Como aliviar o estresse durante a gravidez?

Como aliviar o estresse durante a gravidez?

É muito normal que a gravidez traga uma série de preocupações para as mulheres. Desde o momento em que o teste de gravidez dá positivo surgem preocupações com o que você come, bebe, pensa sente e faz.

Além disso, uma série de perguntas sobre a saúde só seu bebê vêm à mente as muitas vezes você vai se questionar sobre o futuro e tentar prever tudo que vai acontecer.

Todas essas preocupações podem causar ansiedade e estresse, que além de prejudicar a sua saúde podem prejudicar a saúde do bebê.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba como aliviar o estresse durante a gravidez.

Boa leitura!

Causas para o estresse

As causas para o estresse são várias e às vezes fica difícil identificar quais são. Durante a gravidez, a situação não é diferente, no entanto, existem algumas causas mais comuns para o estresse durante a gravidez que estão diretamente relacionadas com a gestação. Vejamos alguns exemplos:

Preocupação com a gravidez

É normal que a notícia da gravidez provoque muitas dúvidas e questionamentos. Além disso, existem várias tarefas a serem realizadas durante a gestação, como por exemplo, a escolha da maternidade, o enxoval, o quarto do bebê, os exames, o tipo de parto, o médico obstetra e mais uma série de coisas que causam ansiedade e estresse.

Falta de apoio social e/ou familiar

A gravidez é uma uma fase sensível da vida da mulher. Apesar de não exigir muitos cuidados físicos, exige equilíbrio emocional, afeto e calor humano. A falta de apoio da sociedade ou da sua família pode provocar estresse durante a gravidez.

Pressão no trabalho

Algumas mulheres trabalham até o final da gravidez, no entanto, aos poucos vão percebendo que não conseguem realizar o seu trabalho como faziam antes. A fadiga é maior e o humor vive em oscilações e até as tarefas mais rotineiras e simples podem ser motivos de estresse.

Imprevistos

A vida é imprevisível, qualquer experiência desagradável durante a gestação, como por exemplo, a morte de um parente, algum acidente ou desastre natural podem ser a causa de preocupações, de ansiedade e estresse durante a gravidez.

Como aliviar o estresse?

A boa notícia é que existem várias formas de aliviar o estresse. Em seguida vamos listar algumas dicas:

Livre-se de preocupações desnecessárias!

É muito importante que você não ocupe a sua mente com coisas que possam causar preocupação sem necessidade. Um dos segredos é tentar evitar pensar em problemas típicos da gravidez como por exemplo, malformações genéticas, partos prematuros, gravidez ectópica, depressão pós-parto, diabetes gestacional, entre outros.

Embora seja muito comum pensar nesses assuntos, tente se concentrar em pensamentos positivos, afinal esses medos não farão nenhum bem.

Livre-se do mal-estar!

A gravidez provoca várias alterações no organismo que podem causar um mal-estar. Atualmente, a medicina moderna e os tratamentos terapêuticos oferecem tratamentos e medicamentos para aliviar os possíveis incômodos.

Se você sentir acidez estomacal, dor lombar, edemas nas pernas ou qualquer outro incômodo procure ajuda especializada.

Livre-se do ócio!

Uma das principais dicas para se livrar do estresse durante a gravidez, é ocupar a mente. Tente se ocupar com atividades que ofereçam experiências novas e que não deixem você cair no ócio.

Caminhar, passear, praticar esportes, ler e viajar são algumas das coisas que você pode fazer para se manter ocupada e livre de maiores preocupações.

Livre-se da solidão!

É normal que a mulher grávida se sinta pressionada pela gravidez e preocupada com o futuro. A melhor solução é tentar não passar por isso sozinha, converse sinceramente com pessoas de quem você gosta e escute as suas opiniões. Os seus amigos e família são a solução para afastar o estresse que a solidão e todas as aflições podem provocar.

Mais dicas para aliviar o estresse

Existem mais algumas coisas que você pode fazer para aliviar o estresse durante o período da gestação. É importante lembrar que a ansiedade pode prejudicar não só você mas também o seu bebê. Experimente os seguintes aliviadores de estresse:

Reflexão

Faça uma reflexão e veja aquilo que pode melhorar na sua vida, verifique a possibilidade de diminuir as horas de trabalho, procure saber se alguém pode ajudar em casa e faça uma lista de prioridades

Converse

Às vezes uma simples conversa pode mudar totalmente o seu estado de humor. Converse com as pessoas mais próximas sobre as suas emoções durante a gravidez.

Caminhe

O exercício físico é uma das melhores maneiras para aliviar o estresse. Experimente caminhar algumas vezes por semana.

Divirta-se

Ouça as suas músicas favoritas, leia um livro, tome um banho morno. Procure fazer coisas que deixem você relaxada e tranquila.

Relaxe

Procure aprender alguma técnica de relaxamento, como por exemplo a meditação. Como dizia o poeta romano: “Mente são num corpo são”, isso tudo vai ajudá-la a relaxar e aliviar consideravelmente o estresse.

Diga não

Agora é o momento ideal para aprender a dizer “não” e parar de achar que você pode fazer tudo. Este é um momento único na sua vida, por isso é muito importante se ocupar apenas com o necessário e que não traga maiores preocupações.

Dieta saudável

Faça uma dieta saudável e equilibrada. Deste modo, você vai ter a energia física e emocional que necessita.

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender como se preparar para ter uma gravidez tranquila e confortável , e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

maternidade amamentação hospital e maternidade maternidades domingos lourenço estresse na gravidez maternidade rio de janeiro gravida estressada

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...