Como ajudar o bebê a andar?
Os primeiros passos do bebê são muito esperados pelas mamães e pelos papais, que se derretem só de olhar aquele pequeno serzinho se desbravando em novas aventuras e se desenvolvendo aos poucos.
A “pega” correta na amamentação é fundamental para o bebê se alimentar direitinho, ganhar o peso adequado e estreitar os laços com a mãe. Mas ela nem sempre é fácil de conseguir, porque podem existir algumas adversidades pelo caminho.
Para você descobrir como realizar a “pega” ideal, preparamos este post que também mostra: se é necessário preparar os seios antes da amamentação; e quais são os tipos de mamilo que podem dificultar esse processo.
Desejamos uma excelente leitura!
Antes de falarmos qual é a “pega” correta durante a amamentação, vamos tirar uma dúvida comum de muitas mulheres: se é necessário preparar os seios antes de amamentar, ou seja, se eles precisam ser estimulados para produzir leite.
Na realidade, a mulher não precisa fazer nada, porque, graças à ação dos hormônios, o próprio corpo já se modifica para o aleitamento (pode ser que as aréolas fiquem mais escuras e as mamas maiores).
Apesar de existirem algumas técnicas para estimular e hidratar a região da aréola e dos mamilos, na verdade, elas mais atrapalham do que ajudam. É o caso de:
Existem quatro tipos de mamilos: comum, invertido, plano e alongado. Dependendo do caso, os três últimos formatos podem dificultar a “pega” correta da amamentação, porque:
Vale lembrar que ter mamilos invertidos, planos ou alongados não são impeditivos de amamentar, já que o bebê precisa pegar toda a aréola, mas podem dificultar a experiência. Por isso, é fundamental que, ainda durante a gestação, a mulher converse com o seu médico obstetra, para receber assistência de como proceder nesse caso, tornando a amamentação mais confortável para ambas as partes.
Também é aconselhável que a mulher converse com consultores de amamentação, que podem ser recomendados pelo obstetra ou pela maternidade responsável pelo parto. Os consultores vão recomendar as melhores maneiras de oferecer o peito ao bebê, dependendo do seu tipo de mamilo.
Agora que você já sabe que não é necessário preparar os seios antes de amamentar e que, dependendo do tipo de mamilo, podem existir dificuldades durante o aleitamento, é hora de mostrar qual é a “pega” correta na amamentação.
A “pega” é fundamental para que o bebê aprenda a retirar o leite do peito de maneira eficaz, ou seja, abocanhando grande parte ou toda a aréola, não só o mamilo.
Existem algumas técnicas que facilitam a “pega”, tornando esse momento mais especial entre mãe e filho:
Por outro lado, a “pega” não está correta se:
Nesses casos, há uma posição inadequada por parte da mãe ou do bebê, indicando que a criança não está posicionando a sua boca corretamente na aréola. Uma medida é usar o dedo mindinho para interromper e, assim, tentar novamente.
A “pega” correta na amamentação é fundamental para promovê-la de forma mais saudável e confortável para mãe e bebê, fortalecendo os seus laços e tornando esse momento ainda mais especial.
Caso contrário, a “pega” incorreta pode causar algumas adversidades, como:
Nesses casos, se o bebê não conseguir realizar a “pega” correta de jeito nenhum, é necessário procurar ajuda médica para saber como proceder com a amamentação, com o objetivo de facilitar esse processo e estreitar ainda mais a relação.
Se você achou que o nosso post ajudou você a entender um pouco mais sobre a “pega” correta na amamentação, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.