Coordenação motora: como ela se desenvolve em cada fase do bebê recém-nascido?

Coordenação motora: como ela se desenvolve em cada fase do bebê recém-nascido?

Toda mãe fica ansiosa para que o bebê recém-nascido comece a andar. Afinal, essa é  a forma de ele interagir e de explorar esse mundo que, até então, é completamente desconhecido. 

O bebê que consegue desempenhar essa e outras várias ações, que são rotineiras para muitos de nós, como desenhar, sentar, levantar, está desenvolvendo a sua coordenação motora. 

Ao longo deste texto, nós explicamos o que é a coordenação motora, como ela se desenvolve em cada fase do bebê e como você, mamãe ou papai, pode estimulá-la. 

Desejamos uma excelente leitura!

O que é a coordenação motora?

É a habilidade de conciliar os movimentos do corpo com o funcionamento do cérebro, adquirindo o domínio corporal. Isso inclui a capacidade de andar, correr, sentar, pular, escrever, desenhar, pintar, recortar, encaixar, entre outras atividades.  

Como ela se desenvolve em cada fase do bebê recém-nascido?

De 0 a 6 meses

Neste primeiro momento, o bebê recém-nascido costuma agir com base nos reflexos. Mas logo nos seus dois primeiros meses, ele já consegue desempenhar algumas atividades motoras, como juntar as mãos e levantar o queixinho.

Aos 3 meses, o bebê consegue sustentar e virar a própria cabeça. O seu domínio sobre os movimentos começa a crescer: a sua coluna começa a se desenvolver e a ficar mais ereta. Isso o faz arriscar a virar para o lado e para baixo.

Mais próximo aos 4 meses, a criança também pode conseguir erguer o tronco, a cabeça, virar de barriga para baixo e esticar os braços (o que ela fará bastante daqui para frente, pedindo colo). 

Perto de completar 5 meses, o bebê recém-nascido pode começar a abrir as mãos e a girar a cintura. E, finalmente, aos 6 meses, é possível que ele passe a segurar objetos, tocar os pés e comece a sentar sem apoio. 

De 6 a 12 meses

Durante este período, os ossos e os músculos do bebê começam a se desenvolver de forma mais acelerada, aumentando a sua capacidade de chutar, esfregar, arranhar e se balançar. 

Nesta fase, ele também pode conseguir bater as mãos, puxar, engatinhar e ficar de pé, desde que tenha um apoio por perto. 

De 1 a 2 anos

Nesta etapa, a criança já será capaz de executar movimentos com maior controle. Por exemplo: ela terá mais facilidade em segurar um objeto e em passá-lo de uma mão para a outra.

Ela também aprimora diversas outras habilidades, como: rabiscar, empilhar blocos, ficar de pé sem apoio, correr, inclinar-se para frente e subir escadas (desde que segurando o corrimão). 

Além disso, é possível que com 1 ano e 8 meses, a criança consiga segurar objetos enquanto caminha, trabalhando a coordenação das mãos e das pernas ao mesmo tempo. 

De 2 a 3 anos

Nesta faixa etária, a criança já estará com a coordenação motora bem desenvolvida. Consequentemente, ela terá mais facilidade em manipular determinados objetos com as mãos, como: uma tesoura (para recortar), o lápis de cor (para colorir) e uma colher (para comer).  

Ela também trabalha bastante os movimentos dos pés e das pernas, sendo capaz de pular, equilibrar-se com um pé só e pedalar. 

Como estimular a coordenação motora do bebê recém-nascido?

Por meio de atividades que o incentivem a se alongar, agarrar, rastejar e a trocar o peso de lado. Essa troca de interação entre os pais e o bebê é fundamental não só para o desenvolvimento da coordenação motora, mas no desenvolvimento geral do pequeno.

Veja só o que você pode fazer, de maneira bem simples, para estimular o seu filhote a executar certas ações:

Fortaleça os músculos

Os músculos são responsáveis por ajudar a criança a sentar, andar, levantar a cabeça, entre outros movimentos. 

Uma forma de trabalhar com os músculos dos braços, dos ombros, das costas e do pescoço é virar o bebê de barriga para baixo em uma superfície dura, com um lençol ou tapete por baixo. Estimule-o a ficar nessa posição por alguns minutinhos enquanto você canta, conversa e brinca com ele. 

Outra maneira é colocar o bebê para sentar, o que vai estimular os músculos dos braços, das costas e dos ombros. 

Já para trabalhar os membros inferiores do seu bebê e melhorar a flexibilidade, deite o seu filhote de barriga para cima, segure e movimente os joelhinhos, como se ele estivesse pedalando. 

Ajude-o a se alongar

Essa é uma forma de o bebê trabalhar e aprimorar a sua flexibilidade. É possível ajudá-lo a se alongar da seguinte forma: coloque-o deitado de barriga para cima e balance um brinquedo um pouco mais acima dele. A intenção é que o bebê se estique para tentar alcançar o objeto. 

Coloque obstáculos

Para incentivar o seu bebê a treinar a noção de espaço e de deslocamento, você pode colocar alguns obstáculos enquanto ele estiver engatinhando. 

Por exemplo, sente-se no chão com o seu bebê. Coloque-o em frente a uma ponta do sofá. Vá para a outra ponta, segure um brinquedo e peça para o seu filhote ir até você (engatinhando ou andando). Dessa forma, ele vai se sentir desafiado e encorajado para se movimentar.

Considerações finais

De forma geral, o bebê recém-nascido consegue aprimorar a sua coordenação motora ao longo das faixas etárias apresentadas neste texto.

Porém, isso não é uma regra. Pode acontecer de o seu pequeno antecipar ou atrasar algumas dessas etapas, e isso é perfeitamente normal.

Caso você tenha alguma dúvida ou perceba alguma dificuldade, converse com o médico pediatra para averiguar o caso e, se for necessário, receber orientações. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre a coordenação motora do bebê recém-nascido, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 3 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...