Estou pronta para engravidar? 5 dicas para descobrir
Você deseja engravidar, mas não sabe se está pronta para embarcar nesse grande momento da sua vida? Então fique tranquila, porque essa sensação é mais comum do que você imagina. […]
Os cistos no ovário são bolsas acumuladas de líquidos que podem aparecer ao longo da vida reprodutiva da mulher. Por estarem presentes nessa glândula tão fundamental do sistema reprodutor, muitas pessoas se perguntam se eles interferem nas tentativas de engravidar.
Se você tem cistos no ovário, ou suspeita de ter, e deseja se tornar mãe em breve, fique tranquila. Preparamos este post que explica como eles aparecem, como tratá-los e de que forma eles interferem (ou não) nos planos de gravidez.
Desejamos uma excelente leitura!
Na maior parte dos casos, os cistos no ovário são pequenos, benignos e não precisam de remoção, porque eles podem desaparecer espontaneamente, mas isso irá depender do seu tipo, tamanho e até mesmo da idade da paciente.
No entanto, se o cisto não desaparecer, o médico poderá indicar uma intervenção cirúrgica para retirá-lo.
Também existem alguns casos, embora raros, de cisto malignos e que podem representar um tumor, que também precisam de remoção.
Os tipos mais comuns de cistos são:
De forma geral, um cisto no ovário não costuma provocar sintomas. Porém, dependendo do caso, a mulher pode sentir e sofrer algumas alterações e desconfortos, como:
A identificação de cistos no ovário é feita por um médico, através de exames de imagem, como o ultrassom transvaginal, que pode facilitar o reconhecimento do tipo de cisto no ovário que a paciente apresenta.
Se não for possível descartar a possibilidade de um tumor maligno por meio desses exames, o médico pode recomendar a remoção do cisto para avaliá-lo por meio de um exame histopatológico, que vai avaliar toda a sua estrutura e confirmar a natureza dessa lesão.
O tratamento é individualizado e pode variar de acordo com o histórico e com o caso de cada paciente. O médico poderá recomendar o uso de anticoncepcionais hormonais, como as pílulas e as injeções, para evitar o surgimento de novos cistos e eliminar os já existentes.
De forma geral, os cistos no ovário não atrapalham os planos de ser mãe, sendo raros os casos em que eles causam infertilidade. Entretanto, devido às alterações hormonais que eles causam, é possível que eles dificultem o processo.
Para quem deseja engravidar, o acompanhamento é imprescindível e o tratamento mais recomendado para o caso será orientado pelo ginecologista, de forma que possa induzir a ovulação e facilitar a concepção natural.
Caso a fertilidade da mulher esteja comprometida por outros aspectos (ou até mesmo por conta dos cistos), é provável que o especialista recomende um tratamento de reprodução assistida, como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro.
Na maior parte dos casos, os cistos no ovário aparecem e desaparecem de forma espontânea, e não representam uma grande ameaça à fertilidade feminina.
Apesar disso, é extremamente aconselhável se consultar com o seu médico ginecologista, principalmente se você deseja engravidar em breve e, assim, realizar o diagnóstico e começar o tratamento adequado.
Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre cisto no ovário, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.