Meu primeiro filho: 10 perguntas que toda mãe de primeira viagem faz

Meu primeiro filho: 10 perguntas que toda mãe de primeira viagem faz

SOBRE CUIDADOS COM O BEBÊ

Quais são as vacinas que o bebê deve tomar nos primeiros dias de vida?

A vacinação infantil protege a criança de inúmeras doenças e faz parte dos cuidados básicos. Elas começam logo após o nascimento, ainda na maternidade, e se estendem até os 14 anos de idade.

Durante o primeiro ano de vida, o bebê vai tomar mais vacinas do que ao longo de toda a vida. As vacinas, quando aplicadas nas datas, certas são mais eficientes. As primeiras vacinas do bebê são realizadas ainda nos primeiros dias de vida, e elas são:

BCG

A vacina é de dose única, e previne contra formas graves de tuberculose, uma doença infecciosa que afeta os pulmões e pode atingir outras partes do corpo. É importante vacinar seu filho pois vivemos em região de elevada incidência de tuberculose.

Como cuidar do umbigo do bebê?

Os cuidados com o umbigo do bebê devem ser feitos pelo menos 3 vezes ao dia, sempre depois do banho e nas trocas de fralda, para que o umbigo do bebê cicatrize mais rapidamente e não infeccione. Não deve-se colocar faixa nem cobrir o umbigo. Se a higienização é feita corretamente, o umbigo pode cair entre 7 e 15 dias após o nascimento.

Alimentar o bebê exclusivamente com leite materno é suficiente nos primeiros meses de vida?

Sim. Até os seis primeiros meses, o bebê não precisa de mais nada, além do leite materno. O leite é o alimento ideal para matar a sede e saciar a fome do bebê. De acordo com um estudo da Universidade de Creta e publicado na revista Archives of Diseases in Childhood, os bebês alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade, adquirem proteção extra contra infecções.

Quando o bebê deve ir ao pediatra?

O bebê deve ir ao pediatra pela primeira vez até 5 dias após o nascimento, e a segunda consulta deve acontecer até 15 dias depois do nascimento do bebê, pois o pediatra deve avaliar e acompanhar o ganho de peso, a amamentação, o crescimento e desenvolvimento do bebê e o calendário de vacinação.

É normal o bebê perder peso nos primeiros dias?

É normal que um recém-nascido que esteja sendo amamentado, tenha uma perda de até 10% do seu peso corporal durante a primeira semana de vida. Depois disso, o seu bebê deve ganhar uma média de 22 gramas por dia.

Porque se formam crostas na cabeça do recém-nascido?

A crosta láctea é uma situação comum nos bebês e é caracterizada pelo aparecimento de pequenas escamas oleosas e amareladas, mais ou menos dispersas pela pele – especialmente no couro cabeludo, nas sobrancelhas e nas orelhas.

CUIDADOS COM A MÃE

É normal ter queda de cabelo depois de ter bebê?

Quase todas as mulheres sofrem alguma perda de cabelo no período do pós-parto. Isso acontece devido às alterações hormonais ocorridas durante a gestação. No entanto, o importante é manter a calma e ter a consciência de que antes do primeiro aniversário do bebê, o seu cabelo deve voltar ao ritmo de queda e de crescimento normais de antes.

É normal sentir sono durante a amamentação?

Sim. Sentir sono durante a amamentação é um sintoma bem comum e se deve à sobrecarga de ocitocina – hormônio secretado no período da amamentação – no sangue da mãe. Além disso, devemos acrescentar a esse sono, todo o cansaço causado pela nova rotina.

Quanto tempo após o parto, a mulher pode voltar a ter relação sexual ?

O tempo para voltar a ter relações sexuais depois do nascimento do bebê, dependerá de cada mulher. Em geral, é recomendado evitar as relações sexuais nos primeiros 40 dias após o procedimento. Isso porque durante esse período, o aparelho reprodutor da mulher está se readaptando. Além disso, o local da ferida operatória está em cicatrização. Converse sempre com o seu obstetra

Próteses de silicone nos seios atrapalham a amamentação?

A cirurgia mamária não altera a produção e nem a liberação de leite materno. A prótese de silicone é inserida atrás do tecido mamário ou parcialmente abaixo do músculo peitoral. Ou seja, o silicone é colocado em uma posição que não altera ou obstrui a glândula mamária e fica isolado dentro de uma cápsula sólida.

Se você achou que o nosso post ajudou você a tirar algumas dúvidas muito comuns, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...