Grávida de gêmeos: é possível identificar antes da ultra?

Grávida de gêmeos: é possível identificar antes da ultra?

A notícia da gravidez é sempre motivo de alegria e, não há como evitar, junto vem sempre uma série de palpites de todos os lados.

Um dos principais palpites é que se a barriga está muito grande, é porque a mulher está grávida de gêmeos, o que nem sempre é verdade.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça melhor sobre a gravidez de gêmeos e quando é possível identificá-la.

Boa leitura!

O tamanho da barriga pode indicar a gravidez de gêmeos?

A razão mais comum para uma barriga maior do que o esperado, é um erro de cálculo sobre a data da concepção, ou seja, pode ser que você esteja grávida há mais tempo do que imagina. 

Se você já está com a barriga mais avantajada e em constante crescimento, semana após semana, o primeiro ultrassom irá determinar se a data de concepção que você imaginava está correta e também se você está mesmo grávida de mais de um bebê. 

Outro motivo para a barriga estar grande, é se esta não for sua primeira gravidez. A barriga cresce mais rápido numa segunda gestação, porque os músculos e ligamentos já se esticaram uma vez. 

Um sinal aparente de uma possível gestação gemelar, é a presença de vômitos e enjoos muito intensos. Mas, também não é um indício confiável. 

Níveis altos do hormônio hCG, detectáveis no exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo, também podem ser um indicativo da probabilidade de gestação de mais de um bebê, mas não são métodos totalmente confiáveis. 

O histórico familiar de gêmeos, principalmente na família da mãe, e de gêmeos não-idênticos, pode favorecer a possibilidade de uma gestação gemelar, assim como tratamentos de fertilidade, como o uso de indutores de ovulação, inseminação artificial ou fertilização in vitro. 

As mudanças hormonais que acontecem conforme a mulher adquire mais anos de vida, favorecem a liberação de mais de um óvulo por mês, o que pode resultar em gêmeos não-idênticos.

Diagnóstico da gravidez gemelar

Há algum tempo, quando a ultrassonografia ainda não era um exame de rotina, a maioria das mulheres só descobria que teriam gêmeos na hora do parto. 

Atualmente, isso não precisa acontecer mais, a não ser que o casal não queira fazer os exames, o que não é recomendável pela medicina.

Geralmente, as pessoas costumam descobrir que terão mais de um bebê durante ultrassonografias realizadas no primeiro trimestre de gestação. 

Os ultrassons são uma prova praticamente garantida da presença de gêmeos, mas, se o número de bebês for maior que dois, a precisão do teste diminui. 

O melhor momento para distinguir a presença de mais de um bebê, é entre a sétima e a nona semana de gravidez, pela ultrassonografia. 

É até possível enxergar gêmeos ou mais bebês antes disso, por volta da sexta semana de gravidez, mas uma das crianças pode acabar passando despercebida nesse estágio tão inicial. 

Às vezes, o batimento cardíaco é identificado em um saco gestacional e não no outro, e só uma semana ou duas depois é que fica comprovado que são mesmo dois bebês. 

Caso sua gestação seja fruto de um tratamento de fertilidade, como a fertilização in vitro (FIV), por exemplo, você fará ultrassons bem mais cedo que as mulheres em geral, por volta da quarta ou quinta semana, por conta do tratamento.

Por vezes, pode acontecer que sejam identificados dois sacos gestacionais, mas apenas um bebê acabe se desenvolvendo. 

Diferenças entre gêmeos fraternos e gêmeos idênticos

Gêmeos fraternos (não-idênticos), conhecidos como bivitelinos, desenvolvem-se a partir de dois óvulos que foram liberados e fecundados por dois espermatozoides ao mesmo tempo. 

Os gêmeos idênticos ou univitelinos formam-se a partir de um único óvulo fecundado, que se divide em dois. 

Por ter origem no mesmo óvulo, eles compartilham a carga genética, embora nunca venham a ser genuinamente “idênticos”. 

