Você sabe o que é o colostro? Fique atenta à sua importância!

Você sabe o que é o colostro? Fique atenta à sua importância!

Durante os primeiros contatos entre mãe e filho, a amamentação vai receber um convidado ilustre: o colostro. Só que muitas mamães ainda não sabem o que é o colostro e qual é a sua importância.

Pensando nisso, preparamos este post especial reunindo as principais informações que você precisa saber sobre esse líquido precioso para a saúde do bebê. . 

Desejamos uma excelente leitura!

O que é o colostro?

O colostro é o primeiro leite que a mãe produz quando começa a amamentar. Geralmente, ele é produzido ainda durante a gestação e pode durar de 2 a 3 dias ou até a primeira semana pós-parto, quando ocorre a “subida” desse líquido e começa a se produzir e a “descer” o leite de transição, que é mais cremoso e branco do que o colostro.

Sua aparência costuma ser amarelada (mas também pode ser esbranquiçada). Já a sua consistência é mais grossa e o seu sabor é mais salgado do que o leite materno, porque essa substância contém sódio e potássio. Ele também tem uma grande quantidade de proteínas, nutrientes e vitaminas A, E e K.

Por que o colostro é tão importante?  

Porque, graças à sua composição, esse líquido precioso reúne diversos benefícios para a saúde do bebê. Logo, é fundamental saber o que é o colostro e a sua importância. Separamos alguns benefícios a seguir!

Fortalece o sistema imunológico 

Muitos chamam o colostro de a “primeira vacina” do bebê. Por não ter sido exposto a bactérias externas até o momento do parto, o sistema imunológico do recém-nascido ainda se encontra em desenvolvimento. O colostro se torna essencial para a sua saúde, porque ele possui componentes imunológicos que o protege contra doenças e fortalece o seu organismo. 

Protege contra infecções

A grande concentração de glóbulos brancos do colostro produz anticorpos que também ajudam a evitar infecções, especialmente nos primeiros dias, quando o bebê ainda se encontra muito vulnerável ao ambiente externo. 

Preserva o trato gastrointestinal 

O colostro possui substâncias e células prebióticas, que estimulam o crescimento de “bactérias boas” no intestino do bebê. Esses componentes previnem distúrbios digestivos e ajudam o intestino a se desenvolver, já que o sistema imunológico do recém-nascido ainda está em desenvolvimento e pode estar mais suscetível a infecções. 

Além disso, o colostro possui uma ação laxativa, o que ajuda na frequência e na eliminação das primeiras fezes do bebê. 

Evita a icterícia

A ação laxativa proporcionada pelo colostro não ajuda somente na frequência da evacuação. Quanto mais o bebê evacuar, menos bilirrubina ele vai acumular no organismo. Essa substância costuma ser eliminada na urina ou nas fezes e o seu excesso pode causar a icterícia, que deixa a pele e os olhos com uma coloração amarelada. 

Ajuda no desenvolvimento

Durante a gestação, o bebê é envolto pelo líquido amniótico, que também costuma ser engolido e expelido pelo feto. A composição do colostro é semelhante ao líquido amniótico, o que facilita a transição do bebê de dentro do útero para o ambiente exterior. 

Considerações finais

Apesar do seu pouco tempo de produção, o colostro é um “ouro líquido” essencial para a saúde e para o desenvolvimento do seu bebê ao longo da vida. Portanto, não menospreze a sua importância, nem estranhe a sua aparência durante as primeiras amamentações. 

Se você tiver mais alguma dúvida sobre o que é o colostro ou perceber alguma alteração no seu aspecto, consulte o seu pediatra. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o que é o colostro, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...