Como se planejar financeiramente para o segundo filho

Como se planejar financeiramente para o segundo filho

O nascimento do segundo filho representa uma grande mudança na dinâmica da casa. Tudo é adaptado para a chegada do novo membro e no início, as rotinas podem até ficar um pouco confusas, mas com o tempo, tudo volta a se alinhar de novo.

Uma das principais inseguranças dos casais acerca do segundo filho, tem a ver com finanças, e é normal surgirem questionamentos sobre como equilibrar as contas da casa.

Se você está grávida ou pensando em engravidar pela segunda vez, este post é para você. Nele, vamos te dar algumas dicas sobre como se planejar financeiramente para o segundo filho.

Boa leitura!

O momento certo

É muito comum os casais se questionarem sobre qual é o momento certo para engravidar. Na verdade, de acordo com dados do IBGE, a maioria dos casais têm optado por ficar apenas no primeiro filho e um dos principais motivos para isso é o fator financeiro.

Embora possam surgir uma série de dúvidas, receios e inseguranças, é fundamental ter em mente que o momento certo para ter o segundo filho é quando você desejar.

Então, se você está decidida, confira as orientações a seguir, para que você possa planejar uma segunda gravidez com tranquilidade. 

Valores do pré-natal e do parto

No Brasil, basicamente, existem duas opções para o acompanhamento pré-natal, parto e pós-natal: Sistema Único de Saúde (SUS) ou através de um convênio particular. 

Caso possua um convênio, verifique a cobertura e se existem valores adicionais a pagar. 

Outro aspecto a levar em consideração é o período de carência. 

Para saber mais informações acerca de planos de saúde para gestante, aqui no blog temos um artigo detalhado sobre o assunto.

Faça uma lista das principais necessidades

Montar o enxoval do bebê é uma tarefa tão empolgante que é normal comprar mais do que o necessário. 

Para evitar excessos, faça uma lista com as principais necessidades dos primeiros meses. Uma dica é dividir a lista em três colunas, coisas que você deve comprar, coisas que podem ser compradas mais tarde e coisas que pode aproveitar de irmãos, primos ou amigos. reservas financeiras também são importantíssimas de serem construídas ao longo da gestação, pelo menos para um conforto nos primeiros meses após o nascimento do seu bebê.

Valores de escola e plano de saúde para a criança

Para quem tem planos de engravidar, é bom começar a pesquisar os preços de escola e planos de saúde. Creche e escolas podem ser caras e podem ocupar uma boa fatia do orçamento mensal. 

Pesquise também sobre instituições públicas de qualidade e se a escola oferece algum benefício para o segundo filho matriculado.

Gastos com farmácia

Bebês e crianças ficam doentes com frequência, principalmente quando começam a ir para a creche ou para a escola, por isso, esteja preparada para gastar dinheiro com medicamentos. 

Outro gasto adicional são as vacinas – ainda que o SUS disponibilize a maioria delas nos postos de saúde, existem algumas vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, como a imunização contra a Meningite B, que só estão disponíveis em clínicas privadas. 

Planejamento de carreira  

Embora não seja necessário fazer um planejamento de décadas para a frente, pode ser interessante planejar os primeiros três anos, principalmente, o período de recuperação pós-parto.

Ao decidir pela gravidez, o casal deve conversar sobre as possibilidades para que um dos dois fique em casa com o bebê nos primeiros meses.

Gastos desnecessários

Uma das formas de economizar para ter um filho, é eliminado todos os gastos desnecessários. Aproveite o momento para colocar as finanças em dia, se achar essencial, converse com um profissional que possa ajudar você a fazer um planejamento financeiro. 

O consumo consciente passa pela redução de compras dispensáveis até quitar dívidas e ficar livre do pagamento de juros.

Preparação da casa

Por último, mas não menos importante, está a preparação da casa para receber o novo membro. São várias as coisas que devem ser pensadas: o bebê vai ter um quarto ou vai dividir com o irmão? Precisa de reformar a casa? Mudar de apartamento?

Mas, lembre-se sempre de ter um plano B, ou até um plano C, para estar preparada para qualquer eventualidade sem precisar improvisar em cima da hora.

Considerações finais

Como vimos ao longo do post, é necessário realizar algumas adaptações na rotina do casal para conseguir conciliar carreira e filhos. Com organização e planejamento, é possível acompanhar o crescimento das crianças e ter uma carreira bem-sucedida.

Mas, vale salientar que, tal como na chegada do primeiro filho, para planejar o segundo filho, não tem um manual de instruções.

Existem alguns aspectos fisiológicos que você precisa levar em consideração, como: o corpo precisa de pelo menos seis meses para se recuperar da primeira gravidez para poder gerar um novo bebê com saúde, por isso, uma das principais recomendações antes de engravidar novamente é consultar um médico. 

Por fim, sobre as preocupações financeiras, o casal consciente das suas possibilidades econômicas, se realizar um planejamento financeiro, poderá tomar a decisão de ter um segundo filho com segurança e tranquilidade. Afinal, a chegada de uma nova criança é sempre motivo de alegria.

Se você achou que o nosso post ajudou você a pensar melhor sobre como se planejar para a chegada do segundo filho, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem. 

Aproveite e assine também a nossa newsletter!

Autor: avellarmedia
Publicado há 5 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...