Estudos começam a desvendar o envelhecimento dos ovários: já dá para engravidar mais tarde?

Estudos começam a desvendar o envelhecimento dos ovários: já dá para engravidar mais tarde?

Hoje em dia, é muito comum observarmos mulheres querendo engravidar mais tarde. Existem vários motivos que explicam essa decisão, como: dedicação profissional, ter um tempo mais sozinha, preparo emocional.

Mas tomar essa decisão a partir de determinada idade traz consequências que podem atrapalhar (e até mesmo interromper) os planos de ter um filho, e isso pode ser explicado pelo envelhecimento dos ovários. Porém, estudos começam a desvendar os mistérios sobre esse assunto, e acendem uma chama de esperança quanto à possibilidade de ter uma gestação natural após certo tempo. 

Será que isso é possível? Descubra a resposta ao longo deste texto, que também explica o que é o envelhecimento dos ovários, como eles interferem na fertilidade feminina e por que eles envelhecem. 

Desejamos uma excelente leitura!

O que é o envelhecimento dos ovários?

É a perda da saúde e da qualidade reprodutiva dos ovários e dos óvulos, que está associada a uma queda na quantidade de folículos ovarianos. 

Consequentemente, isso impacta na fertilidade, na ovulação e na regularidade da menstruação da mulher. A menopausa, por exemplo, ocorre por conta do envelhecimento ovariano.

Toda mulher nasce com uma grande reserva ovariana, que costuma ser de 2 milhões de óvulos. A partir da primeira menstruação, essa quantidade vai se degenerando a cada ciclo menstrual. O grau de declínio é variável, mas algumas mulheres sofrem de envelhecimento precoce, a partir dos 30 anos, enquanto outras sentem os efeitos a partir dos 35. 

Como o envelhecimento dos ovários impacta nas tentativas de engravidar?

Os ovários são duas glândulas do aparelho reprodutor feminino, que produzem os hormônios sexuais e armazenam os óvulos. Portanto, eles estão diretamente ligados à fertilidade, e o envelhecimento deles impacta nas chances bem-sucedidas de uma gravidez.

Isso se explica porque, quanto mais óvulos disponíveis no organismo, melhores são as chances de conseguir gerar um embrião. Por outro lado, se os óvulos vão envelhecendo e degenerando com o passar da idade, as probabilidades de conseguir engravidar se tornam cada vez menores.

Segundo a Sociedade Espanhola de Fertilidade, apesar de o homem ser responsável por ⅓ dos casos de esterilidade de um casal, a idade avançada da mulher ainda é a principal causa da dificuldade de concepção. A partir dos 35 anos, essa probabilidade diminui radicalmente. 

Entre a primeira menstruação e os 30 anos, a mulher está no auge da sua idade fértil e tem uma boa reserva ovariana. A probabilidade de uma jovem saudável conseguir ter uma gestação, após manter relações sexuais sem preservativo ou métodos anticoncepcionais, é de 20% a cada mês. 

A partir dos 30 anos, a qualidade e a quantidade de óvulos pode começar a cair, e essa queda se torna ainda mais acentuada a partir dos 35. É estimado que, nessa idade, ela tenha apenas 25 mil óvulos restantes. Portanto, as chances de ela conseguir engravidar, a cada 3 meses, são de 12%. Aos 40 anos, a queda da capacidade reprodutiva é ainda maior, e a probabilidade de uma concepção bem-sucedida cai para 7%. 

Quais são os riscos do envelhecimento dos ovários para a gestação?

O aborto espontâneo e as anomalias genéticas são os principais riscos de uma gravidez tardia. Por conta do envelhecimento dos ovários, a quantidade e a qualidade dos óvulos caem, e óvulos mais velhos podem apresentar problemas cromossômicos. 

Em uma gestação em uma faixa etária mais avançada, é possível que o bebê também possa sofrer um parto prematuro, e que a mulher enfrente problemas graves durante a gravidez, como a pré-eclâmpsia, que se caracteriza pela hipertensão, podendo causar sérios danos à saúde da mãe e do bebê. 

Há esperança para reverter o envelhecimento dos ovários? 

Ainda não existe uma forma de reverter o envelhecimento ovariano, mas um estudo realizado por pesquisadores espanhóis e chineses ajudou a explicar o motivo desse desgaste. 

Após estudarem mais de 2 mil células desses ovários, os resultados confirmaram que uma das possíveis causas do envelhecimento dos ovários é o chamado estresse oxidativo, que são reações químicas que acontecem quando as células gastam oxigênio para gerar energia. 

O estudo foi realizado pela equipe do cientista espanhol Juan Carlos Izpisúa, no Instituto Xieerxin de Recursos Biológicos, na China. Na ocasião, a equipe extraiu os ovários de quatro macacas com 5 anos, e de outras quatro macacas com 20 anos de idade. Respectivamente, essas idades seriam equivalentes a 16 e a 60 anos humanos.

Os pesquisadores ainda observaram que existem dois genes no RNA das macacas que conseguem blindar algumas células do ovário contra o estresse oxidativo, mas que, ao longo do tempo, esses “escudos naturais” foram se enfraquecendo. 

Esse resultado foi confirmado com as células doadas por mulheres que recorreram a métodos de reprodução assistida, e os autores creem que a descoberta pode facilitar o tratamento da infertilidade relacionada ao envelhecimento ovariano e o desenvolvimento de mecanismos que ajudem a rejuvenescê-los. 

Considerações finais

Apesar de já existirem estudos que desvendam o envelhecimento dos ovários, ainda não é possível responder se dá para engravidar mais tarde de forma natural e saudável. 

Porém, a pesquisa abre a possibilidade de pesquisadores desenvolverem suplementos e outros mecanismos para conseguir deter e até mesmo reverter o desgaste ovariano. 

Dessa forma, muitas mulheres que querem engravidar mais tarde conseguiriam realizar esse sonho de forma saudável, tranquila e sem riscos para a saúde do bebê. Por enquanto, é ideal que a gravidez aconteça até os 35 anos, pois a partir dessa idade a qualidade e a quantidade de óvulos podem começar a cair. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre envelhecimento ovariano, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...