5 dicas para fazer o bebê dormir a noite toda
Quando o bebê não consegue dormir a noite toda, isso pode ser perturbador não só para ele, mas também para os papais. Confira essas 5 dicas para seu bebê dormir uma noite tranquila.
É muito normal que a gravidez traga uma série de preocupações para as mulheres. Desde o momento em que o teste de gravidez dá positivo surgem preocupações com o que você come, bebe, pensa sente e faz.
Além disso, uma série de perguntas sobre a saúde só seu bebê vêm à mente as muitas vezes você vai se questionar sobre o futuro e tentar prever tudo que vai acontecer.
Todas essas preocupações podem causar ansiedade e estresse, que além de prejudicar a sua saúde podem prejudicar a saúde do bebê.
Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba como aliviar o estresse durante a gravidez.
Boa leitura!
As causas para o estresse são várias e às vezes fica difícil identificar quais são. Durante a gravidez, a situação não é diferente, no entanto, existem algumas causas mais comuns para o estresse durante a gravidez que estão diretamente relacionadas com a gestação. Vejamos alguns exemplos:
É normal que a notícia da gravidez provoque muitas dúvidas e questionamentos. Além disso, existem várias tarefas a serem realizadas durante a gestação, como por exemplo, a escolha da maternidade, o enxoval, o quarto do bebê, os exames, o tipo de parto, o médico obstetra e mais uma série de coisas que causam ansiedade e estresse.
A gravidez é uma uma fase sensível da vida da mulher. Apesar de não exigir muitos cuidados físicos, exige equilíbrio emocional, afeto e calor humano. A falta de apoio da sociedade ou da sua família pode provocar estresse durante a gravidez.
Algumas mulheres trabalham até o final da gravidez, no entanto, aos poucos vão percebendo que não conseguem realizar o seu trabalho como faziam antes. A fadiga é maior e o humor vive em oscilações e até as tarefas mais rotineiras e simples podem ser motivos de estresse.
A vida é imprevisível, qualquer experiência desagradável durante a gestação, como por exemplo, a morte de um parente, algum acidente ou desastre natural podem ser a causa de preocupações, de ansiedade e estresse durante a gravidez.
A boa notícia é que existem várias formas de aliviar o estresse. Em seguida vamos listar algumas dicas:
É muito importante que você não ocupe a sua mente com coisas que possam causar preocupação sem necessidade. Um dos segredos é tentar evitar pensar em problemas típicos da gravidez como por exemplo, malformações genéticas, partos prematuros, gravidez ectópica, depressão pós-parto, diabetes gestacional, entre outros.
Embora seja muito comum pensar nesses assuntos, tente se concentrar em pensamentos positivos, afinal esses medos não farão nenhum bem.
A gravidez provoca várias alterações no organismo que podem causar um mal-estar. Atualmente, a medicina moderna e os tratamentos terapêuticos oferecem tratamentos e medicamentos para aliviar os possíveis incômodos.
Se você sentir acidez estomacal, dor lombar, edemas nas pernas ou qualquer outro incômodo procure ajuda especializada.
Uma das principais dicas para se livrar do estresse durante a gravidez, é ocupar a mente. Tente se ocupar com atividades que ofereçam experiências novas e que não deixem você cair no ócio.
Caminhar, passear, praticar esportes, ler e viajar são algumas das coisas que você pode fazer para se manter ocupada e livre de maiores preocupações.
É normal que a mulher grávida se sinta pressionada pela gravidez e preocupada com o futuro. A melhor solução é tentar não passar por isso sozinha, converse sinceramente com pessoas de quem você gosta e escute as suas opiniões. Os seus amigos e família são a solução para afastar o estresse que a solidão e todas as aflições podem provocar.
Existem mais algumas coisas que você pode fazer para aliviar o estresse durante o período da gestação. É importante lembrar que a ansiedade pode prejudicar não só você mas também o seu bebê. Experimente os seguintes aliviadores de estresse:
Reflexão
Faça uma reflexão e veja aquilo que pode melhorar na sua vida, verifique a possibilidade de diminuir as horas de trabalho, procure saber se alguém pode ajudar em casa e faça uma lista de prioridades
Converse
Às vezes uma simples conversa pode mudar totalmente o seu estado de humor. Converse com as pessoas mais próximas sobre as suas emoções durante a gravidez.
Caminhe
O exercício físico é uma das melhores maneiras para aliviar o estresse. Experimente caminhar algumas vezes por semana.
Divirta-se
Ouça as suas músicas favoritas, leia um livro, tome um banho morno. Procure fazer coisas que deixem você relaxada e tranquila.
Relaxe
Procure aprender alguma técnica de relaxamento, como por exemplo a meditação. Como dizia o poeta romano: “Mente são num corpo são”, isso tudo vai ajudá-la a relaxar e aliviar consideravelmente o estresse.
Diga não
Agora é o momento ideal para aprender a dizer “não” e parar de achar que você pode fazer tudo. Este é um momento único na sua vida, por isso é muito importante se ocupar apenas com o necessário e que não traga maiores preocupações.
Dieta saudável
Faça uma dieta saudável e equilibrada. Deste modo, você vai ter a energia física e emocional que necessita.
Se você achou que o nosso post ajudou você a entender como se preparar para ter uma gravidez tranquila e confortável , e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.
maternidade amamentação hospital e maternidade maternidades domingos lourenço estresse na gravidez maternidade rio de janeiro gravida estressada