Como me preparar fisicamente para uma gestação mais confortável?

Como me preparar fisicamente para uma gestação mais confortável?

Para as mulheres que estão planejando engravidar, você sabia que a prática regular de atividade física pode te ajudar nesta nova etapa? Os exercícios durante a gravidez oferecem uma série de benefícios para a sua saúde.

Se estiver nos seus planos ter um bebê, continue lendo este post! Você encontrará mais informações sobre como se preparar fisicamente antes e durante a gestação e descobrirá todas as vantagens da atividade física.

Desejamos uma excelente leitura!

Quais são os benefícios dos exercícios físicos antes e durante a gravidez?

Existem várias vantagens de praticar exercícios antes e durante a gravidez, como: prevenção de doenças, redução do estresse, fortalecimento muscular, manutenção do peso, entre outros. Descubra todos eles!

Como me preparar antes da gravidez?

Agora que você já sabe sobre as vantagens que o exercício físico pode fazer pelo seu corpo, é hora de descobrir como se preparar para inclui-los em sua rotina antes da gravidez

Afinal, toda mulher acaba ganhando peso durante essa fase, que pode chegar até os 16 kg. Entre as consequências disso, estão as dores musculares, a retenção de líquidos ao longo do corpo e a fadiga excessiva. 

Dessa forma, a melhor saída para contornar essas adversidades e ganhar maior resistência, equilíbrio e independência física é praticar exercícios antes mesmo da gravidez

Se você for sedentária, mas tem o sonho de engravidar, não deixe de conversar com o seu médico para averiguar as suas condições de saúde, assim como qual é o exercício mais indicado para o seu caso. Mas fique tranquila, porque você não precisa fazer esportes diferentes para conseguir melhorar a sua resistência e aumentar a fertilidade. 

Segundo pesquisadores da Boston University School of Public Health, a prática moderada de exercícios (ou seja, nem tão leve, nem intensa demais) ajuda a manter o peso ideal, o funcionamento do metabolismo e, consequentemente, a facilidade em engravidar. 

É uma boa notícia, não é mesmo? Mas então, quando começar e o que fazer? O ideal é começar, pelo menos, 6 meses antes de tentar engravidar e optar por atividades que possam ser mantidas durante a gravidez. É o caso:

Como saber se estou no peso ideal?

É possível descobrir ao calcular o seu Índice de Massa Corpórea (IMC). As mulheres que estiverem com o IMC normal (entre 18,5 e 24,9) têm o costume de ovular mais regularmente, já que o seu sistema reprodutor estará, provavelmente, funcionando de forma saudável. 

Para calcular o seu, basta dividir o seu peso pela altura ao quadrado. Veja a tabela com os resultados: 

Como me exercitar durante a gravidez?

Uma vez que você receber o teste positivo, muitas mudanças irão acontecer na sua vida! Mas a prática de exercícios físicos pode continuar sendo a mesma; com algumas restrições, é claro. 

Primeiro de tudo, é fundamental manter contato com o médico obstetra, que será o responsável por acompanhar toda a sua gestação. Isso inclui, também, a recomendação (ou não) de exercícios durante a gravidez. Se a sua gestação não for de risco, provavelmente o especialista irá pedir para você manter as atividades, mas com uma intensidade menor. 

fique atenta nos primeiros três meses, por esse ser o período mais crítico, já que é quando pode ocorrer um aborto espontâneo. O aconselhamento dos médicos é evitar elevar a temperatura corporal e ficar, neste período, mais em repouso. 

Mas depois dessa fase, e com o aval do médico, a prática de exercícios será fundamental para ajudar a manter o peso e evitar riscos à sua saúde e à saúde do feto, como: a diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia, que podem afetar o seu desenvolvimento ou até mesmo levá-lo a óbito. 

Considerações finais

Felizmente, é possível se preparar, para uma gestação mais confortável e saudável, com exercícios antes e durante a gravidez. Esse processo será ainda melhor se puder acontecer pelo menos 6 meses antes da gestação.

Mas nada impede também de a mulher começar a praticar exercícios durante a gestação, desde que com a indicação e orientação do médico obstetra. Afinal, o importante é não ficar completamente parada e conseguir atravessar esse momento tão especial da forma mais tranquila e saudável possível. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre exercícios durante a gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...