É possível emagrecer durante a gestação?

É possível emagrecer durante a gestação?

A gravidez é um período de muitas mudanças no corpo da mulher, incluindo o aumento de peso. Por isso, futuras mamães se questionam se é possível e como emagrecer na gestação.

Através de uma alimentação saudável, com a manutenção as atividades físicas e o acompanhamento dos especialistas certos, a mulher grávida pode acabar emagrecendo. No entanto, não é toda mulher que pode se beneficiar dessa medida: existe um grupo específico que realmente precisa controlar o peso para ter uma gestação saudável.

Para você estar atenta a essa questão, preparamos este texto bastante informativo, mas que não substitui uma consulta com o seu obstetra e com um nutricionista. 

Desejamos uma excelente leitura!

Como pode acontecer o emagrecimento na gestação?

Como já falamos, o emagrecimento durante a gravidez se aplica para um grupo específico: para mulheres com sobrepeso e obesas. 

Quem estiver com o peso adequado e dentro do padrão estabelecido pelo Índice de Massa Corporal (IMC) não precisa se preocupar com as medidas de emagrecimento, mas sim de controle de peso, que devem ser recomendadas pelo seu obstetra e nutricionista.

Para calcular o seu IMC, é necessário dividir o peso pela altura elevada ao quadrado. Veja a tabela com os resultados: 

Logo, as medidas de emagrecimento durante a gestação são mais indicadas para todas as mulheres que tiverem o IMC acima de 25, ou seja, que tenham sobrepeso.

No caso de gestantes obesas, elas podem buscar por profissionais que as ajudem na perda segura de peso. Em uma pesquisa publicada na revista Obstetrics & Gynecology, cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, afirmam que emagrecer durante essa fase pode diminuir as chances de uma cesárea. 

Além disso, o emagrecimento ajuda a evitar riscos ao feto, como: a diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia, que podem afetar o seu desenvolvimento ou até mesmo levá-lo a óbito. 

Quanto peso a mulher ganha durante a gravidez?

Até as mulheres com o IMC regulado podem ganhar peso durante a gestação. Segundo as recomendações do Instituto de Medicina dos Estados Unidos, as gestantes sofrem as seguintes estimativas:

Como emagrecer na gestação com exercícios físicos?

Os exercícios físicos podem levar à perda de peso durante a gestação. Mas essa prática precisa sempre ser recomendada pelo obstetra, com o cuidado redobrado para as gestantes obesas ou com sobrepeso. 

Quando recomendada, a atividade física é muito bem-vinda durante esse período, mas principalmente é indicada para manter uma gestação saudável, a fortalecer a musculatura e a ganhar mais flexibilidade. 

Algumas modalidades que costumam ser muito indicadas pelos especialistas são:

Independentemente da atividade adotada, não esqueça de alongar o seu corpo para aquecer e relaxar os músculos. 

Quais alimentos devem ser ingeridos e evitados na dieta da gestante? 

Toda mulher grávida deve adotar uma alimentação rica em proteínas e fibras junto com exercícios físicos, não apenas para emagrecer na gestação, mas para garantir um período saudável. Essa dica também é válida para as mulheres que precisam apenas manter o controle do peso durante essa fase.

Vale lembrar que, assim como os exercícios, a alimentação precisa ser prescrita pelo especialista. Nunca faça uma dieta sem acompanhamento médico, especialmente as chamadas “dietas da moda”, que restringem alimentos como carboidratos, porque o feto precisa desses (e de outros) nutrientes para continuar a se desenvolver.

Mas assim como existem comidas e bebidas que devem continuar ou entrar na sua alimentação, outros podem trazer riscos à gravidez e, por isso, precisam ser evitados no seu dia a dia. Veja a lista a seguir e, em caso de dúvidas, converse com o seu médico. 

Alimentos e bebidas bem-vindos 

Alimentos e bebidas que devem ser evitados 

Considerações finais

Como você já viu ao longo do texto, há como emagrecer na gestação. Mas precisamos reforçar o alerta de que uma gestação deve ter como foco a saúde da mãe e do bebê para ser tranquila e bem nutrida. O acompanhamento de especialistas é primordial, pois o médico vai conduzir a manutenção do peso da grávida, dando as devidas orientações de acordo com a condição de saúde dela. 

Por outro lado, se você engravidou estando abaixo ou acima do seu peso recomendado, é essencial conversar com os profissionais para obter uma alimentação balanceada, pois existem riscos pelo seu baixo peso e pelo seu sobrepeso de o seu bebê nascer prematuro ou abaixo do peso ideal. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre como emagrecer na gestação, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...