Apojadura: como administrar a descida do leite?

Apojadura: como administrar a descida do leite?

Antes de amamentar, toda mamãe vai passar por um processo chamado apojadura. Mas o que é isso? E o que tem a ver com a descida do leite materno? 

Para esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos este post que também explica outras informações relacionadas à apojadura, como: o que é o colostro e qual é a importância de se estabelecer o contato pele a pele com o bebê na primeira hora pós-parto. 

Desejamos uma excelente leitura! 

O que é a apojadura?

É o preparo natural da mama para a produção de leite. Geralmente, acontece até cinco dias após o parto, mas esse período pode variar de acordo com o estímulo que foi recebido. Se o bebê amamenta em livre demanda, a apojadura pode acontecer mais cedo e mais rapidamente. 

Durante a apojadura, é normal descer um pequeno fluxo de leite em forma de gotinhas, o que pode confundi-la com problemas nos seios, como: o leite “empedrado” (retenção de leite na mama, que ocorre quando o bebê não consegue sugá-lo por completo) e o ingurgitamento mamário (que ocorre quando a “pega” está incorreta).

Esse preparo dói?

Nesse período, as mamas ficam maiores, cheias e possivelmente quentes. O inchaço pode causar dor e desconforto, mas se o bebê conseguir mamar adequadamente, realizando a “pega” correta, a mãe pode sentir um alívio após a mamada.

De qualquer forma, a apojadura simboliza os primeiros contatos da mãe com o bebê. Por isso, para tornar esses momentos mais prazerosos e confortáveis para os dois, é fundamental estabelecer o contato pele a pele logo na primeira hora após o parto, porque:

O que é colostro e qual é a sua relação com a apojadura? 

O colostro é o primeiro leite que sai dos seios da mulher após a apojadura e também é conhecido como “a primeira vacina” do bebê.

O seu papel principal é ajudar a produzir anticorpos no recém-nascido, também desempenhando um papel essencial na proteção contra as infecções, os distúrbios no estômago, no intestino e a icterícia (coloração amarelada na pele e/ou nos olhos). 

Geralmente, o colostro é produzido durante a gestação e na primeira semana pós-parto. A sua aparência varia entre amarelada e esbranquiçada. Já o seu sabor é mais salgado do que o leite, porque o colostro contém sódio, potássio, proteínas e vitaminas A, E e K. 

Quando a produção de leite aumenta? 

A principal forma de estimular a produção de leite materno é por meio do esvaziamento da mama, porque quanto mais o bebê suga com a “pega” correta, mais leite é produzido. O estímulo também ajuda na descida mais intensa do leite. 

Podemos dizer também que há um aumento da produção quando o recém-nascido amamenta em livre demanda, ou seja, sempre que ele pedir e/ou ceder ao peito, o que estimula a descida do leite e, consequentemente, a produção de leite materno.

Considerações finais

A apojadura é uma condição normal nos primeiros dias após o parto e pode trazer um pouco de dor e desconforto, já que prepara as mamas para a produção do colostro e do leite materno. 

Para deixar a mãe mais confortável e adaptada com a produção de leite, é fundamental estimular o bebê a amamentar o quanto antes, até porque essa relação estreita os laços entre mãe e filho e traz diversos benefícios para a saúde do bebê.

Se você achou que o nosso post te ajudou a entender um pouco mais sobre apojadura, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...