Quando nascem os primeiros dentinhos?

Quando nascem os primeiros dentinhos?

As mamães e os papais de plantão mal podem esperar pelo nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, que representam um momento muito especial para a sua vida e para o seu desenvolvimento. 

A ansiedade para saber quando eles vão nascer pode ser grande. Porém, vale lembrar que cada bebê tem um tempo para desenvolver a sua arcada dentária, e não existe certo, nem errado nesse caso – com exceções. 

Se você deseja saber quando, em média, costumam nascer os primeiros dentes do bebê, continue lendo este post e veja, também, como cuidar do sorriso do seu grande amor conforme a sua faixa etária. 

Desejamos uma excelente leitura!

Quando nascem os primeiros dentinhos?

Geralmente, a partir dos 6 meses. Os primeiros dentes que costumam nascer são os dois frontais da parte inferior da boca. 

Porém, há casos em que os primeiros dentinhos do bebê podem nascer antes (a partir dos 5 meses) ou depois (até 1 ano). Não há regra, portanto, não se assuste caso você se depare com eles antes ou depois do tempo esperado. 

Em raras situações, pode acontecer de o primeiro dente nascer logo no primeiro mês, ou não nascer após 18 meses. Em ambos os casos, é muito importante consultar um odontopediatra para averiguar se está tudo bem com a saúde bucal do pequeno.

Vale mencionar que todos os outros dentes que irão nascer até os 3 anos de idade são chamados de dentes de leite. Eles precedem o nascimento da dentição permanente e são os responsáveis por ajudar na mastigação e por ajudar os futuros dentinhos a se posicionarem corretamente na boca. 

Como cuidar dos dentinhos com o passar do tempo?

Conforme os primeiros dentinhos do seu bebê forem nascendo, é necessário adotar algumas práticas de cuidado para garantir o maior conforto do seu bebê, que pode se incomodar com a novidade. A sua gengiva, por exemplo, pode ficar inchada e avermelhada após as primeiras erupções. 

Para o seu filhote se acostumar com esse marco em sua vida, veja como cuidar (e também ajudá-lo a cuidar) dos dentinhos de acordo com a sua faixa etária. 

0 a 6 meses

Os primeiros dentes costumam nascer no 6º mês. Apesar de muitas pessoas associarem sintomas como febre, diarreia e excesso de saliva à novidade, não há comprovação científica de que esses fatos estejam associados. 

Por isso, se o seu bebê apresentar uma dessas complicações, converse com o pediatra para investigar a causa do problema. 

6 a 12 meses

Nesse período, os dentes da frente inferiores ainda podem nascer. Mas de forma geral, os dois dentes frontais superiores costumam nascer entre os 9 e os 13 meses. 

1 a 2 anos

Geralmente, até os 16 meses, o bebê tem apenas quatro dentinhos na boca: os dois inferiores e os dois superiores. 

Depois desse período, os dentes molares podem começam a nascer. Eles são os responsáveis por triturar os alimentos. 

Por isso, durante essa fase, é aconselhável introduzir a criança a alimentos consistentes e que estimulem a mastigação, de forma que estimule o desenvolvimento da arcada dentária e o melhor posicionamento da língua. 

2 a 3 anos

Até os 3 anos, a primeira dentição costuma estar totalmente formada. Nesse período, a arcada dentária da criança contará com o total de 20 dentes (10 em cima e 10 embaixo). Os dentes de leite podem começar a cair a partir dos 6 anos. 

Considerações finais

Agora você já sabe quando nascem os primeiros dentinhos e qual é a ordem cronológica dele.

Porém, vale lembrar que cada caso é um caso e não existem regras durante o desenvolvimento do bebê.

O primeiro dente pode nascer entre os 5 meses e o 1º aninho, mas há casos excepcionais. Se o seu filhote não tiver nenhum registro de dente até completar 18 meses, é necessário entrar em contato com o odontopediatra, o médico responsável por acompanhar o desenvolvimento dos dentes do bebê.

Mas não deixe para visitar o odontopediatra somente nesses casos. A visita deve ser marcada após o nascimento do primeiro dentinho, e o retorno às consultas deve ser combinado com o profissional e dependerá da saúde bucal do pequeno. 

Aproveite o momento para tirar as suas dúvidas quanto à escovação e à higiene bucal. O especialista irá recomendar as melhores orientações, de acordo com o caso do seu bebê. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre o nascimento dos primeiros dentinhos, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 3 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...