Isso porque, apesar de terem o mesmo DNA, eles acabam desenvolvendo características distintas, que possibilitam aos pais diferenciá-los. Essa sutil diferenciação pode acontecer por influências do ambiente, tanto dentro como fora do útero. 

Outra razão, é que alguns genes se expressam de maneiras diferentes em cada uma das crianças. 

Quando vou saber se os gêmeos são idênticos ou fraternos?

Se você realmente estiver grávida de gêmeos, é recomendável saber o quanto antes se os bebês são gêmeos idênticos ou não. Não é só uma questão de curiosidade. 

O fato de os bebês compartilharem ou não a mesma placenta, afeta o potencial de complicações da gravidez gemelar, por isso, influencia no tipo de pré-natal que você deve ter. 

Em geral, as imagens de ultrassom são confiáveis para determinar se os bebês estão ou não ligados à mesma placenta. Em casos raros, porém, placentas de gêmeos não-idênticos podem se fundir e confundir o diagnóstico. 

O sexo dos bebês, quando é visível no ultrassom, também pode ser um indicativo, já que gêmeos idênticos tendem a ter o mesmo sexo. Por isso, sexos diferentes excluem a possibilidade de que os gêmeos sejam idênticos. 

Gêmeos que estão ligados à mesma placenta são chamados de monocrômicos. 

Em alguns casos, só dá para saber com certeza que os bebês são gêmeos idênticos depois que eles nascem, examinando sinais como: características da placenta, tipo sanguíneo, características do corpo ou até um exame de DNA. 

Cuidados com a gravidez gemelar

A gestação gemelar, normalmente, requer alguns cuidados mais específicos, afinal os gêmeos estão compartilhando o mesmo espaço e nutrientes do organismo da mãe.

Sendo assim, existem algumas orientações e adaptações ao estilo de vida que devem ser seguidas para garantir uma gravidez tranquila e saudável. Confira:

Alimentação

Antes de mais nada, vale lembrar que o profissional mais indicado para criar uma dieta personalizada e alinhada com as necessidades da gestante é o nutricionista. Algumas maternidades oferecem o serviço durante o pré e pós-natal.

As principais dicas para uma alimentação balanceada, durante esta fase, são:

Exercício físico

A atividade física desempenha um papel fundamental para a saúde como um todo. Durante a gravidez, o exercício físico pode ajudar de diversas formas, como aliviar o estresse e ter uma gestação saudável e tranquila.

Nesse sentido, existem alguns exercícios, como por exemplo, yoga, pilates e hidroginástica. Aliás, atualmente algumas maternidades que oferecem espaço exclusivos para gestantes, como spas para mulheres e bebê que oferecem esse tipo de serviço.

Cuidados adicionais

Existem alguns cuidados que podem ajudar possíveis complicações da gravidez gemelar. Medir a pressão arterial regularmente e tomar corretamente os remédios para pressão prescritos pelo médico. 

Além disso, para evitar o parto prematuro, o médico também pode prescrever o uso de remédios, como: corticóides ou antagonistas da ocitocina, por exemplo.

Considerações finais

Como vimos ao longo do post, através do ultrassom é mais certo identificar uma gravidez gemelar e distinguir se são gêmeos fraternos ou gêmeos idênticos.

A partir do primeiro trimestre, o ultrassom, além de identificar a gravidez gemelar, consegue identificar o sexo dos bebês.

O nascimento de gêmeos tem grandes chances de acontecer entre a 28ª e a 32ª, mas, como mencionamos no post, existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar um parto prematuro.

Por fim, vale ressaltar que se você está grávida de gêmeos, a recomendação é consultar um especialista para garantir que tudo corra com tranquilidade e segurança, para você e os seus bebês.

Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer melhor a sobre a gravidez de gêmeos, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem. Aproveite e assine também a nossa newsletter!

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...