5 dicas para fazer o bebê dormir a noite toda
Quando o bebê não consegue dormir a noite toda, isso pode ser perturbador não só para ele, mas também para os papais. Confira essas 5 dicas para seu bebê dormir uma noite tranquila.
Suor excessivo, sensação de desconforto, sentir muita sede… Esses são sintomas clássicos do calor, que se tornam ainda mais incômodos para uma grávida.
Imagine viver em um verão durante 9 meses? Para muitas futuras mamães, as altas temperaturas são constantes durante todo o período da gravidez. Por isso, é fundamental que a mulher saiba como amenizar esse desconforto durante essa fase.
Pensando no seu bem-estar, reunimos 10 dicas essenciais para amenizar o calor na gravidez, que vão deixar você e o seu bebê muito mais fresquinhos e confortáveis.
Desejamos uma excelente leitura!
O verão e as altas temperaturas não são os únicos responsáveis pelas ondas de calor que as gestantes costumam sentir. Claro, eles contribuem – e muito – para a transpiração excessiva das futuras mamães. Mas uma das causas também é hormonal.
Nesta fase, o metabolismo da mulher se encontra mais acelerado, devido às diversas mudanças hormonais que o seu organismo sofre. Entre essas alterações, destaca-se o aumento da produção de estrogênio. Esse hormônio beneficia a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o volume de sangue no corpo.
Quanto mais sangue circula, mais calor a gente sente. Não seria diferente durante a gestação: com as alterações hormonais, pode ocorrer da temperatura corporal da mulher aumentar cerca de meio grau acima do normal. O resultado: naturalmente, a gestante vai transpirar mais do que de costume, podendo sentir ainda mais desconforto durante o verão.
Apesar de ser uma condição natural, a mulher grávida precisa prestar atenção no funcionamento do seu corpo. O calor excessivo pode provocar:
Qualquer caso de mal estar precisa ser levado imediatamente ao médico obstetra ou a um atendimento emergencial.
Por ser uma condição natural do corpo, não é possível evitar totalmente o calor na gravidez. Mas é possível tomar algumas atitudes para amenizar esse desconforto, de forma que prevaleça o bem-estar da futura mamãe e do bebê:
Não custa lembrar: beber muita água é fundamental para manter o organismo funcionando adequadamente e para repor todo o líquido perdido na transpiração.
Por isso, mesmo quando não sentir sede, beba um copo d’água para se manter hidratada. Caso precise sair de casa, leve uma garrafinha na bolsa.
Roupas justas e desconfortáveis vão agravar a sensação de calor. Por isso, não abra mão de usar roupas leves e mais largas do que o de costume. Regatas, saias e vestidos mais “soltinhos” são peças que ajudam a proporcionar maior conforto.
Outra dica é optar por tecidos naturais, como o algodão e o linho. Tecidos sintéticos, como o poliéster e o elastano, dificultam e prejudicam a transpiração.
Por fim, quando for escolher a roupa que irá usar no dia, prefira as peças mais claras. Roupas escuras absorvem mais o calor, consequentemente, deixando-a mais quente.
Consumir alimentos frescos e leves não ajuda somente a amenizar o calor na gravidez, mas também proporciona um estilo de vida mais equilibrado.
Alguns alimentos são essenciais para uma gestação saudável tanto para a mãe, quanto para o bebê, que vai se beneficiar dos seus nutrientes. Veja exemplos ricos em minerais, nutrientes e vitaminas:
As temperaturas mais altas costumam ser entre às 10h até às 16h. Por isso, opte se expor ao sol antes das 10h ou depois das 16h.
Se for necessário sair à rua nessa faixa de horário, opte por utilizar chapéus e bonés, que vão proteger o seu rosto do calor excessivo. Outra dica valiosa é usar protetor solar.
Caso esteja apta para realizar exercícios físicos como as caminhadas, prefira realizá-las antes ou depois desse período.
No verão, é possível que os raios solares façam visitas indesejáveis à sua casa.
Assim, para manter a casa sempre fresca, procure abrir as janelas de manhã e ao entardecer. Só preste atenção no horário de pico de calor, entre às 10h e às 16h: nesse caso, feche as cortinas para evitar a entrada do ar quente.
Felizmente, um mergulhinho na piscina está liberado para as gestantes se refrescarem. Só é necessário tomar alguns cuidados na hora de entrar em contato com a água:
Está passando calor na rua? Uma dica muito eficaz é carregar um spray ou borrifador de água na sua bolsa, para refrescar a pele, especialmente a do rosto e a do pescoço.
Em casa, outra opção interessante é se refrescar com uma toalha umedecida.
Para refrescar a pele e o corpo, nada como um bom banho frio, ou até mesmo morno, para amenizar a sensação de calor na gravidez.
Só preste atenção para evitar as mudanças muito bruscas de temperatura, porque podem causar hipotermia. Evite entrar no chuveiro logo após uma forte onda de calor.
O ar-condicionado é uma dádiva nos dias muito quentes. Mas o seu uso durante a gravidez requer moderação, porque é possível que a exposição prolongada ao ar-condicionado traga algumas complicações de saúde, como resfriados, dores de garganta e congestionamento nasal.
Se precisar passar muitas horas em um lugar com ar, como no trabalho, por exemplo, procure levar um casaco ou tentar mudar de lugar temporariamente. Para maiores orientações, consulte o seu médico obstetra.
Uma gravidez tranquila requer bastante repouso e descanso, especialmente em lugares arejados e bem ventilados. Procure tirar sonecas para repor as energias.
Não tem jeito: sentir calor é uma condição natural da gravidez. Não é possível evitar essa sensação, mas, felizmente, pode-se tomar algumas atitudes para amenizar esse desconforto.
Adotar medidas para aliviar o calor na gravidez proporciona maior bem-estar para a futura mamãe, que estará mais disposta para atravessar esse período de forma tranquila e saudável.
Lembrando que, em caso de qualquer desconforto que afete diretamente a sua saúde, não deixe de procurar o seu médico obstetra, que indicará o recurso mais adequado para contornar a complicação.
Se você achou que o nosso post ajudou você a entender sobre como amenizar calor na gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.