Tenho cisto no ovário e quero engravidar. O que eu faço?

Tenho cisto no ovário e quero engravidar. O que eu faço?

Os cistos no ovário são bolsas acumuladas de líquidos que podem aparecer ao longo da vida reprodutiva da mulher. Por estarem presentes nessa glândula tão fundamental do sistema reprodutor, muitas pessoas se perguntam se eles interferem nas tentativas de engravidar

Se você tem cistos no ovário, ou suspeita de ter, e deseja se tornar mãe em breve, fique tranquila. Preparamos este post que explica como eles aparecem, como tratá-los e de que forma eles interferem (ou não) nos planos de gravidez. 

Desejamos uma excelente leitura!

O que os cistos no ovário indicam?

Na maior parte dos casos, os cistos no ovário são pequenos, benignos e não precisam de remoção, porque eles podem desaparecer espontaneamente, mas isso irá depender do seu tipo, tamanho e até mesmo da idade da paciente. 

No entanto, se o cisto não desaparecer, o médico poderá indicar uma intervenção cirúrgica para retirá-lo. 

Também existem alguns casos, embora raros, de cisto malignos e que podem representar um tumor, que também precisam de remoção. 

Os tipos mais comuns de cistos são: 

Quais são os sintomas?

De forma geral, um cisto no ovário não costuma provocar sintomas. Porém, dependendo do caso, a mulher pode sentir e sofrer algumas alterações e desconfortos, como:

Como realizar o diagnóstico?

A identificação de cistos no ovário é feita por um médico, através de exames de imagem, como o ultrassom transvaginal, que pode facilitar o reconhecimento do tipo de cisto no ovário que a paciente apresenta. 

Se não for possível descartar a possibilidade de um tumor maligno por meio desses exames, o médico pode recomendar a remoção do cisto para avaliá-lo por meio de um exame histopatológico, que vai avaliar toda a sua estrutura e confirmar a natureza dessa lesão. 

Como tratá-los?

O tratamento é individualizado e pode variar de acordo com o histórico e com o caso de cada paciente. O médico poderá recomendar o uso de anticoncepcionais hormonais, como as pílulas e as injeções, para evitar o surgimento de novos cistos e eliminar os já existentes.

Como eles interferem nos planos de engravidar?

De forma geral, os cistos no ovário não atrapalham os planos de ser mãe, sendo raros os casos em que eles causam infertilidade. Entretanto, devido às alterações hormonais que eles causam, é possível que eles dificultem o processo.

Para quem deseja engravidar, o acompanhamento é imprescindível e o tratamento mais recomendado para o caso será orientado pelo ginecologista, de forma que possa induzir a ovulação e facilitar a concepção natural. 

Caso a fertilidade da mulher esteja comprometida por outros aspectos (ou até mesmo por conta dos cistos), é provável que o especialista recomende um tratamento de reprodução assistida, como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro. 

Considerações finais

Na maior parte dos casos, os cistos no ovário aparecem e desaparecem de forma espontânea, e não representam uma grande ameaça à fertilidade feminina.

Apesar disso, é extremamente aconselhável se consultar com o seu médico ginecologista, principalmente se você deseja engravidar em breve e, assim, realizar o diagnóstico e começar o tratamento adequado. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre cisto no ovário, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...