Menstruação pós-parto: como fica?
Depois de ter um filho, talvez a última coisa que você consiga pensar é sobre a menstruação pós-parto. Mas, se isso já está passando pela sua cabeça ou esse texto […]
Os sintomas do início do trabalho de parto variam de mulher para mulher e de gravidez para gravidez.
A data prevista para um parto é quando se completam 40 semanas de gestação. No entanto, em algumas situações, o bebê pode nascer até duas semanas antes ou depois da data prevista.
Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a identificar os sinais do trabalho de parto.
Boa leitura!
As contrações começam em tempos espaçados, geralmente com intervalos de 10 ou 20 minutos, que vão diminuindo com o passar do tempo, tornando-se cada vez mais intensas, dolorosas e frequentes.
Para cronometrar as contrações, é necessário anotar o tempo exato que cada uma começa e a sua duração, quando as contrações estiverem ocorrendo em intervalos de 5 minutos, é sinal que pode estar começando o trabalho de parto.
No entanto, em algumas situações, pode ser alarme falso. Por isso, vale ficar atenta às seguintes características:
Quando a bolsa amniótica é rompida, esse é um dos sinais mais evidentes da aproximação do trabalho de parto.
O rompimento da bolsa se caracteriza pela saída de um líquido morno através da vagina, o chamado líquido amniótico. Isso ocorre porque o bebê desce até ao canal de parto e a bolsa amniótica que o envolve comprime-se até se romper.
Pelo simples fato de a bolsa ter rompido, o ideal é contatar o médico e se dirigir para o hospital, imediatamente, já que o trabalho de parto pode ocorrer a qualquer momento.
O colo do útero, ou colo uterino, é a abertura do útero que fica na parte de cima do canal de parto (vagina).
Durante o trabalho de parto, o colo do útero se abre em até 10 centímetros. Isso acontece porque as contrações comprimem o músculo uterino, provocando a abertura (dilatação) do colo.
Quando você sentir os sintomas mencionados, saberá que a hora do parto está próxima.
Vale lembrar que se um parto cesariana estiver marcado, e ainda sentir os sinais de parto normal, o médico deve ser informado imediatamente para se dirigir ao hospital.
No caso de parto normal, a sugestão é manter a calma, começar a cronometrar as contrações e se dirigir tranquilamente para o hospital.
O trabalho de parto costuma ser demorado, dando tempo suficiente para chegar à maternidade. Aliás, aqui no blog, publicamos um artigo explicando os procedimentos para cada tipo de parto: normal e cesariana.
De qualquer forma, ligue para o seu médico e explique, detalhadamente, todos os sintomas, bem como os intervalos e duração das contrações.
Também é importante lembrar que o trabalho de parto pode levar em média 14 horas, especialmente no nascimento do primeiro filho.
Quando as contrações começam a ficar muito fortes, com intervalos de 5 minutos, é porque a hora do parto está bem próxima.
Mas, é importante manter a calma, afinal, o parto ocorre em três fases e dá tempo de chegar à maternidade. As três fases do parto são: a dilatação, que é a fase mais demorada; a fase ativa, que é o nascimento do bebê e fase da saída da placenta.
Lembre-se de levar em consideração o trajeto e o trânsito para o hospital. A recomendação é sair de casa quando as contrações estiverem em intervalos de 20 minutos.
Outro aspecto importante é tentar manter a calma, pois quanto mais relaxada você estiver, mais rápido e melhor será o andamento do parto
Como vimos ao longo deste post, embora possa ser um alarme falso, quando chega a hora do parto, os sinais serão tantos, que você saberá que chegou a hora do seu filho nascer.
O mais importante de tudo nesse momento, é tentar manter a calma e o foco e, claro, contar com uma boa maternidade que garanta o seu conforto e do seu bebê e atenda às suas necessidades.
Se você achou que o nosso post ajudou você a entender sobre os sinais do parto, e se sente preparada para dar o próximo passo, clique aqui e conheça o nosso hospital maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.