Descobrir uma gravidez pode ser um momento de muita alegria e expectativa, mas também de muitas dúvidas; não apenas para a mãe mas também para o futuro papai.
Agora, se é normal que as incertezas passem pelas cabeças de qualquer papai, imagine para os de primeira viagem? Afinal, como cuidar de um recém-nascido sem colocá-lo em risco?
Para esclarecer essas e outras dúvidas, existem diversos cursos de gestante disponíveis ao redor do país.
Deseja saber mais sobre cursos de gestante, como são as aulas e quais são as suas vantagens? Preparamos este post que pode te convencer a procurar por um!
Desejamos uma excelente leitura!
O que é um curso de gestante?
O que se faz em um curso de inglês? Aprende a falar o idioma. Em um curso de gestante, não é diferente: os futuros papais aprendem a cuidar do bebê que está por vir.
É perfeitamente normal que muitos pais, especialmente os de primeira viagem, tenham dúvidas sobre quais devem ser os primeiros cuidados com o recém-nascido. Portanto, a função do curso é, justamente, ensinar os pais a lidarem com essa novidade da melhor forma possível.
Além das aulas voltadas para os cuidados com o bebê, você também terá informações sobre o período da gravidez e o trabalho de parto.
Quem oferece o curso?
Os cursos geralmente são oferecidos em maternidades, hospitais, postos de saúde e convênios médicos. Há diversos opções de cursos pagos e gratuitos.
Em caso de dúvidas, converse com o seu médico obstetra, que poderá recomendar um curso de sua confiança. Procure saber também a indicação de amigas e familiares que já passaram por essa experiência.
Como são as aulas?
As aulas são em grupo, com aulas teóricas e práticas. Também costumam ser bastante dinâmicas, proporcionando a troca de experiência e de aprendizado entre os casais.
Na hora de colocar a mão na massa, as mamães e papais utilizam bonecos, que vão ajudar a proporcionar uma melhor imersão nesse novo universo.
A participação do pai é importante?
Engana-se quem pensa que o conteúdo do curso é voltado só para a mulher. Os homens têm uma participação fundamental nas aulas e nos exercícios, sendo a sua presença tão obrigatória quanto a da futura mamãe. Afinal, é um trabalho que precisa ser feito em conjunto.
Programação de um curso de gestante
Afinal, como fazer para o bebê arrotar? Qual é a melhor posição para segurá-lo? Essas e outras dúvidas são muito frequentes e a intenção do curso é respondê-las.
Vale lembrar que nem todo curso para gestante segue a mesma programação. Alguns incluem cuidados que devem ser tomados durante a gravidez e no parto, enquanto outros focam mais no pós-parto e nas responsabilidades com o recém-nascido. Há cursos que também conversam sobre a parte emocional e a relação do casal após a chegada do bebê.
Mas de forma geral, alguns assuntos mais específicos costumam ser abordados, tais como:
Há quem não enxergue a importância desse tipo de atividade, mas participar de um curso de gestante é fundamental em diversos aspectos.
O principal deles é preparar os papais para atuarem nesse momento tão importante e desafiador de suas vidas.
Não é fácil cuidar de um recém-nascido. Requer muita paciência, esforço e união por parte do casal. Por isso, a intenção do curso é mostrar, o quanto antes, como será essa experiência, para não haver sustos nem surpresas na hora H.
Frequentar as aulas também é importante por:
aumentar a rede de apoio do casal, mostrando que eles não estão sozinhos;
amenizar ou eliminar uma possível “síndrome de impostor” – isto é, quando a pessoa não se sente qualificada – que possa surgir, com medo de não conseguir cuidar de um filho;
dar suporte físico e emocional;
ajudar mamães e papais que não possuem família por perto…
… mas também orientar os que já estão com os avós, parentes e amigos a postos;
transmitir conhecimentos sobre o universo do recém-nascido, especialmente para casais que nunca tiveram contato íntimo com bebês e crianças.
Considerações finais
Fazer um curso de gestante pode ser uma experiência enriquecedora para os novos papais. Apesar de a gestação ser um momento de expectativa, é perfeitamente comum que seja um período marcado por dúvidas e até mesmo por angústias.
Por isso, contar com a ajuda de pessoas experientes e dispostas, assim como conhecer pessoas que estão na mesma situação, torna essa rede acolhedora e segura para o bem-estar da gestação, da mamãe e do papai.
Vale lembrar que não só o curso de gestante, mas a união entre o casal, bem como o apoio de familiares e amigos, que torna o momento ainda mais especial e tranquilo para a tão esperada chegada do bebê.
Se você achou que o nosso post ajudou você a entender sobre como curso de gestante, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.