Aprenda a identificar os tipos de choro do seu bebê

Aprenda a identificar os tipos de choro do seu bebê

Não tem jeito: para se queixar de algum problema, o recém-nascido vai chorar. Na maioria das vezes, é perfeitamente normal. Afinal, o choro do bebê é a única forma de ele conseguir se expressar para indicar que algo estranho está acontecendo.

Mas existe uma forma de reconhecer o tipo de choro? Pode ser tanta coisa: fome, sono, cólicas… Para saber como diferenciá-lo, continue lendo este post. 

Desejamos uma excelente leitura! 

Quais são os motivos e como identificar o choro do bebê?

Durante o seu desenvolvimento, existem vários motivos que causam desconforto ao bebê. Chorar é a única maneira de ele conseguir alertar aos pais o que está acontecendo. Mas além do choro, existem alguns sinais que o seu filho pode dar para transparecer a causa do problema. 

Descubra quais são as causas do choro do bebê e comece a reparar nos seguintes sinais:

Fome ou sede

Para o bebê, sentir fome e sede não deixam de ser uma dor, já que ele não entende o que está acontecendo. Geralmente, quando está sentindo fome ou sede, o bebê começa a: 

Ao reparar esses sinais, ofereça dar de mamar ou a mamadeira para o seu filho, para ele se saciar e conseguir se tranquilizar. 

Sono

Esse é outro motivo para o bebê começar a chorar, porque ele se sente desconfortável e precisa descansar. O choro é o meio de comunicação que vai ajudar a mamãe ou o papai a colocá-lo para repousar no bercinho e, geralmente, vai ser alto, estridente e acompanhado de bocejos. Ele também vai deixar a sua boquinha em um formato bastante oval e emitindo um som similar à “au”. 

Muitos pais costumam ninar os filhos, embalando-os no colo. Mas segundo especialistas, essa é uma forma do pai “remediar” a situação e não de ensinar ao bebê que ele deve aprender a dormir por conta própria. Por isso, para tranquilizar o filhote e facilitar a hora do sono, procure estabelecer uma rotina:

Desconforto

O bebê pode se aborrecer por diversos motivos: fralda molhada ou suja, calor, frio, roupinhas apertadas… Independentemente do motivo, o choro vai ser forte, com um som similar a “he”, acompanhado de constantes movimentos corporais. Para deixar o seu filhote mais calmo, cheque o suposto motivo e tire o que pode estar o incomodando, ou acrescente mais uma camada de roupa, se ele estiver com frio.

Nascimento dos dentes

Outro motivo que vai deixar o bebê desconfortável é o nascimento dos dentinhos, normalmente entre os 4 e 10 meses. Perceba que, nesse caso, ele vai choramingar, ficar bastante agitado e querer levar qualquer objeto (ou até a própria mão) à boca, para aliviar o incômodo. Também observe as suas gengivas; se estiverem inchadas e vermelhas, é outro sinal que indica o motivo do chorinho. 

Sendo assim, ofereça mordedores que massageiam e coçam a gengiva ou coloque um algodão ou uma gaze gelada sobre a região, desde que sempre sob a sua supervisão. 

Cólicas

Geralmente, são frequentes até o terceiro mês de vida. O bebê pode reclamar das cólicas porque o seu sistema digestivo e gastrointestinal ainda está em desenvolvimento, resultando em movimentos involuntários e em gases. É possível perceber que o choro vem das cólicas a partir de alguns sinais:

Para aliviar as cólicas, você pode testar algumas alternativas, como: deixar o bebê de bruços; fazer contato pele a pele; e massagear a sua barriga com movimentos circulares e em sentido horário.

Dor

Dependendo da situação, o choro pode ir além do simples desconforto e indicar que o bebê está sentindo alguma dor, como infecção ou lesão. Geralmente, o recém-nascido vai apontar ou tentar tocar o local que está dolorido. Se perceber esses sinais, leve-o para o pediatra para identificar o que está causando o choro e qual é a sua solução.

Necessidade de atenção ou medo

O bebê pode chorar caso se sinta sozinho e/ou inseguro, por exemplo, ao ouvir algum barulho estranho. Também é possível que o choro seja acompanhado de berros

Se for o caso, pegue-o no colo; normalmente, o contato físico faz com que ele se acalme e se sinta em segurança. 

Manha

Com o passar do tempo, o bebê vai perceber que o ato de chorar faz com que as suas necessidades sejam atendidas. A partir dos 9 meses, quando o bebê começa a engatinhar, as manhas podem se tornar comuns. 

Nesses casos, repare que o choro vai ser irritado e acompanhado de birras, principalmente se o bebê quiser pegar algo que não pode. Se for assim, evite dar o objeto de desejo à criança, para que ela perceba que o choro é essencial em alguns casos, mas não em todos.   

Formas de acalmar o bebê

Se essas técnicas não forem suficientes para acalmar o bebê, experimente:

Considerações finais

Independentemente da técnica que for adotada, não deixe o bebê chorando por muito tempo! O choro prolongado produz uma quantidade elevada de cortisol, hormônio ligado ao estresse e que pode causar danos cerebrais. 

Embora pareça difícil, não fique nervosa ao tentar acalmar o bebê, até porque ele pode perceber a tensão e se sentir ainda mais desconfortável. Entenda que esse é um processo normal e que pode ser contornado. Por isso, experimente ficar relaxada e adotar as técnicas deste texto para tentar tranquilizá-lo. 

Se o choro do bebê for frequente e nada for capaz de acalmá-lo, considere levar o seu filhote ao pediatra, porque isso pode indicar dores ou uma adversidade mais séria. 

Se você achou que o nosso post te ajudou a entender um pouco mais sobre o choro de bebê, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...