Como ajudar o bebê a andar?
Os primeiros passos do bebê são muito esperados pelas mamães e pelos papais, que se derretem só de olhar aquele pequeno serzinho se desbravando em novas aventuras e se desenvolvendo aos poucos.
Assim como a mãe tem papel essencial na amamentação do seu filho, o pai também pode (e deve) ajudar nesse processo. Afinal, a responsabilidade é mútua e pode ser dividida de diferentes formas.
Você, papai, sabe qual é o seu papel nesse vínculo tão importante? E você, mamãe, sabia que pode dividir os cuidados com ele? Ao longo deste texto, vamos desconstruir mitos antigos e mostra ao casal como dividir as responsabilidades e não sobrecarregar apenas a mulher.
Desejamos uma excelente leitura!
Porque apesar de o homem não ser capaz de amamentar, ele é a figura paterna responsável também por estabelecer vínculo e passar carinho para o pequeno.
É essencial que o pai atue na educação do filho, e esse primeiro momento – a amamentação – pode ser a oportunidade de estabelecer esse primeiro contato. Posteriormente, o pai não terá do que se arrepender ou se queixar, pois ele saberá que participou dos principais momentos de seu filho e/ou de sua filha.
Para o bebê, a presença do pai mostra admiração, amor e vínculo de confiança. Lembrando que essa presença (nem sempre tão comum, mas necessária) pode render frutos não imediatos, mas ao longo do tempo.
Para a mãe, é saber que ela tem um apoio nos momentos mais difíceis ou que necessitam de algum suporte.
Existem diversas formas de se estar presente e cumprir com o papel de pai, oferecendo suporte e ajudando nas necessidades do bebê. Afinal, o homem é capaz de cuidar do filho assim como a mulher. Na hora da amamentação, os papais devem:
Os primeiros dias e meses de vida do pequeno podem ser mais delicados, mas não menos importantes e especiais. E, como consequência, a mamãe pode ficar sobrecarregada na maior parte do tempo cuidando do bebê.
Por isso, é mais do que necessário o homem colaborar com esse momento, ajudando nas tarefas domésticas, procurando se informar sobre a importância da amamentação e acompanhando as consultas com o pediatra, aproveitando para tirar as suas dúvidas e ficar imerso no universo do seu filho ou filha.
Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre o papel do pai na amamentação, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade.
Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.