Existe tempo certo entre primeira e segunda gravidez?
Muitas mulheres desejam ter um segundo filho, mas não sabem quanto tempo é necessário esperar para ficar grávida novamente. Afinal, será que existe um “tempo certo” entre uma gravidez e a outra?
Para responder a essa pergunta, preparamos este texto que aborda: o tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde; a partir de quando se torna perigoso tentar engravidar novamente; se o emocional interfere na segunda gestação; e como preparar o primogênito para receber o novo irmãozinho ou irmãzinha.
Desejamos uma excelente leitura!
Qual é o tempo certo entre a primeira e a segunda gravidez?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda realizar um intervalo de dois anos depois do primeiro parto para uma segunda gestação.
Esse tempo é importante, porque ajuda a evitar riscos que podem ser graves para a saúde da mãe e do bebê, caso a gravidez ocorra antes desse período, como: o rompimento da cicatriz uterina (em caso de cesárea), a restrição do crescimento do feto, o baixo peso no nascimento e até mesmo um parto prematuro.
Isso se explica porque o corpo da mulher muda completamente durante a gestação. Por exemplo: ela sofre uma maior retenção de líquidos e o volume de sangue circulando no seu corpo aumenta, exigindo um grande esforço cardiorrespiratório. Por isso, é fundamental deixar o ritmo cardíaco e as condições naturais do organismo voltarem ao normal antes de engravidar novamente.
O que fazer neste período?
Durante esse intervalo, a mulher consegue restabelecer os nutrientes do seu corpo (que são muito exigidos durante a gestação, o parto e a amamentação) e os órgãos começam, aos poucos, a voltar aos seus devidos lugares.
Neste tempo, também é aconselhável que a mulher realize exercícios de fortalecimento abdominal e de fisioterapia pélvica (que ajudam a estabilizar a musculatura da região do assoalho pélvico).
Posso esperar muito tempo para engravidar novamente?
Segundo um estudo norte-americano realizado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), não é recomendado esperar mais de 5 anos para engravidar novamente.
Um dos motivos que explicam essa recomendação é a idade da mãe, porque um intervalo de 5 anos é capaz de trazer diversas mudanças ao corpo da mulher. Engravidar aos 30 anos, por exemplo, traz menos complicações do que engravidar aos 35, quando a capacidade da fertilidade feminina tende a diminuir.
O emocional interfere na segunda gravidez?
Depende do contexto. Se a segunda gestação foi planejada e/ou se a primeira não sofreu nenhuma inconstância, é possível que não seja necessário um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Caso contrário, a ajuda de um profissional pode ser muito importante para ajudar a mulher a se preparar psicologicamente para essa nova chegada.
Também é fundamental que as mulheres que passaram por uma depressão pós-parto anteriormente conversem com o obstetra, para que seja avaliado um tratamento que corresponda às necessidades da mulher. Em caso de um tratamento ainda recorrente, é possível que o profissional elabore uma nova abordagem para acompanhar essa paciente.
Como preparar o primogênito?
Não podemos nos esquecer dele! Geralmente, as crianças com idade mais avançada conseguem entender e aceitar melhor a chegada de um irmãozinho, colocando-se à disposição para ajudar a mãe no que for necessário.
Por outro lado, os menorzinhos podem se sentir rejeitados, mesmo de forma inconsciente. Portanto, se a mãe perceber que a notícia não foi tão bem recebida, ou que o primogênito está mais isolado, é fundamental conversar e explicar a importância de dividir a atenção, os bens e de compartilhar o amor. Se a conversa não evoluir, é aconselhável procurar por ajuda psicológica.
Considerações finais
Ao planejar uma segunda gravidez, é imprescindível evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro, ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos para manter o peso. Afinal, os cuidados para essa nova gestação devem ser exatamente iguais aos cuidados com a anterior.
Normalmente, a mulher costuma ficar mais calma em uma segunda gravidez, devido a sua experiência anterior. Por isso, se esse for o seu caso, aproveite o tempo para curtir as delícias da gestação e compartilhá-las com o restante da família.
Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre qual é o tempo certo entre a primeira e a segunda gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.