Dores e inchaços na reta final da gravidez: dicas da emergência Domingos Lourenço

Dores e inchaços na reta final da gravidez: dicas da emergência Domingos Lourenço

A reta final da gravidez é um momento de muita expectativa, mas também de muitos questionamentos. Dores no corpo e inchaços costumam ser comuns nesse período, mas podem acarretar em complicações mais severas. Por isso, nem mesmo esses sintomas conhecidos como “normais” devem passar despercebidos.

Por isso, preparamos esse post para você saber quais são as causas de dores e inchaços nessa fase da vida. Em casos de urgência, existem atendimentos emergenciais especializados na saúde da mãe e do bebê, como o Hospital e Maternidade Domingos Lourenço, que conta com uma infraestrutura totalmente focada nos atendimentos imediatos.   

Desejamos uma excelente leitura! 

O que pode causar dores e inchaço no final da gravidez? 

Existem algumas causas específicas que desencadeiam as dores e o inchaço na reta final da gestação. Podem ser causas mais simples, mas também podem indicar complicações mais sérias.

Pressão nas costas

Muito comum nos 2º e 3º trimestres da gestação, as dores nas costas são uma das principais queixas entre as futuras mamães. É difícil evitá-las, porque essas dores são resultado do crescimento do feto e, consequentemente, da expansão do útero. 

As dores nas costas nessa fase da gravidez ocorrem porque o útero expandido pressiona os vasos sanguíneos da região, diminuindo o volume de sangue transportado para a parte inferior da coluna. O incômodo pode acarretar na dificuldade da mobilidade e no desconforto de forma geral.

Trabalho de parto

Os principais sinais que indicam o trabalho de parto são as contrações – que podem chegar a ocorrer de 3 em 3 minutos – e o rompimento da bolsa. Mas o corpo inchado também é um indicativo de que a grande hora está cada vez mais próxima. 

Como o feto está mais desenvolvido no 3º trimestre, o crescimento do útero acaba comprimindo os vasos sanguíneos da região. Logo, há maior dificuldade na circulação do sangue para o coração, causando o edema no corpo da mãe. Por isso, é muito comum o corpo ficar inchado na reta final da gravidez. 

Doenças gestacionais

As dores e o inchaço no fim da gestação podem ser o indicativo de alguma complicação mais séria. É o caso, por exemplo, da pré-eclâmpsia, eclâmpsia e Síndrome Hellp, doenças gestacionais caracterizadas pelo aumento da pressão arterial. 

Além da notável retenção de líquidos, essas doenças também são acompanhadas por outros sintomas, como náuseas, vômitos e alterações na visão. 

A importância de um atendimento de emergência

Independentemente do caso, a gestante deve levar todas as queixas para o seu médico obstetra, já que as dores e o inchaço podem indicar complicações graves. O especialista poderá solicitar exames para averiguar as condições da reta final da gestação. 

Mas pode ser que a gestante enfrente episódios desagradáveis, latentes e urgentes, como: 

Nesses casos, é ideal que a mulher busque um atendimento de emergência especializado em gestantes, que irá identificar e tratar a complicação de forma imediata, priorizando a saúde da mãe e do bebê. 

É pensando em casos como esses, que o Hospital e Maternidade Domingos Lourenço dispõe de um atendimento emergencial para gestantes 24 horas por dia, o único da Baixada Fluminense/RJ. 

Em um hospital geral, apesar de a grávida ser encaminhada a um obstetra, o atendimento pode demorar além do esperado. Por isso, o Domingos Lourenço entende a importância de contar com uma instalação dedicada ao atendimento emergencial, que pode ocorrer em qualquer fase da gestação, ainda mais na reta final, que é muito delicada e pode anteceder o trabalho de parto. 

Como funciona o atendimento emergencial no Domingos Lourenço?

O maior compromisso do Hospital e Maternidade Domingos Lourenço é atender todas as gestantes com atenção, carinho e cuidado. Não é diferente nos atendimentos emergenciais: nesse momento de apreensão, é essencial contar com uma equipe que transmita confiança e tranquilidade.

Por isso, a equipe emergencial do Domingos Lourenço conta com a presença de médicos obstetras, especialistas nos cuidados com a mãe e com o bebê, e com enfermeiros qualificados e treinados para fornecer maior segurança no atendimento emergencial da gestante.

Caso seja necessário averiguar possíveis adversidades no final da gestação durante o atendimento emergencial, o Hospital e Maternidade Domingos Lourenço também conta com salas de ultrassonografia equipadas com o máximo de tecnologia e infraestrutura. Em casos graves, o Hospital Maternidade entende a importância de acolher as gestantes em sua UTI Materna, com equipe de plantão 24 horas por dia. E em casos de trabalho de parto prematuro, a grávida pode ficar despreocupada. Caso seja necessário, o obstetra de plantão irá realizar o seu parto, de acordo com suas condições, com o mesmo cuidado e carinho que o médico obstetra da paciente o faria.

Considerações finais

Se as dores e inchaços forem de extremo incômodo para a gestante, especialmente no final da gravidez, é essencial que a mulher procure por uma maternidade que possa recebê-la da melhor forma emergencial, unindo acolhimento, confiabilidade e fácil acesso.  

É nesse sentido que o Hospital e Maternidade Domingos Lourenço é uma das referências em atendimentos emergenciais para grávidas, promovendo o suporte necessário para uma gestação tranquila, segura e saudável. 

Justamente por isso, o Domingos Lourenço recebe o nome “Hospital Maternidade” na frente, pois atende a gestante em qualquer momento da gravidez, estreitando sua relação com a futura mamãe, muito antes do parto. 

A acessibilidade do Domingos Lourenço é outro ponto crucial que permite essa ligação entre gestante e maternidade, sempre que ela precisar. Além de estar localizado no centro de Nilópolis, no Rio de Janeiro, o Hospital atende a uma variada gama de convênios, acessível à boa parte das famílias da região. 

O Hospital e Maternidade Domingos Lourenço é a melhor opção para atendimentos emergenciais, bem como para o parto do seu bebê. Que tal agendar uma visita para conhecer as instalações? 

Se você achou que o nosso post ajudou você conhecer melhor o atendimento emergencial do Hospital e Maternidade Domingos Lourenço, clique aqui

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: Equipe HMDL
Publicado há 3 meses

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...