É possível estimular a produção de leite materno? Descubra

É possível estimular a produção de leite materno? Descubra

Embora seja um contato íntimo e especial entre mãe e filho, amamentar nem sempre é uma tarefa fácil. É o caso de mulheres que têm uma baixa lactação e se perguntam como aumentar a produção de leite materno para alimentar e nutrir o seu bebê.  

Pensando nisso, vamos tirar as dúvidas relacionadas a esse caso, mostrando quais são os sinais de baixa produção de leite e como aumentar a produção deste líquido precioso e fundamental para a vida do seu grande amor. 

Desejamos uma excelente leitura! 

É possível estimular a produção de leite materno?

Sim, é possível. Quando a mulher está produzindo pouco leite materno, estimular a sua produção é fundamental para manter o bebê bem nutrido, alimentado e hidratado. 

A “fabricação” do leite materno ocorre após o parto, graças à ação de hormônios, como a prolactina e a ocitocina, que estimulam algumas células dos seios a produzirem o líquido. Depois, a produção vai depender do esvaziamento da mama. Quanto mais o bebê mama (e esvazia o “estoque”), mais leite é produzido. 

Quais são os sinais de baixa produção? 

Embora a fabricação de leite dependa do esvaziamento da mama, nem sempre isso é possível por motivos de saúde ou de hábitos. A baixa produção de leite materno pode ocorrer quando: 

Como aumentar a produção de leite materno? 

Amamentar em livre demanda, beber bastante água e descansar são alguns dos hábitos que podem ajudar a aumentar a produção de leite materno. Mas veja todos a seguir:

1) Amamentar em livre demanda

O bebê está chorando? O primeiro passo é verificar se ele está com fome. Ofereça o peito e, se ele ceder, é sinal de que estava precisando se alimentar. Não procure estabelecer horários para as mamadas; o ideal é o bebê solicitar quando ele quiser. Amamentar em livre demanda é a principal forma para ajudar a estimular a lactação. 

2) Observe se a “pega” está correta

Para ter melhores resultados na extração do leite materno, o bebê precisa realizar a “pega” correta, o que também ajuda no estímulo da produção de leite. Para verificar se o pequeno está mamando da forma correta, verifique se ele está abocanhando a aréola toda, com os lábios projetados para fora e com o queixinho encostado na mama, o que facilita a movimentação da língua.

3) Espere uma mama esvaziar para oferecer a outra

Durante a amamentação, o ideal é que ambos os seios sejam oferecidos à criança. Mas não interrompa o ritmo do aleitamento; espere uma mama esvaziar para oferecer a outra. Cortar a alimentação antes da hora pode passar uma mensagem errada ao organismo, de que aquela quantidade de leite produzida não é necessária.

4) Cuide da sua alimentação

Uma alimentação saudável pode ser uma grande aliada na ajuda para aumentar a produção de leite materno. Inclusive, os nutrientes dos alimentos consumidos podem ser absorvidos pelo bebê durante a amamentação. Por isso, priorize o consumo de legumes, verduras, frutas, cereais, carnes e derivados de leite, além de alimentos ricos em água, como melancia e tomate. 

5) Beba bastante água

Por perder muito líquido durante a amamentação, a mamãe deve estar constantemente hidratada, inclusive para ajudar na lactação. Por isso, procure beber bastante água durante o dia, pelo menos um litro a mais do que o normal para adultos, ou seja, 3 litros diários. Sucos e sopas também estão incluídos nesta “conta”. 

6) Descanse

Sabemos que, para a vida da mãe de um recém-nascido, descansar é um luxo. Porém, é necessário, especialmente porque o estresse e a ansiedade influenciam na amamentação e atrapalham a saída do leite. Por isso, é essencial contar com a ajuda do pai, de familiares e de pessoas de confiança, para você conseguir repor as energias. 

Você sabia? Existem alguns mitos acerca da baixa produção de leite

Por fim, é necessário desmistificar algumas concepções incorretas sobre a baixa produção de leite materno. Essas situações são normais e não estão diretamente relacionadas à falta de lactação. Portanto, fique atenta caso alguém já tenha mencionado isso a você:

Considerações finais

Independentemente de você estar percebendo uma baixa produção de leite, baixa nutrição do bebê, ou de ter colocado em prática nossas dicas sem sucesso, procure conversar com o pediatra e com um consultor de amamentação. 

Os profissionais vão ajudá-la a verificar se você não tem produzido leite suficientemente e, se for o caso, podem sugerir ajustes e orientações, como o uso de suplementos. O importante é garantir uma melhor e eficiente produção de leite para alimentar e nutrir o seu bebê nos seus primeiros anos de vida.  

Se você achou que o nosso post possa ter ajudado a entender um pouco mais sobre como aumentar a produção de leite materno, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...