Estou pronta para engravidar? 5 dicas para descobrir
Você deseja engravidar, mas não sabe se está pronta para embarcar nesse grande momento da sua vida? Então fique tranquila, porque essa sensação é mais comum do que você imagina. […]
Você já ouviu falar no ácido fólico? Essa é uma vitamina muito importante, não só para o bom funcionamento do nosso organismo, mas também para o desenvolvimento do feto durante a gestação!
Para você saber mais sobre essa substância e por que os médicos recomendam tomar o ácido fólico na gravidez, preparamos este texto que também mostra como obtê-lo de forma natural e quando deve ser realizada a sua ingestão.
Desejamos uma excelente leitura!
É uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água, que é essencial para formar proteínas e hemoglobinas no organismo humano. O ácido fólico também pode ser chamado de vitamina B9 ou de vitamina M.
Entre os seus benefícios, podemos destacar: a diminuição do risco do mal de Alzheimer; e a prevenção de doenças cardíacas, anemias e derrames. Logo, podemos perceber que é uma substância essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, inclusive para o da mulher grávida.
Além dos benefícios que o ácido fólico traz para o nosso organismo, ele se torna ainda mais essencial durante a gravidez.
Essa vitamina ajuda na boa formação do tubo neural do feto, que fará o desenvolvimento ao cérebro e à medula espinhal do bebê. Ainda em relação ao bebê, ela também auxilia na prevenção de problemas cardíacos, na formação da placenta, do DNA e previne complicações cardíacas, urinárias e a ocorrência do lábio leporino.
Já em relação à mulher, o ácido fólico na gravidez ajuda a prevenir a ocorrência da pré-eclâmpsia, que pode ser muito perigosa e até mesmo fatal para a mãe e o bebê.
Se a mulher não tiver quantidades suficientes da vitamina, é possível que ocorram algumas malformações no feto. É o caso da anencefalia, que prejudica o desenvolvimento do cérebro e pode reduzir a sua expectativa de vida para algumas horas ou dias; e a espinha bífida, que ocorre quando a medula não se fecha totalmente e, nos casos mais graves, pode causar danos neurológicos ao bebê.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 0,4 mg de ácido fólico na gravidez, o quanto antes possível e durante todo o período. Ainda de acordo com a OMS, o consumo ajuda a reduzir o risco de baixo peso no nascimento, a deficiência de ferro e a anemia materna.
Inclusive, o processo de formação do cérebro e da medula espinhal do bebê ocorre no início da gestação. Por isso, mesmo antes de engravidar, você pode incluir essa substância na sua alimentação diária.
Uma maior quantidade do ácido fólico pode ser obtido por meio de um complemento vitamínico. Mas existem vários alimentos que são ricos nessa substância e que você pode – e deve – incluir na sua rotina. Veja só:
É bom lembrar que o ácido fólico não tem a capacidade de aumentar a fertilidade da mulher, mas sim de auxiliar no bom desenvolvimento do seu bebê e contribuir para uma gestação mais tranquila e segura.
Se você tiver alguma dúvida sobre a ingestão de ácido fólico na gravidez, ou até mesmo antes desse período, converse com um especialista que possa indicar a dosagem ideal para você, de acordo com o seu caso.
Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre ácido fólico na gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.