Curso de gestante: por que vale a pena fazer?

Curso de gestante: por que vale a pena fazer?

Descobrir uma gravidez pode ser um momento de muita alegria e expectativa, mas também de muitas dúvidas; não apenas para a mãe mas também para o futuro papai. 

Agora, se é  normal que as incertezas passem pelas cabeças de qualquer papai, imagine para os de primeira viagem? Afinal, como cuidar de um recém-nascido sem colocá-lo em risco? 

Para esclarecer essas e outras dúvidas, existem diversos cursos de gestante disponíveis ao redor do país. 

Deseja saber mais sobre cursos de gestante, como são as aulas e quais são as suas vantagens? Preparamos este post que pode te convencer a procurar por um!

Desejamos uma excelente leitura! 

O que é um curso de gestante?

O que se faz em um curso de inglês? Aprende a falar o idioma. Em um curso de gestante, não é diferente: os futuros papais aprendem a cuidar do bebê que está por vir. 

É perfeitamente normal que muitos pais, especialmente os de primeira viagem, tenham dúvidas sobre quais devem ser os primeiros cuidados com o recém-nascido. Portanto, a função do curso é, justamente, ensinar os pais a lidarem com essa novidade da melhor forma possível. 

Além das aulas voltadas para os cuidados com o bebê, você também terá informações sobre o período da gravidez e o trabalho de parto. 

Os cursos geralmente são oferecidos em maternidades, hospitais, postos de saúde e convênios médicos. Há diversos opções de cursos pagos e gratuitos. 

Em caso de dúvidas, converse com o seu médico obstetra, que poderá recomendar um curso de sua confiança. Procure saber também a indicação de amigas e familiares que já passaram por essa experiência. 

As aulas são em grupo, com aulas teóricas e práticas. Também costumam ser bastante dinâmicas, proporcionando a troca de experiência e de aprendizado entre os casais. 

Na hora de colocar a mão na massa, as mamães e papais utilizam bonecos, que vão ajudar a proporcionar uma melhor imersão nesse novo universo. 

Engana-se quem pensa que o conteúdo do curso é voltado só para a mulher. Os homens têm uma participação fundamental nas aulas e nos exercícios, sendo a sua presença tão obrigatória quanto a da futura mamãe. Afinal, é um trabalho que precisa ser feito em conjunto. 

Programação de um curso de gestante

Afinal, como fazer para o bebê arrotar? Qual é a melhor posição para segurá-lo? Essas e outras dúvidas são muito frequentes e a intenção do curso é respondê-las. 

Vale lembrar que nem todo curso para gestante segue a mesma programação. Alguns incluem cuidados que devem ser tomados durante a gravidez e no parto, enquanto outros focam mais no pós-parto e nas responsabilidades com o recém-nascido. Há cursos que também conversam sobre a parte emocional e a relação do casal após a chegada do bebê. 

Mas de forma geral, alguns assuntos mais específicos costumam ser abordados, tais como:

Quais são as vantagens?

Há quem não enxergue a importância desse tipo de atividade, mas participar de um curso de gestante é fundamental em diversos aspectos. 

O principal deles é preparar os papais para atuarem nesse momento tão importante e desafiador de suas vidas

Não é fácil cuidar de um recém-nascido. Requer muita paciência, esforço e união por parte do casal. Por isso, a intenção do curso é mostrar, o quanto antes, como será essa experiência, para não haver sustos nem surpresas na hora H. 

Frequentar as aulas também é importante por:

Considerações finais

Fazer um curso de gestante pode ser uma experiência enriquecedora para os novos papais. Apesar de a gestação ser um momento de expectativa, é perfeitamente comum que seja um período marcado por dúvidas e até mesmo por angústias. 

Por isso, contar com a ajuda de pessoas experientes e dispostas, assim como conhecer pessoas que estão na mesma situação, torna essa rede acolhedora e segura para o bem-estar da gestação, da mamãe e do papai. 

Vale lembrar que não só o curso de gestante, mas a união entre o casal, bem como o apoio de familiares e amigos, que torna o momento ainda mais especial e tranquilo para a tão esperada chegada do bebê. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender sobre como curso de gestante, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...