Para evitar: estresse e ansiedade podem dificultar a engravidar

Para evitar: estresse e ansiedade podem dificultar a engravidar

Hoje em dia, mais do que nunca, nos preocupamos não só com a saúde física, mas também com a mental. Talvez você não saiba, mas a ansiedade e o estresse, por exemplo, podem atrapalhar muitas realizações, inclusive o desejo de muitas mulheres de engravidar. 

As chances para um casal considerado saudável já não são muitas: cerca de 30%. Além disso, existem vários fatores físicos que podem atrapalhar a fertilidade, como: a endometriose, a lesão tubária ou uma deficiência do esperma do homem. 

Somado a esses fatores, a saúde mental ganha papel fundamental na realização desse sonho. Neste post falamos do impacto dos fatores psicológicos na concepção e damos dicas de como driblar esse impeditivo.

Desejamos uma excelente leitura!

Por que o estresse e a ansiedade podem dificultar a engravidar?

Porque a saúde mental pode afetar o bom funcionamento do organismo tanto feminino, quanto masculino, inclusive em relação aos órgãos, hormônios e células reprodutoras. 

Vale lembrar que o estresse e a ansiedade também podem ser frequentes quando o casal não consegue engravidar e se sente frustrado, o que acaba atrasando os planos de ter um filho.

Um estado excessivo de pressão e de angústia pode provocar:

Mesmo as mulheres que conseguem realizar esse sonho não estão imunes de sofrerem esses fatores psicológicos em excesso. O cortisol e a adrenalina aumentados pelo estresse e pela ansiedade crescem os riscos de pressão alta e de diabetes na gravidez, que podem causar sérios danos no desenvolvimento do feto e até mesmo no parto do bebê. 

O que fazer para cuidar da saúde mental e aumentar as chances de gravidez?

Felizmente, é possível controlar e aliviar os sintomas de estresse, ansiedade e demais fatores psicológicos. 

Veja as nossas dicas para diminuir os níveis de estresse e aumentar as chances de concepção. 

Busque ajuda profissional

O casal que sofre de estresse, ansiedade e de dificuldades para engravidar precisa fazer um acompanhamento psicológico, terapêutico ou outro de sua preferência, focando em seu autocuidado e preservação. 

É muito importante falar sobre os próprios sentimentos, pois isso ajuda amenizar a sensação de pressão e de frustração, que pode se fazer presente tanto na rotina, quanto na relação a dois e nos planos de gravidez.

Inclusive, o profissional pode ajudar o casal a compreender possíveis medos e inseguranças que são comuns devido à grande mudança de vida.

Conheça o seu corpo 

A ansiedade e o estresse podem paralisar muitas mulheres que sentem medo das mudanças que a gravidez traz ao corpo e ao organismo, como: o aumento de peso, o inchaço nas pernas e os enjoos constantes. 

Por isso, uma consulta com o ginecologista antes de tentar engravidar pode ser fundamental para a mulher tirar todas as suas dúvidas, entender as mudanças que o seu corpo sofrerá, e se preparar psicologicamente para atravessar essa fase de forma tranquila. 

Pratique exercícios físicos

A prática regular de uma atividade física, acompanhada e indicada por um médico, pode trazer várias vantagens para os casais que querem ter um filho. Ela é benéfica para a saúde física e mental de quem pratica.

Dentre os seus outros benefícios, podemos destacar dois: o primeiro é a liberação de substâncias, como a endorfina, que ajuda na manutenção do bem-estar e diminui os níveis de estresse e de ansiedade.

O segundo é a regulação das funções ovulatória e menstrual da mulher, o que é uma ótima notícia para quem está buscando por uma gravidez saudável e tranquila.

Invista em atividades de lazer e bem-estar

Sair de férias, planejar uma viagem e até mesmo meditar são alguns exemplos de atividades que: aprimoram o bem-estar do casal; fortalecem a relação; diminuem os níveis de ansiedade e de estresse da rotina e do planejamento de ter um bebê.

Converse com outros casais que já são pais

Tire dúvidas sobre a maternidade e paternidade com outras famílias. Ver outras experiências, especialmente de pessoas próximas, torna a jornada um pouco mais fácil e menos assustadora.

A sensação de medo e as dúvidas – como se você dará conta dessa responsabilidade e se você tem “jeito para a coisa” – é justamente o que faz o estresse tomar conta da tentativa de que isso se concretize.

Considerações finais

Como você já viu, existem muitas formas de evitar a ansiedade e o estresse durante as tentativas de gravidez.

De qualquer forma, vale frisar que, embora os fatores psicológicos tenham interferência nesse processo, sempre será necessário o diagnóstico do que pode estar causando um estado de infertilidade. 

Dizemos “estado” porque a fertilidade pode estar em condições não favoráveis, mas em boa parte dos casos, é reversível.

Portanto, não deixe de conversar com um ginecologista capaz de indicar os exames certos para avaliar a sua capacidade reprodutora e a do seu parceiro.

E se for preciso de uma ajuda extra, vale conversar com o seu médico e pedir uma indicação de um profissional que cuide das emoções, como psiquiatra e/ou psicólogo.

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender mais sobre saúde mental antes de engravidar, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...