Estou pronta para engravidar? 5 dicas para descobrir
Você deseja engravidar, mas não sabe se está pronta para embarcar nesse grande momento da sua vida? Então fique tranquila, porque essa sensação é mais comum do que você imagina. […]
Muitos casais que tentam engravidar, podem recorrer a alternativas para transformar esse sonho em realidade. Uma forma de conseguir a tão sonhada concepção é por meio de um método de reprodução assistida. Atualmente, graças aos avanços da medicina, ela é, na maioria dos casos, uma técnica eficiente.
No entanto, essa não é a única opção, pois muitas condições de infertilidade podem ser revertidas antes dela.
Preparamos este texto especial para você que quer conhecer melhor novas possibilidades.
Desejamos uma excelente leitura!
São técnicas que envolvem a manipulação, em laboratório, do esperma e dos embriões ou dos óvulos, a fim de gerar uma gravidez. Elas podem ser consideradas caso o casal encontre dificuldades para engravidar naturalmente.
Diversas técnicas para facilitar a fecundação foram desenvolvidas ao longo do tempo, entre elas: a inseminação artificial e a fertilização in vitro.
A escolha do tratamento a ser realizado é exclusiva do casal. No entanto, é fundamental ter um profissional especialista para avaliação clínica e laboratorial prévia e acompanhamento deste processo, que envolve tanto o desejo de ser mãe, quanto a saúde da mulher.
Essa técnica, também chamada de inseminação intrauterina, consiste na coleta dos espermatozoides e na inserção deles, por meio de um cateter apropriado, na cavidade uterina. Para isso, o laboratório realiza uma etapa chamada capacitação, em que um profissional escolhe os melhores espermatozoides para aumentar as chances de sucesso da concepção.
Geralmente, essa técnica é recomendada para casais jovens e que estão com uma boa saúde, de acordo com os exames. Entre os fatores que podem dificultar a fecundação, estão:
Nessa técnica, a mulher começa a tomar medicamentos que incitem a ovulação. Depois disso, os óvulos e os espermatozoides são colhidos e levados ao laboratório para análise e seleção. No local, eles são manipulados, unidos e geram um embrião, que é cultivado por aproximadamente 5 dias e, depois, implantando no útero. Se ele for preso à parede interna do órgão, ocorre a gravidez.
A fertilização costuma ser indicada em casos específicos, por exemplo, quando:
Os casais homoafetivos também podem recorrer a uma dessas técnicas para realizar o sonho de ter um filho.
Para os casais de mulheres, é possível realizar:
Já para os casais homoafetivos de homens, pode ser realizada:
Além disso, vale notar que a doadora de óvulos não pode ser conhecida do casal (doação anônima) e que não há relação comercial ou financeira entre as partes.
O homem, mulher ou casal pode recorrer a qualquer método de reprodução assistida após realizar um acompanhamento completo de sua saúde com os devidos médicos especialistas.
Esse atendimento é fundamental, porque, a partir dos resultados dos exames, a mulher poderá descobrir se existem doenças, complicações genéticas ou problemas de saúde que podem interferir no desenvolvimento de uma gestação saudável ou torná-la algo realmente impossível.
Além disso, a consulta prévia também é muito importante para que o homem, mulher ou casal possa identificar e diagnosticar algum problema de fertilidade logo no início das tentativas de gravidez, e, assim, agilizando esse processo.
Durante o atendimento, o médico pode perguntar algumas informações fundamentais, como:
Dependendo do caso, o especialista poderá indicar o uso de suplementos e medicamentos que podem melhorar a saúde dos envolvidos para, assim, favorecer o desenvolvimento de uma possível gestação.
O médico também irá solicitar alguns exames para analisar o estado de saúde dos pacientes e procurar por indícios que confirmem um diagnóstico de infertilidade, como:
Esperamos que, após a leitura deste texto, você tenha compreendido sobre as principais técnicas de reprodução assistida e quando recorrer a elas.
Afinal, a infertilidade é um assunto que apresenta diversas possibilidades, sendo reversível em maior parte delas.
Vale lembrar que outros casos, como: casais homoafetivos e indivíduos (homens ou mulheres) que desejam ter filhos sozinhos também podem recorrer a uma dessas técnicas.
Vale ressaltar, em qualquer circunstância, o médico é o responsável por indicar e supervisionar a forma de tratamento mais adequada, de acordo com os resultados dos exames e do histórico de saúde do homem, da mulher ou do casal, que muitas vezes pode indicar uma condição que tem tratamento ou pode ser mudado com um ajuste de hábito.
A idade, o peso, o ciclo menstrual irregular e os tratamentos médicos agressivos, como a quimioterapia, são alguns dos sinais que podem indicar infertilidade.
Durante a consulta, não tenha medo de perguntar tudo o que for necessário para o especialista, incluindo as indicações de médicos obstetras e maternidades para quando chegar o grande dia.
Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre técnicas de reprodução assistida, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.