O uso prolongado de anticoncepcionais interfere na fertilidade feminina?

O uso prolongado de anticoncepcionais interfere na fertilidade feminina?

Muitas mulheres que usam algum método anticoncepcional há muito tempo têm algumas dúvidas, entre elas se o medicamento pode afetar a fertilidade e, consequentemente, as chances de engravidar. 

Esse é o seu caso? Então, continue a leitura deste texto, descubra a resposta para essa pergunta e veja, também, quais são as possíveis causas da infertilidade feminina. 

Desejamos uma excelente leitura!

Como funciona o anticoncepcional?

Os contraceptivos hormonais impedem e inibem a ovulação, evitando a produção do óvulo maduro e a sua fecundação pelo espermatozoide.

Existem diferentes tipos de anticoncepcionais hormonais, como:

A escolha do método mais eficaz deve ser feita em conjunto entre a paciente e o médico ginecologista. Para isso, deve ser levado em consideração as condições de saúde da mulher e o seu planejamento de vida, incluindo a vontade de engravidar no futuro. 

O uso prolongado de anticoncepcional interfere na fertilidade da mulher?

Não, mas existem algumas diferenças quanto ao tempo de retorno do potencial fértil da mulher. 

Segundo um estudo publicado na revista Human Reproduction, as mulheres que fazem o uso prolongado (por mais de 4 anos) de anticoncepcional via oral (no caso, a pílula) têm maiores chances de engravidar imediatamente após a interrupção do uso desse contraceptivo hormonal em relação às mulheres que usaram esse método por pouco tempo.

Isso se explica porque a inibição da ovulação causada pela pílula ajuda a preservar a fertilidade

O mesmo acontece com as mulheres que interrompem o uso do anticoncepcional adesivo, DIU ou anel vaginal, após utilizá-lo por um longo tempo. Elas também conseguem ter um retorno rápido da fertilidade, mas podem levar até três ciclos para regularizar a menstruação.

Já a volta do ciclo e da fertilidade pode ser um pouco mais longa, de 6 a 9 meses, para as mulheres que utilizam o anticoncepcional injetável ou por implante.

O que causa infertilidade?

A infertilidade pode ser causada por diversos fatores, como:

O diagnóstico deve ser realizado apenas por um médico ginecologista, que irá solicitar exames para averiguar a causa da infertilidade.

Considerações finais

O uso prolongado do anticoncepcional não interfere na fertilidade feminina. Mas, a mulher que deseja engravidar precisa ficar atenta ao período necessário para o organismo se recuperar após receber hormônios sintéticos por anos e, assim, retomar a fertilidade

Por outro lado, a mulher que interromper o uso do método, tentar engravidar e não obter sucesso após 12 meses de tentativas pode apresentar infertilidade. Nesse caso, pode ser motivada por um outro fator. Vale lembrar que não só ela, mas o seu parceiro também pode ser infértil. 

Após um ano de tentativas frustradas, é necessário que o casal procure a orientação do ginecologista. Se a mulher tiver mais de 35 anos, é indicado esperar 6 meses para procurar um profissional, porque as chances de concepção, após essa idade, diminuem consideravelmente.

Se a infertilidade for diagnosticada em uma ou em ambas as partes, é necessário que o casal procure por um tratamento em uma clínica de reprodução humana, que aumenta as chances de fecundação. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre fertilidade feminina, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 3 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...