O que fazer para cuidar dos dentes do bebê?
Quem não se derrete todo (a) depois de ver os primeiros dentes do bebê? Assim como as primeiras falas e os primeiros passos, esse é um momento muito aguardado e […]
Durante os primeiros contatos entre mãe e filho, a amamentação vai receber um convidado ilustre: o colostro. Só que muitas mamães ainda não sabem o que é o colostro e qual é a sua importância.
Pensando nisso, preparamos este post especial reunindo as principais informações que você precisa saber sobre esse líquido precioso para a saúde do bebê. .
Desejamos uma excelente leitura!
O colostro é o primeiro leite que a mãe produz quando começa a amamentar. Geralmente, ele é produzido ainda durante a gestação e pode durar de 2 a 3 dias ou até a primeira semana pós-parto, quando ocorre a “subida” desse líquido e começa a se produzir e a “descer” o leite de transição, que é mais cremoso e branco do que o colostro.
Sua aparência costuma ser amarelada (mas também pode ser esbranquiçada). Já a sua consistência é mais grossa e o seu sabor é mais salgado do que o leite materno, porque essa substância contém sódio e potássio. Ele também tem uma grande quantidade de proteínas, nutrientes e vitaminas A, E e K.
Porque, graças à sua composição, esse líquido precioso reúne diversos benefícios para a saúde do bebê. Logo, é fundamental saber o que é o colostro e a sua importância. Separamos alguns benefícios a seguir!
Muitos chamam o colostro de a “primeira vacina” do bebê. Por não ter sido exposto a bactérias externas até o momento do parto, o sistema imunológico do recém-nascido ainda se encontra em desenvolvimento. O colostro se torna essencial para a sua saúde, porque ele possui componentes imunológicos que o protege contra doenças e fortalece o seu organismo.
A grande concentração de glóbulos brancos do colostro produz anticorpos que também ajudam a evitar infecções, especialmente nos primeiros dias, quando o bebê ainda se encontra muito vulnerável ao ambiente externo.
O colostro possui substâncias e células prebióticas, que estimulam o crescimento de “bactérias boas” no intestino do bebê. Esses componentes previnem distúrbios digestivos e ajudam o intestino a se desenvolver, já que o sistema imunológico do recém-nascido ainda está em desenvolvimento e pode estar mais suscetível a infecções.
Além disso, o colostro possui uma ação laxativa, o que ajuda na frequência e na eliminação das primeiras fezes do bebê.
A ação laxativa proporcionada pelo colostro não ajuda somente na frequência da evacuação. Quanto mais o bebê evacuar, menos bilirrubina ele vai acumular no organismo. Essa substância costuma ser eliminada na urina ou nas fezes e o seu excesso pode causar a icterícia, que deixa a pele e os olhos com uma coloração amarelada.
Durante a gestação, o bebê é envolto pelo líquido amniótico, que também costuma ser engolido e expelido pelo feto. A composição do colostro é semelhante ao líquido amniótico, o que facilita a transição do bebê de dentro do útero para o ambiente exterior.
Apesar do seu pouco tempo de produção, o colostro é um “ouro líquido” essencial para a saúde e para o desenvolvimento do seu bebê ao longo da vida. Portanto, não menospreze a sua importância, nem estranhe a sua aparência durante as primeiras amamentações.
Se você tiver mais alguma dúvida sobre o que é o colostro ou perceber alguma alteração no seu aspecto, consulte o seu pediatra.
Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o que é o colostro, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.