Sem mistério: aprenda a limpar o nariz de bebê recém-nascido

Sem mistério: aprenda a limpar o nariz de bebê recém-nascido

Mamães e papais, já pensaram no que fazer se o recém-nascido estiver com as narinas obstruídas? O excesso de muco pode trazer muito incômodo ao seu filhote, até porque, nessa idade, ele não vai saber assoar o nariz. Por isso, é fundamental saber como limpar o nariz do seu bebê.

A melhor parte é que essa é uma técnica simples. Para descobrir como fazer, continue lendo o post e proporcione o conforto que o seu pequeno precisa. 

Desejamos uma excelente leitura!

Por que limpar a região?

O cuidado com o narizinho do bebê ajuda a evitar a desidratação e a manter a região mais limpa, evitando o acúmulo de secreções e de impurezas, como as crostas, causadas em gripes, rinites e resfriados.

Além disso, se o nariz estiver obstruído, o bebê pode se sentir bastante incomodado e cansado. Dessa forma, torna-se mais difícil sugar o leite materno ou a mamadeira. 

Como limpar o nariz do bebê recém-nascido?

A forma mais recomendada de limpar o narizinho é por meio do soro fisiológico 0,9%, que ajuda a desfazer o muco. Também é aconselhável realizar a higienização após o banho morno, porque o vapor pode ajudar a dissolver a secreção. É possível aplicar a solução das seguintes formas:

Seringa plástica

Essa é uma opção para retirar grande volume de muco, já que a seringa leva uma maior concentração de soro fisiológico. Se for possível, procure optar pela seringa de bico, e não a de rosca, porque pode machucar a narina do bebê. Para aplicar, é aconselhável:

Aspirador nasal infantil de borracha

Se a secreção estiver grossa, é possível usar um aspirador nasal infantil de borracha, que suga o muco de dentro da narina do bebê. Ele pode ser o de bulbo (com o formato de uma pêra) ou o de sucção (com o formato de um tubinho ou canudo). Saiba como limpar o nariz do bebê com cada um deles!

Aspirador de bulbo:

Aspirador de sucção:

Considerações finais

Agora que você já sabe como limpar o nariz do bebê, saiba que esse processo precisa ser muito suave. Caso contrário, pode acabar machucando a região e piorar o quadro. 

Provavelmente, o bebê vai evitar o contato e vai resistir à higienização (ainda mais se eles já tiverem ideia do que pode acontecer). Se ele não facilitar, espere um pouco e tente novamente em outro momento. 

Em todo caso, é necessária muita paciência e cuidado para persistir na limpeza das narinas do bebê. Lembre-se de que a causa é nobre e vai ajudá-lo a respirar melhor. 

Se tiver alguma dúvida, não deixe de consultar o pediatra quanto à necessidade e à forma adequada de realizar a lavagem nasal no seu filhote. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender um pouco mais sobre como limpar o nariz do bebê, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...