8 dicas para estimular o bebê a começar a falar
Se o seu pequeno ainda não pronunciou a primeira palavrinha aos 10 meses, não é necessário se preocupar. Continue estimulando e incentivando esse momento tão importante da vida do bebê.
Mamães e papais, já pensaram no que fazer se o recém-nascido estiver com as narinas obstruídas? O excesso de muco pode trazer muito incômodo ao seu filhote, até porque, nessa idade, ele não vai saber assoar o nariz. Por isso, é fundamental saber como limpar o nariz do seu bebê.
A melhor parte é que essa é uma técnica simples. Para descobrir como fazer, continue lendo o post e proporcione o conforto que o seu pequeno precisa.
Desejamos uma excelente leitura!
O cuidado com o narizinho do bebê ajuda a evitar a desidratação e a manter a região mais limpa, evitando o acúmulo de secreções e de impurezas, como as crostas, causadas em gripes, rinites e resfriados.
Além disso, se o nariz estiver obstruído, o bebê pode se sentir bastante incomodado e cansado. Dessa forma, torna-se mais difícil sugar o leite materno ou a mamadeira.
A forma mais recomendada de limpar o narizinho é por meio do soro fisiológico 0,9%, que ajuda a desfazer o muco. Também é aconselhável realizar a higienização após o banho morno, porque o vapor pode ajudar a dissolver a secreção. É possível aplicar a solução das seguintes formas:
Essa é uma opção para retirar grande volume de muco, já que a seringa leva uma maior concentração de soro fisiológico. Se for possível, procure optar pela seringa de bico, e não a de rosca, porque pode machucar a narina do bebê. Para aplicar, é aconselhável:
Se a secreção estiver grossa, é possível usar um aspirador nasal infantil de borracha, que suga o muco de dentro da narina do bebê. Ele pode ser o de bulbo (com o formato de uma pêra) ou o de sucção (com o formato de um tubinho ou canudo). Saiba como limpar o nariz do bebê com cada um deles!
Agora que você já sabe como limpar o nariz do bebê, saiba que esse processo precisa ser muito suave. Caso contrário, pode acabar machucando a região e piorar o quadro.
Provavelmente, o bebê vai evitar o contato e vai resistir à higienização (ainda mais se eles já tiverem ideia do que pode acontecer). Se ele não facilitar, espere um pouco e tente novamente em outro momento.
Em todo caso, é necessária muita paciência e cuidado para persistir na limpeza das narinas do bebê. Lembre-se de que a causa é nobre e vai ajudá-lo a respirar melhor.
Se tiver alguma dúvida, não deixe de consultar o pediatra quanto à necessidade e à forma adequada de realizar a lavagem nasal no seu filhote.
Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender um pouco mais sobre como limpar o nariz do bebê, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.