Estou pronta para engravidar? 5 dicas para descobrir
Você deseja engravidar, mas não sabe se está pronta para embarcar nesse grande momento da sua vida? Então fique tranquila, porque essa sensação é mais comum do que você imagina. […]
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 15% dos casais no mundo são inférteis, ou seja, enfrentam dificuldades para engravidar.
E as emoções negativas e as condições de saúde como depressão e ansiedade podem prejudicar ainda mais esse processo.
Para você saber como a saúde mental pode interferir nas tentativas, preparamos este texto que mostra, acima de tudo, o quanto o apoio psicológico pode aumentar as probabilidades de sucesso e de conseguir o tão sonhado positivo.
Desejamos uma excelente leitura!
O estresse, a ansiedade e a depressão são alguns dos responsáveis pelos casos de infertilidade feminina e masculina. A mulher, o homem e/ou o casal já podem sofrer desses transtornos antes de tentar engravidar, mas a dificuldade nesse processo pode ser a grande responsável por despertar ou agravar esses quadros.
Essas condições também podem se manifestar caso o casal sinta medo de gerar uma vida. Afinal, cuidar de um filho implica em muitas responsabilidades, e essa confusão de sentimentos também pode interferir nas tentativas de concepção.
Mas de que forma as emoções e os transtornos mentais afetam na dificuldade de concepção? O estresse e a ansiedade, por exemplo, liberam no organismo um hormônio chamado cortisol, que pode alterar a regularidade do ciclo menstrual e provocar a falta de ovulação.
Já a depressão pode causar a falta de libido tanto para a mulher, quanto para o homem. No caso do homem, os medicamentos utilizados para tratar a causa podem retardar a ejaculação e comprometer a qualidade do sêmen.
A melhor forma de entender os sintomas, as consequências dos transtornos mentais e atravessar pela dificuldade de concepção é por meio do apoio psicológico.
Porque ele dá o suporte necessário para a mulher, o homem e/ou o casal compreender os próprios sentimentos, controlar as expectativas e superar as angústias, que são muito comuns para quem tenta engravidar e não consegue.
Além disso, o psicólogo é o profissional responsável por diagnosticar transtornos mentais, e se for o caso, ele fará um trabalho em cima desse diagnóstico, que é essencial para quem está passando por esse momento de dificuldade.
Durante as consultas com o profissional, a mulher, o homem e/ou o casal podem compartilhar as suas frustrações, dúvidas e angústias em relação ao processo de conceção. Inclusive, essa é uma forma de eles ouvirem um ao outro com tolerância e se conectarem ainda mais, fortalecendo o relacionamento, que pode ficar abalado por conta da frustração.
Com base nessas questões, o profissional possa auxiliá-los a ressignificar, diminuir a apreensão e prepará-los para as mudanças, sejam elas positivas ou negativas.
Não existe uma regra específica, mas é aconselhável procurar esse apoio quando você e o seu parceiro estiverem tentando engravidar, sem sucesso, e se sentindo preocupados em relação a isso.
Ou seja, o tempo de acompanhamento é variável de acordo com cada caso. Existem casais que optam pelas sessões antes, durante e após o processo, assim como há casais que procuram o profissional apenas antes de conseguirem a tão sonhada gestação, seja ela natural ou condicionada por um tratamento de fertilidade.
Independentemente das circunstâncias, o objetivo é fazer com que o paciente se sinta confortável e confiante em tentar novamente, ou até mesmo a mudar os planos, compreender as mudanças e ressignificar os sentimentos de frustração e de raiva que possam surgir, se esse for o caso.
É extremamente normal que o casal fique fragilizado e frustrado por não conseguir realizar a concepção, o que interfere na sua saúde e, consequentemente, nas próximas tentativas.
Por isso, o apoio psicológico é extremamente importante para o casal compreender o que está acontecendo, equilibrar as suas emoções e entrar em sintonia. O conjunto de sentimentos positivos aumenta, definitivamente, as chances de engravidar.
Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre o apoio psicológico para quem tenta engravidar, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.