Eu quero engravidar de gêmeos! O que posso fazer?

Eu quero engravidar de gêmeos! O que posso fazer?

Engravidar de gêmeos é o sonho de muitas mulheres, mas é uma realidade para poucas. Pois, de acordo com diversos estudos, as chances de uma mulher ter uma gravidez gemelar natural é de 1 a cada 80 casos. Você sabe por quê? 

Para descobrir, preparamos este texto que explica como uma mulher pode engravidar naturalmente de gêmeos e se existe algum tratamento que permita a realização desse sonho. 

Desejamos uma excelente leitura!

Como engravidar naturalmente de gêmeos?

Uma das possibilidades é a partir de uma predisposição genética por parte da mulher. Se ela tiver casos de gêmeos bivitelinos na família, aumentam as chances de ela também desenvolver uma gravidez gemelar. 

Por outro lado, se apenas o homem tiver o histórico de gêmeos na família, isso não influenciará no desenvolvimento desse tipo de gestação, já que o fator genético depende apenas da mulher. 

A idade da mulher também pode colaborar para o nascimento de gêmeos. Após os 35 anos, o organismo feminino aumenta a produção do hormônio FSH, responsável por regular os processos reprodutivos, o que pode liberar mais de um óvulo durante o período fértil. 

Apesar desse fator, as chances de uma mulher engravidar naturalmente após essa idade são menores, porque a sua quantidade de óvulos diminui de forma considerável, o que impacta diretamente na sua fertilidade. 

Existe algum tratamento para engravidar de gêmeos?

Não existe um tratamento efetivo para a gravidez gemelar em si, mas tratamentos para a fertilização, como os métodos de reprodução assistida, podem aumentar as chances de uma mulher ter gêmeos. 

A fertilização in vitro, por exemplo, é um dos tratamentos que aumentam as chances de uma gestação múltipla. Porque o procedimento padrão transfere mais de um embrião para o útero da paciente, visando o aumento das chances de sucesso de fecundação.

Entretanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) limita o número de embriões a serem transferidos nesse e em outros tratamentos de fertilização, porque uma gestação múltipla em idade avançada pode trazer riscos tanto para a mãe quanto para os bebês. 

Dessa forma, as clínicas de reprodução humana só podem transferir até quatro embriões. A quantidade deve ser determinada apenas pelo especialista e vai variar de acordo com a idade da paciente e com as chances de sucesso de cada caso:

Por isso, se você optar por esse tratamento de fertilidade e ainda tiver dúvidas sobre como ter uma gestação gemelar, converse com o médico responsável pelo procedimento. Vale lembrar que essa solução deve ser indicada apenas por um médico especialista, já que cada mulher tem um histórico a ser analisado para chegar à conclusão dessa necessidade. 

Considerações finais

Conclui-se que não existe tratamento, receita ou hábito que provoque uma gravidez gemelar em si, mas alguns fatores relacionados à genética, idade ou a algum tratamento para gravidez, em geral, que podem ajudar nesse sentido.

Ainda existem muitos mitos sobre o assunto, como: alimentos e posições sexuais que podem aumentar as chances de uma gravidez de gêmeos, mas que não possuem nenhum embasamento científico. 

Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o seu ginecologista. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre como engravidar de gêmeos, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...