Menstruação pós-parto: como fica?
Depois de ter um filho, talvez a última coisa que você consiga pensar é sobre a menstruação pós-parto. Mas, se isso já está passando pela sua cabeça ou esse texto […]
A gravidez é uma etapa na vida das mulheres onde ocorrem diversas alterações no seu corpo. E cada gestação é única, por isso, é normal que surjam várias dúvidas sobre todo o processo.
As principais dúvidas têm a ver com o pós-parto, pois representa um momento delicado que exige repouso e alguns cuidados adicionais.
Pensando nisso, preparamos este artigo para responder a algumas das principais dúvidas sobre o pós-parto.
Boa leitura!
Sim. Aliás, vale destacar que as chances de ter um parto normal após uma cesariana é de cerca de 50%. No entanto, diante da possibilidade de ocorrer mais partos por cesáreas (terceiro em diante), as chances de ter um parto normal diminuem significativamente.
Sim, o aumento da retenção de líquidos e da ingestão de medicações antidiuréticos, usadas para a contração do útero, podem provocar o inchaço dos pés, mas tende a diminuir após a primeira semana do pós-parto.
A apojadura, ou a “subida do leite”, acontece entre o terceiro e o quinto dia depois do parto. O líquido que sai durante os primeiros dias chama-se colostro, rico em anticorpos e fundamental para o bebê recém-nascido.
As reações metabólicas podem causar febre baixa nas primeiras horas do pós-parto, mas a tendência é que ela desapareça rapidamente. Apesar disso, se passar dos 38°C, é preciso investigar possíveis infecções.
Para evitar que o leite empedre, basta amamentar corretamente. Isto é, dar o peito sempre que o bebê tiver fome e fazer o rodízio de mamas, esvaziando cada uma delas até ficarem consideravelmente menos cheias.
Se a dor for na região do bico do peito, isso pode ser causado porque o bebê não está pegando direito, nesses casos, é fundamental consultar o obstetra ou o pediatra.
A produção de leite depende de uma boa hidratação, por esse motivo existe a necessidade de beber bastante líquido.
Durante a gravidez, o ideal é não fazer dietas e regimes, já que podem afetar a produção de leite. A principal orientação nesta etapa é ter uma alimentação balanceada e beber muito líquido.
Se você está com dificuldade para voltar ao seu peso normal, o ideal é procurar um endocrinologista para ajudá-la a perder o peso em excesso. Além disso, passados 40 dias do parto, é possível realizar atividades físicas com acompanhamento profissional.
Em geral, exercícios abdominais bem orientados são suficientes para que a barriga volte à condição anterior a gravidez.
As cirurgias estéticas são recomendadas apenas após o término da amamentação.
Em caso de parto normal, sem a incisão na vagina, o casal pode voltar a ter relações assim que a mulher se sentir confortável.
Já na cesariana, a cicatriz uterina e as dores na região abdominal inviabilizam a relação por um, dois ou até três meses, dependendo da mulher e de sua recuperação.
O corpo retoma suas formas entre 40 e 60 dias após o parto. Já os seios, só voltam ao normal depois do fim da amamentação.
Se o parto do seu bebê foi normal, pode voltar a se exercitar em dois meses. Mas, se fez cesariana, espere um pouco mais, pelo menos seis meses. Até lá, você pode fazer atividades físicas leves e supervisionadas, sempre sob a orientação médica.
Em alguns casos, pode acontecer uma mudança permanente que vai fazer seus pés aumentarem de tamanho.
Isso ocorre devido à produção de hormônios que relaxam os ligamentos de todas as articulações, fazendo com que os pés fiquem um pouco maiores no comprimento.
Como vimos ao longo deste artigo, o período pós-parto é um momento que gera muitas dúvidas entre as mulheres.
Cada parto é único e tem as suas particularidades, e a melhor pessoa para orientá-la é um Obstetra ou um Ginecologista, que vai poder avaliar o seu caso.
São tantas as alterações que ocorrem no organismo da gestante, que se torna absolutamente indispensável o acompanhamento médico em todo o período gestacional. Aliás, aqui no blog, temos um artigo falando sobre a importância do acompanhamento médico durante a gravidez.
Se você seguir as orientações do seu médico, repousar, se alimentar bem… poderá aproveitar este momento com o conforto e a tranquilidade que você e o seu bebê merecem.
Se você achou que o nosso post ajudou a responder às principais dúvidas sobre o pós-parto, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.