Você sabe como o psicológico afeta a fertilidade feminina e a masculina?

Você sabe como o psicológico afeta a fertilidade feminina e a masculina?

Muitas pessoas associam os problemas de fertilidade a causas como a idade, o peso e a doenças como a endometriose. Embora esses fatores também atrapalhem a concepção, existe outra causa que impacta diretamente nas tentativas de gravidez: os transtornos psicológicos, como a depressão, a ansiedade e o estresse. 

E não é só a mulher que pode ter a sua fertilidade comprometida pelas questões emocionais. O homem também pode apresentar infertilidade devido a essas condições. 

Então, para você saber como melhorar a saúde reprodutiva do casal, continue a leitura!

Como o psicológico afeta a fertilidade feminina e masculina?

As variações psicológicas podem reduzir a qualidade dos embriões, provocar a falta de ovulação, a falta de libido e impactar diretamente em uma menor produção de espermatozoides e de óvulos. 

Da mesma forma que esses fatores podem atrapalhar a concepção natural, eles também afetam os resultados dos tratamentos de reprodução assistida, como: a fertilização in vitro e a inseminação artificial.

Isso é o que diz uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva com mulheres que estavam tentando uma fertilização in vitro pela primeira vez. O estudo indica que as taxas de gravidez e de nascimentos bem-sucedidos foram menores em mulheres diagnosticadas com depressão ou ansiedade. 

E não são só as mulheres que podem ter a sua fertilidade afetada por conta de fatores emocionais. De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, os homens diagnosticados com depressão severa apresentaram 60% de chances menores de conceber em comparação aos homens que não apresentam esse quadro clínico, já que a doença diminui a libido. 

Tenho ansiedade ou depressão. Os medicamentos interferem na fertilidade?

Depende. O uso de determinados remédios para depressão ou ansiedade pode interferir na fertilidade masculina. Nesse caso, os medicamentos antidepressivos pode impactar na qualidade do sêmen, retardar a ejaculação e diminuir a libido (assim como a própria depressão).  

Por outro lado, o uso de medicamentos para transtornos mentais não interfere na fertilidade feminina – pelo menos, não há nenhum estudo ou pesquisa que comprove essa máxima. Porém, os componentes de certos medicamentos podem atrapalhar a gravidez, prejudicando o processo de formação do feto e aumentando os riscos de um aborto espontâneo. 

No caso de dúvidas, converse com o seu médico ginecologista ou obstetra para saber quais medicamentos não são seguros durante a gestação, e com o médico psiquiatra para averiguar como seguir com o tratamento nesse período. Em hipótese alguma, interrompa o tratamento sem a devida orientação médica. 

O que pode ajudar o psicológico (e consequentemente a fertilidade)?

O apoio psicológico – ou seja, um trabalho realizado com um psicólogo – é fundamental para a mulher, o homem e/ou o casal que apresente algum distúrbio emocional e que tenha dificuldades para engravidar. 

O profissional dará a abertura necessária ao casal compartilhar as suas incertezas, dúvidas e frustrações não só relacionadas ao processo de concepção, mas também a outros aspectos de suas vidas, que podem estar impactando nas tentativas. 

Nesse processo, o psicólogo ajuda o casal a lidar com as frustrações do dia a dia e relacionadas à gravidez, ajudando-os a ressignificar os seus sentimentos e a reduzir os níveis de estresse, ansiedade e outros que possam estar dificultando a concepção. 

Esse apoio também é muito importante para o casal se ouvir; entender se realmente deseja engravidar, ou se eles estão apenas cedendo à pressão da família ou da sociedade; e estreitar os seus laços, que podem estar abalados diante da frustração e de demais sentimentos e situações negativas. 

Considerações finais

Quando o casal entende a importância de diagnosticar e tratar a depressão, a ansiedade e demais transtornos psicológicos, eles conseguem aumentar as chances de concepção, seja por meio de uma gestação natural ou após os tratamentos de reprodução assistida. 

Nessas horas, o apoio e o companheirismo fazem toda a diferença para que ambos se sintam mais preparados em lidar com os desafios e em comemorar o tão sonhado positivo. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre a interferência do psicológico na fertilidade feminina e masculina, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...