Com quantos meses o bebê começa a andar?

Com quantos meses o bebê começa a andar?

Toda mamãe fica emocionada quando vê o seu filhote arriscar a dar os seus primeiros passos. Por esse ser um momento muito especial, é comum que os pais dos recém-nascidos se perguntem: com quantos meses o bebê começa a andar?

Para responder a essa dúvida, nós preparamos este texto muito especial, que também mostra: como o bebê aprende a andar; o desenvolvimento da sua locomoção; e como os pais podem estimular a criança a dar os seus primeiros passos. 

Desejamos uma excelente leitura!

Como o bebê aprende a andar?

Esse é um processo que leva um pouco mais de tempo. As habilidades motoras, que são essenciais para o bebê começar a andar, só se desenvolvem conforme o sistema nervoso da criança for amadurecendo. 

Esse progresso começa a acontecer logo nos primeiros meses de vida, quando os neurônios recebem o revestimento de uma “capa” de tecido adiposo chamada de bainha de mielina

Depois desse processo, o cérebro se torna mais apto para ordenar o funcionamento do restante do corpo, incluindo o desenvolvimento dos músculos e do sistema esquelético. Sendo assim, o corpo ganha coordenação, estabilidade e firmeza ao longo do tempo, o que vai estimular o bebê a executar ações como sentar, engatinhar, correr e andar

Com quantos meses o bebê começa a andar?

De forma geral, o desenvolvimento da locomoção ocorre em diferentes faixas etárias:

De 0 a 6 meses

O bebê só consegue ficar deitado até os 4 meses, quando ele começa a usar a musculatura da perna. Com isso, é possível que ele toque os calcanhares e pratique alguns movimentos rítmicos. 

Aos 5 meses, a cintura do bebê recém-nascido começa a ficar mais desenvolvida, fazendo-o ser capaz de sentar, desde que com apoio e auxílio dos pais. 

De 6 a 12 meses

Nesta fase, costuma ocorrer um desenvolvimento acelerado da locomoção do bebê. Normalmente, aos 6 meses, a musculatura da coxa se desenvolve e a criança consegue ter controle da bacia e da parte torácica. Com isso, ele pode se sentar sozinho com o apoio de um travesseiro. 

Já a partir dos 7 meses, é normal que o bebê comece a desenvolver o equilíbrio para começar a engatinhar entre os 9 e 12 meses. Nesse período, a sua coluna e os seus membros superiores e inferiores estão mais amadurecidos. 

De 1 a 2 anos

Nesta fase, entre os 12 e 18 meses, é bem possível que o bebê comece a dar os seus primeiros passos e a andar sem precisar de apoio (mas não é regra). Isso se explica porque a sua musculatura fica mais sólida nesse período.

Normalmente, a partir dos 15 meses, o bebê já se sente confiante para andar e para se manter de pé com maior segurança.

Até os 2 anos, é possível que a criança já esteja realizando outros movimentos de locomoção, como: correr, chutar bola e subir e descer escadas. 

De 2 a 3 anos

Geralmente, nesta faixa etária, a criança já consegue correr, caminhar, pular e saltar de forma independente, porque o seu equilíbrio e a sua coordenação motora já estarão bem desenvolvidos.

Como estimular o bebê a andar?

Agora que você já tem uma ideia de com quantos meses o bebê começa a andar, é hora de saber como você, mamãe ou papai, pode ajudá-lo a dar esse passo (literalmente) tão importante de sua vida:

Considerações finais

Geralmente, o bebê começa a andar entre os 12 e os 18 meses. Porém, não existe uma idade certa, pois ele varia de criança para criança.

E esse costuma ser o intervalo de tempo padrão em que a criança começa a dar os seus primeiros passos e a andar sozinha. 

Mas se você notar que o seu bebê não desenvolveu a habilidade de locomoção após esse período, é importante conversar com o pediatra, que irá solucionar as suas dúvidas e averiguar o caso do seu filhote. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre com quantos meses o bebê começa a andar, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 3 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...