Será que estou grávida? 7 principais sintomas da fecundação
Com certeza, você já viu a cena de algum filme ou novela em que a mulher vomita de repente e descobre estar grávida algum tempo depois. Mas na realidade, os sintomas de gravidez variam muito de mulher para mulher: eles podem ir muito além das náuseas, ou podem nem dar as caras nas primeiras semanas após a fecundação.
Por isso, é importante saber os sinais que podem indicar que um bebê está a caminho. Reunimos 7 principais sintomas da fecundação, de que forma ela ocorre e como é possível confirmar a tão esperada gravidez.
Desejamos uma excelente leitura!
Como ocorre a fecundação?
Ela ocorre quando o espermatozóide se introduz no óvulo. Esse encontro acontece nas Trompas de Falópio, após a expulsão de um óvulo maduro pelos ovários.
Mas a fecundação não é um processo tão simples assim. Durante uma relação sexual, o homem pode ejacular uma média de 20 milhões de espermatozoides, mas menos da metade deles conseguem encontrar o óvulo nas Trompas de Falópio e, apenas, o mais forte consegue romper a membrana que reveste o óvulo e, assim, fecundá-lo.
Após a fecundação, a junção do óvulo com o espermatozoide se transforma em um zigoto. Depois de 30 horas, ele passará por um processo de divisão celular, transformando-o em uma mórula. Passados mais 5 dias, será desenvolvido um blastocisto que deve se implantar na parede do útero, dando início ao desenvolvimento do feto. De forma geral, todo o ciclo da fecundação pode levar até 15 dias.
Conheça os 7 principais sintomas da fecundação
Se a fecundação for bem-sucedida, é possível que a mulher tenha sintomas específicos, como:
1) Ausência da menstruação
A menstruação é uma consequência de quando o corpo feminino se prepara para a fecundação, mas ela não ocorre. Nesse caso, as paredes internas do útero se descamam, já que elas não terão a finalidade de abrigar e de nutrir um embrião naquele ciclo.
Por outro lado, se o óvulo for fecundado, o corpo terá um aumento dos níveis de progesterona e de estrogênio, fazendo com que o endométrio desenvolva um revestimento que não será expulso, mas sim que irá acolher e sustentar o embrião.
2) Leve dor abdominal
O desenvolvimento de uma gravidez pode causar contrações e expansões no útero, causando desconforto na região.
3) Sangramento de nidação
Esse tipo de sangramento costuma ser confundido com a menstruação, mas na realidade ele é um dos indicativos de uma gestação.
Ele acontece por representar uma pequena descamação que o zigoto faz por conseguir se implantar no endométrio grosso, costuma ser um sangramento leve, tem duração de até 3 dias e apresenta uma coloração rosada ou amarronzada.
4) Seios doloridos e inchados
Como o organismo ainda não está acostumado aos novos níveis hormonais causados pela fecundação, é normal que a mulher sinta os seios mais inchados e as mamas mais sensíveis ao toque.
5) Sonolência e cansaço
O aumento dos níveis de progesterona, do hormônio Beta HCG (conhecido como o “hormônio da gravidez”) e a queda da pressão arterial, que costumam ocorrer no início da gestação, são capazes de deixar a mulher mais cansada e sonolenta.
6) Náuseas e enjoos
A elevação do Beta HCG também é responsável pelo surgimento das náuseas e dos enjoos, que costumam ocorrer de manhã e podem aparecer a partir da segunda semana de gravidez.
7) Dor de cabeça fraca e persistente
Esse sintoma pode aparecer logo nas primeiras semanas após a fecundação, por conta do aumento dos níveis de progesterona no organismo.
Como confirmar a gravidez?
Se você sentir um ou mais desse sintomas e suspeitar que um bebê está a caminho, é possível tirar a dúvida por meio de um teste de farmácia, que detecta na urina a presença (ou a ausência) do hormônio Beta HCG.
Existem diferentes formatos de testes de farmácia, e dois dos mais conhecidos são os testes em tirinha/fitinha e o digital, em um dispositivo com o formato de caneta. Em ambos, a mulher pode urinar em um dispositivo (como um copinho), mergulhar o teste e aguardar alguns minutos.
Se aparecer uma listra, o teste deu negativo. Por outro lado, se aparecerem duas listras (duas escuras ou uma escura e uma clara), o teste deu positivo. Veja o exemplo abaixo:
Para confirmar a gestação, é necessário fazer um exame de sangue Beta HCG e, se der positivo, procure orientação profissional com um médico para dar início ao acompanhamento pré-natal.
Considerações finais
Vale lembrar que o surgimento dos sintomas da fecundação não é uma regra. Na realidade, cada organismo reage de uma forma diferente. Algumas mulheres podem estar grávidas e não sentir nenhum deles, assim como outras mulheres podem não estar grávida e senti-los.
Entretanto, é importante ressaltar que o aparecimento deles podem significar uma concepção de sucesso.
Se você estiver tentando engravidar ou suspeita de que está grávida e tiver alguma dúvida, converse com um médico ginecologista, que irá recomendar os procedimentos necessários e adequados para o seu caso.
Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre os principais sintomas da fecundação, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.