Desenvolvimento cognitivo: como os 5 sentidos do bebê recém-nascido são desenvolvidos?

Desenvolvimento cognitivo: como os 5 sentidos do bebê recém-nascido são desenvolvidos?

Assim que o bebê recém-nascido chega ao mundo, ele já está exposto a uma série de mudanças. Antes disso, ele só tinha contato com o útero materno, e o nascimento lhe proporciona uma série de descobertas que vão guiá-lo ao longo de sua vida. 

Os primeiros meses e anos são fundamentais para o desenvolvimento do seu raciocínio e dos seus 5 sentidos. O desenvolvimento cognitivo é essa capacidade de processar, lembrar e compreender informações e sensações. 

Para que você entenda mais sobre o que é isso e como os sentidos do bebê evoluem ao longo do tempo, nós preparamos este post muito especial e repleto de informações importantes para você e para o seu grande amor.

Desejamos uma excelente leitura!

O que é desenvolvimento cognitivo?

É uma teoria da psicologia e da neurociência, que estuda o progresso da criança em termos de aprendizagem.

Com o passar do tempo, a cognição do bebê vai sendo desenvolvida, o que vai estimular a sua atenção, memória e poderá ajudá-lo futuramente a solucionar problemas, raciocinar e compreender o que está ao seu redor.

Essa é uma fase importantíssima da vida do bebê recém-nascido. Por isso, os pais precisam ficar bastante atentos quanto ao desenvolvimento do raciocínio da criança, e estimulá-la de forma lúdica, com jogos e brincadeiras. 

Como os 5 sentidos do bebê recém-nascido são desenvolvidos?

A primeira fase do desenvolvimento cognitivo vai até o 2º ano de vida e se chama sensório-motor. Nela, o bebê começa a aprimorar os seus 5 sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato. 

Para você saber como os 5 sentidos e o desenvolvimento cognitivo evoluem nesses primeiros anos, separamos as diferentes fases de vida do bebê. 

De 0 a 6 meses

Nos primeiros dias e semanas de vida, tudo ainda parece muito confuso dentro da cabecinha do bebê recém-nascido. Passado o choque inicial, as suas experiências de aprendizagem consistem na imitação e na causalidade, ou seja, na relação entre dois eventos, sendo o segundo consequência do primeiro.

A partir dos 3 meses, os movimentos involuntários começam a diminuir, e a partir do 4º mês, ele começa a explorar o mundo ao seu redor, tornando-se mais curioso. Isso pode deixá-lo mais agitado, mas não estranhe! Essa é a forma de o cérebro estabelecer conexões entre as suas células e os neurônios. 

Esse também é o período em que os 5 sentidos do bebê começam a ser apurados. A visão, por exemplo, torna-se mais estimulada a partir dos 2 meses, quando o bebê já é capaz de reconhecer pessoas, objetos e enxergar detalhes. 

Já o tato começa a ser trabalhado a partir dos 3 meses, quando ele consegue pegar brinquedos mais molinhos. 

Por outro lado, a audição e o olfato são bem mais aguçados, mesmo antes do parto. A audição começa a ser estimulada desde o 5º mês de gestação, e o olfato é apurado desde o nascimento. Vale ressaltar que o bebê procura pelo seio da mãe, porque consegue reconhecer o cheiro da sua pele. 

Com relação à amamentação, o paladar também é desenvolvido nesse período. Com a introdução da alimentação sólida a partir dos 6 meses, o bebê conseguirá distinguir os sabores, mas manterá ainda a preferência pelo doce. 

De 6 a 12 meses

Nesta fase, os 5 sentidos do bebê já estarão praticamente desenvolvidos. Com isso, ele começa a interagir com o ambiente externo com mais frequência. 

Ele começa a reagir ao próprio reflexo; erguer os braços para pedir colo; perceber a entonação da voz das pessoas ao redor; e a perceber e a reagir a determinadas palavras. 

Com o passar dos meses, a criança também começa a ter a memória estimulada, percebe as sensações e os movimentos do próprio corpo, reconhece o próprio nome, toma o gosto por brincar e trabalha bem o tato, agarrando e atirando objetos. 

De 1 a 2 anos

Ao final da primeira fase do desenvolvimento cognitivo da criança, ela estará mais sociável e interagindo com as pessoas próximas. 

Com as suas habilidades de interação desenvolvidas, esse é um bom momento para os pais ajudarem a realizar pequenas atividades, como: desenhar, escovar os dentes e se vestir.

Ao longo dos meses, a criança também será capaz de entender ordens e compreender, com mais precisão, o que está acontecendo ao seu redor. 

Também é nesta fase em que a criança costuma aprimorar a sua capacidade de atenção, conseguindo manter o seu interesse em um mesmo brinquedo ou jogo por até 15 minutos.

Considerações finais

Como você pode perceber, nos primeiros meses de vida do bebê recém-nascido começam a desenvolver os seus 5 sentidos.

Por isso, os pais devem continuar estimulando as brincadeiras, como os jogos da memória, e a aprendizagem para mantê-lo interessado, estimulado e cada vez mais capacitado.

Mas vale destacar um ponto muito importante: as informações dadas ao longo deste texto servem apenas como um guia para você compreender o que pode acontecer com o bebê ao longo do tempo. Elas não correspondem à realidade de todos os bebês, pois não existe uma regra. Em um primeiro momento, o fato de o seu filho estar avançado ou atrasado em alguma área não precisa ser motivo de preocupação.

Se você perceber alguma dificuldade ou diferença muito latente durante o desenvolvimento cognitivo do seu bebê, não deixe de conversar com o pediatra e receber as devidas orientações. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre o desenvolvimento cognitivo no bebê recém-nascido, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 3 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...