Parto Cesariana ou parto normal ? Saiba a diferença.

Parto Cesariana ou parto normal ? Saiba a diferença.

Se você está grávida, com certeza já imaginou como pode ser o dia do parto. Escolher o hospital, fazer o acompanhamento com o médico e decidir o tipo de parto, de acordo com as recomendações e necessidades, são etapas importantes a serem seguidas. E hoje, vamos comentar a respeito dessas duas modalidades: Parto Casariana e Parto Normal..

Parto natural ou cesárea? A escolha do tipo de parto vai depender de diversos fatores.

Parto normal

O parto normal é o mais indicado pelos médicos, isso porque a possibilidade de surgirem infecções pós parto, advindas de cortes cirúrgicos por exemplo, são menores, tanto para a mãe como para o bebê. Além disso, o tempo de recuperação para a mulher é bem menor.

Mas apesar de todas as vantagens e benefícios do parto normal, muitas mulheres descartam essa opção por medo das dores ou necessidade.

Chegada

Quando a gestante chega ao hospital, são realizados alguns procedimentos imediatos, como por exemplo, aferição da temperatura, pressão arterial e frequência cardíaca. Além disso, é realizado o acompanhamento de diversos fatores, tais como, batimentos cardíacos do feto, avaliação das contrações, dilatação do colo do útero, entre outros.

Dilatação

A dilatação do colo do útero ocorre graças às contrações que começam desordenadas e vão se tornando mais regulares, intensas e prolongadas. Quando os intervalos entre as contrações diminuem, o momento do parto está próximo.

Parto

Com a dilatação completa (cerca de 10 centímetros de dilatação), o útero começa a fazer pressão sobre o bebê e com a ajuda da mãe, ocorre o nascimento. Se porventura houver alguma dificuldade na saída do bebê, poderá ser realizada uma episiotomia, que é um pequeno corte cirúrgico feito no períneo , que não deve ser realizado de rotina em todas as paciente, mas quando apresenta indicação previne graves complicações.

Tempo

O trabalho de parto pode durar em média de 12 a 14 horas, nas primeiras gestações, mas o tempo tende a diminuir nas gestações seguintes. Se as dores de parto forem muito fortes, pode ser aplicada uma  analgesia, quem tem por objetivo tirar a dor da paciente, sem tirar a capacidade dela se movimentar e continuar ativa em seu trabalho de parto.

Término

O trabalho de parto termina com a saída da placenta que, na maioria das vezes, ocorre cerca de 10 a 20 minutos após o nascimento do bebê, de maneira natural, sem precisar de qualquer esforço por parte da mãe.

O cenário ideal para que tudo corra de maneira tranquila durante o trabalho de parto, é que a mulher esteja informada sobre tudo o que pode acontecer, para que ajude a manter a calma na maior parte do processo de dar a luz. É preciso ressaltar que, para que o parto normal aconteça, o médico deve assegurar que está tudo bem com a saúde da mãe e do bebê, e que este tipo de parto é o mais indicado para o caso.

Vantagens do parto normal

A principal vantagem do parto normal é que ele acontece de forma fisiológica, espontânea,  da maneira que sempre ocorreu em toda a nossa história humana. Mas além disso, podemos destacar outras vantagens, como por exemplo:

Principais dúvidas sobre o parto normal

1. Existem formas de aliviar as dores e o desconforto?

Atualmente, existem várias técnicas de relaxamento e hospitais com ambientes aconchegantes e acolhedores pode ser uma forma. Além disso, é possível recorrer ao uso de  analgesia como a peridural.

Existem outras dicas para aliviar as dores e o desconforto na hora do parto, como por exemplo, controlar a respiração, ficar na banheira com água morna, ficar sob o chuveiro, andar, dançar e fazer exercícios na bola de pilates.

Também é importante lembrar que o parto será acompanhado por uma equipe de profissionais preparados para oferecer segurança, conforto e tranquilidade durante todo o processo.

2. O parto normal é seguro?

Em casos de gestações normais e de baixo risco, o parto normal é indicado, principalmente quando realizados numa maternidade com infraestrutura adequada. Aliás, aqui no blog temos um post detalhado para ajudar você a escolher a melhor maternidade para o nascimento do seu filho.

3. Quando não é indicado o parto normal?

Quando existem riscos para a mãe ou para o bebê, em casos de hipertensão arterial grave, diabetes gestacional, placenta prévia total, descolamento prematuro de placenta e algumas posições fetais anômalas, o parto normal não é indicado.

Parto cesariana

Após a chegada ao hospital, a paciente veste um avental hospitalar e é preparada para ser conduzida ao centro cirúrgico. Além disso, é proibido o uso de brinco, pulseira, anéis e piercings no centro cirúrgico.

É recomendado que a mulher fique em jejum por, no mínimo, cinco horas antes do parto. No entanto, o obstetra é a pessoa que dirá quais cuidados e precauções devem ser seguidos.

A cesariana é um parto cirúrgico que conta com o uso de anestesia, normalmente, a anestesia raquidiana, para a sua realização. Com a gestante anestesiada, o médico realiza um corte profundo, até chegar ao útero, com a finalidade de retirar o bebê. Após o processo de retirada, é feita a sutura do corte para dar início a recuperação.

Terminando o procedimento, a paciente é levada para uma sala de recuperação e o bebê vai para o berçário, onde recebe uma identificação, e colocado em numa incubadora ou berço aquecido. A  enfermeira será a responsável por realizar uma higiene inicial do recém-nascido para levá-lo até a mãe para ser amamentado.

A cesárea deve ser realizada num ambiente hospitalar, preferencialmente em locais reconhecidos e com muitas taxas de sucesso e por uma equipe profissional especializada. A equipe deve ser constituída por um obstetra, anestesista e um auxiliar.

A cesárea é um procedimento indicado para ser realizado somente quando existir algum risco para o bebê ou para a mãe. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa recomendada de cesarianas deve ficar em torno de 7 a 10%.

Vantagens da cesariana

As vantagens da cesárea são muitas, principalmente nas situações em que é essencial para salvar a vida do bebê ou da mãe. Mas além disso, é importante destacar outras vantagens do parto cesariana, como por exemplo:

Principais dúvidas sobre a cesariana

1. Quando é indicada?

A principal indicação para a realização da cesariana é quando existe sofrimento fetal ou riscos para a saúde do bebê ou da mãe.

2. Existem riscos na cesárea?

A cesárea é um procedimento cirúrgico e por esse motivo apresenta os riscos inerentes de uma cirurgia. No entanto, como já afirmamos aqui, atualmente existem hospitais muito bem preparados e com profissionais especializados e experientes que são capazes de minimizar,  significativamente esses riscos.

Considerações finais:

Com a evolução da medicina e da obstetrícia, é possível realizar partos de forma segura, confortável e rápida. Seja parto normal ou cesariana, o mais importante é que você se sinta tranquila na hora do nascimento do seu filho.

Uma dica essencial é conversar com o obstetra, conhecer a maternidade e, principalmente, tirar todas as dúvidas que você possa ter sobre a hora do parto. Afinal, este é um momento único na vida da mulher e tudo deve ser pensado e realizado com o máximo de cuidado e atenção possíveis.
Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer melhor os partos cesariana e normal, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.

parto parto humanizado cesariana episiotomia cesaria parto cesárea manobra de kristeller cintas pos parto cesareana cesariano puérperio planos de parto cesaria tipo de parto parto prematuro data provavel do parto parto parto cesario induzido parto normal completo mulher parindo parto pelvico

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...