Teste do pezinho: por que é muito importante fazer

Teste do pezinho: por que é muito importante fazer

O teste do pezinho é uma das medidas de saúde mais importantes que precisa ser tomada logo após o nascimento da criança.

E justamente por ser indispensável, o assunto deve ser abordado com mais frequência para que pais e mães compreendam o motivo da existência desse procedimento.

Pensando nisso, preparamos esse texto especialmente sobre esse assunto para esclarecer o tema, bem como conscientizar pais e familiares de um recém-nascido.

Desejamos uma boa leitura!

O que é o teste do pezinho?

O teste do pezinho é um dos primeiros exames realizados entre o terceiro e o quinto dia do nascimento de uma criança. O teste consiste na coleta de poucas gotinhas de san­gue retiradas do calcanhar do bebê, que são colocados em um papel filtro especial. 

O exame acontece nessa parte do corpo da criança porque nos calcanhares estão presentes inúmeros vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue e nao deixa o bebê sentir dor.

O teste do pezinho visa facilitar o diagnóstico de doenças genéticas, metabólicas e infecciosas, capazes de vir a afetar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança recém-nascida, pois muitas vezes elas se manifestam e não geram sintomas. 

Na fase anterior ao nascimento, o feto está protegido de boa parte dos malefícios de uma doença metabólica. Essa proteção vem da placenta, que fornece nutrientes para alimentar a criança e promove também a filtra­gem de metabólitos tóxicos.

Então, quando o teste do pezinho é feito, o procedimento vem para desmascarar qualquer tipo de doença logo nos primeiros dias de vida após o nascimento, já que a criança não pode mais se beneficiar da proteção que a placenta trazia para o bebê.

O teste do pezinho possibilita saber se há alguma patologia, para então aplicar o melhor tratamento. 

As detecções que ocorrem por meio deste exame ajudam a diminuir ou eliminar lesões que poderiam se tornar irreversíveis com o passar do tempo, como deficiências mentais ou físicas e até mesmo evitar a morte por alguma doença ainda não diagnosticada.

Realizar o teste, portanto, é extremamente necessário, ainda que no histórico familiar não exista qualquer relato de doenças. Mesmo para uma criança que tenha nascido saudável, alguns dos primeiros sintomas podem demorar muito tempo para se manifestar. 

Doenças que podem ser detectadas com o teste

Conheça abaixo as principais doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho. 

Fenilcetonúria

Consiste em um defeito metabólico que leva ao acúmulo do aminoácido Fenilalanina (FAL) no sangue. Além disso, pode surgir de herança genética.

Essa doença gera um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) da criança, caracterizando uma deficiência mental. A doença ainda causa um comportamento agitado, convulsões, odor característico na urina e padrão autista.

Hipotireoidismo congênito

Se caracteriza pela incapacidade da glândula tireóide da criança de produzir quantidades suficientes de hormônios tireoideanos, resultando em uma redução generalizada dos processos metabólicos. 

Com a falta do diagnóstico precoce e sem o devido tratamento, a criança pode ter o desenvolvimento mental bastante comprometido. 

Doença falciforme e outras hemoglobinopatias

A estrutura da Hemoglobina com defeito leva as hemácias do corpo da criança a assumirem uma forma diferenciada, aparentando a lua minguante, quando o normal seria o formato redondo. A mudança de forma acontece quando a criança está exposta a febre alta, infecções, baixa tensão de oxigênio, etc. 

A presença da doença pode ocasionar insuficiências no organismo, como a insuficiência renal, prejudicando a absorção de nutrientes pelo corpo. 

Deficiência de biotinidase

Doença responsável por impedir o organismo de absorver devidamente a vitamina biotina, presente em alimentos como gema de ovo e castanhas. A deficiência interfere diretamente no desenvolvimento intelectual da criança.

Se manifestando a partir da sétima semana de nascimento da criança, origina distúrbios na pele e neurológicos, como epilepsia.

Fibrose cística

É uma doença crônica responsável por atingir diretamente o sistema digestivo da criança. Além disso, atinge também o pâncreas e os pulmões ao causar secreções pulmonares e má absorção do intestino. 

A doença apresenta taxas de mortalidade alta, mas que podem diminuir ao serem diagnosticadas o quanto antes pelo teste do pezinho.

Anemia falciforme

A doença é causada quando há uma alteração na estrutura da molécula correspondente a hemoglobina. Então, a deficiência acaba comprometendo o transporte de oxigênio, trazendo prejuízos nos tecidos e órgãos do organismo da criança.

Outras informações sobre o teste do pezinho

O teste do pezinho é o exame mais básico a ser feito no recém-nascido, porém conta com outras versões que podem ajudar a diagnosticar outras doenças. 

Uma dessas versões é o teste de pezinho ampliado, que pode diagnosticar doenças, como rubéola congênita, doença de Chagas e deficiências vitamínicas. 

Outros exemplos de testes, são: os do olhinho, da linguinha, orelhinha e coraçãozinho que permitem novos diagnósticos sobre todo e qualquer tipo de doença ou deficiência, caso exista. 

Lembrando que o teste do pezinho é obrigatório para todas as crianças que nascem no Brasil. Por isso, não deixe de fazê-lo em seu bebê.

Mais sobre cuidados com o bebê

Os cuidados com o bebê são tantos que fica até difícil saber de cabeça quais seriam todos. 

E para ajudar a mãe, especialmente a de primeira viagem, preparamos um texto explicativo sobre as dúvidas que pode vir a ter quanto aos cuidados com a criança. 

Para dar continuidade ao assunto, indicamos a leitura do material “Meu primeiro filho: 10 perguntas que toda mãe de primeira viagem faz” para que você fique ainda mais por dentro do universo do recém-nascido. 

Esperamos que goste!

Considerações finais

O teste do pezinho é essencial para a saúde da criança, tanto para saber se existe alguma doença que possa ameaçar o organismo e o desenvolvimento do bebê, quanto para poder iniciar o tratamento o mais rápido possível. 

Por isso, é essencial não deixar de fazê-lo sob nenhuma hipótese. O exame é obrigatório em todo território nacional. 

Se você achou que o nosso post te ajudou a entender mais sobre a importância do teste do pezinho, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...