
Quando ele já estiver apto para sentar, você pode ajudá-lo a levantar nas primeiras tentativas. Com o passar do tempo, a tendência é que ele esteja mais “craque” em realizar esse movimento; a partir de então, apoie um travesseiro ou uma almofada para que ele se sinta confiante e seguro em realizar esse movimento sozinho.
Depois, é hora de treinar o equilíbrio e ensinar o bebê a flexionar e a dobrar os próprios joelhos. Quando ele estiver se sentindo firme para se manter ereto, é hora de arriscar alguns passinhos junto com ele. Para isso, segure as suas mãozinhas enquanto ele estiver de pé e caminhe com ele de forma lenta e suave.
Se a criança estiver de pé apoiada no sofá ou em um móvel, coloque um brinquedo na outra ponta e o chame para que ele possa chegar até lá. Essa é uma forma de instigá-lo a dar os primeiros passos.
E lembre-se sempre de elogiá-lo a cada tentativa. Se ele cair, não o reprima, nem brigue. Entenda que isso faz parte do processo de desenvolvimento e de amadurecimento da criança, e procure ampará-lo para que ele não sinta trauma em tentar novamente.
Por fim, vale lembrar que o uso do andador não é recomendado, porque o acessório pode atrapalhar o desenvolvimento motor do bebê.
O bebê pode levar um pouco de tempo até dar os seus primeiros passinhos. A dica é curtir o momento sem pressa, mas estimulá-lo a andar com brincadeiras e com muito incentivo e torcida.
Apesar de a criança poder começar a andar a partir do 10º mês, não se preocupe se o seu filhote andar antes ou depois desse tempo. Como você já viu, há casos de bebês que começam a andar até o 18º mês de vida.
Mesmo assim, em caso de dúvidas, converse com o médico pediatra. A consulta também é indicada se o pequeno não conseguir sentar, engatinhar e/ou demonstrar interesse por andar até essa faixa etária. Nesse caso, o profissional poderá avaliar a criança e pedir por exames.
Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre como ajudar o bebê a andar, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.