Banho em recém-nascido: quando é o momento certo para dar?

Banho em recém-nascido: quando é o momento certo para dar?

O banho é um dos primeiros contatos com o bebê. Mas esse momento pode se tornar um desafio, especialmente para os papais de primeira viagem. 

A dificuldade pode ser maior quando falamos do banho no bebê recém-nascido, que ainda inspira maiores cuidados. Vale lembrar que um bebê é reconhecido como recém-nascido até o 27º dia de vida. 

Para que você saiba tudo sobre o primeiro banho do seu filho – ou filha – tiramos as principais dúvidas sobre o assunto neste texto especial. 

Desejamos uma excelente leitura! 

Quando é o melhor momento para dar o primeiro banho no bebê? 

Muitos papais, especialmente os de primeira viagem, acreditam que o recém-nascido deve ter o seu primeiro banho logo após o parto. Porém, isso é um mito. De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, o primeiro banho do recém-nascido deve ser dado, no mínimo,  24 horas após o nascimento.

Mas por que tanto tempo depois? Porque esse é o tempo necessário para o bebê absorver os nutrientes do vérnix caseoso, substância que recobre a pele do recém-nascido com uma textura gordurosa, de aparência esbranquiçada. 

O seu aspecto desagradável pode ser confundido com “sujeira”, mas o vérnix traz diversos benefícios para a saúde do bebê recém-nascido, tais como:

Mesmo depois das 24 horas, o primeiro banho não deve remover completamente o vérnix da pele do bebê, porque ele é absorvido de forma espontânea. O ideal é secá-lo, sem esfregá-lo ou removê-lo. 

Como dar banho no bebê recém-nascido? 

Os primeiros banhos do recém-nascido precisam ser dados com muita atenção e os cuidados começam mesmo antes da atividade, para torná-la mais fácil. Portanto, antes do banho, separe:

Se você utilizar sabonete ou xampu, opte por um neutro, sem perfume e sem a presença do detergente lauril sulfato de sódio, que pode irritar a pele do bebê recém-nascido.

Reúna todos os itens em um local quente, sem a entrada de correntes de ar, para ajudar a manter o bebê aquecido. Também é muito importante que a mãe, sempre que possível, conte com a ajuda do pai ou de outra pessoa nesse processo, que pode ser mesmo complicado em um primeiro momento. 

Quando estiver tudo pronto, é hora de começar o banho da seguinte forma:

  1. Apoie o bebê, virado para cima, sobre uma toalha fralda em uma superfície plana. 
  2. Mantenha o bebê agasalhado enrolando as pontas da toalha ao redor do corpinho.
  3. Molhe um pedaço de pano na água morna e comece limpando a cabeça e os cabelos suavemente.
  4. Proteja os ouvidos usando o seu polegar e dedo médio da mão não dominante.
  5. Com um pano seco, dê tapinhas bem leves para secar a região e passar para a próxima área.
  6. Continue mantendo o bebê protegido com a toalha fralda, expondo os membros aos poucos, de acordo com a região que for limpa.
  7. Após o banho, enrole o bebê em uma toalha macia. Não esfregue o corpo e procure secá-lo de forma rápida, para que ele não fique com frio. 

Como limpar o coto umbilical? 

Uma dúvida muito frequente é o que fazer com o coto umbilical (parte do cordão umbilical que permanece após o nascimento) durante o banho. 

O recomendado é que o coto umbilical não seja molhado durante o banho, pois é uma área suscetível a bactérias e a secreções. Porém, essa região também precisa ser limpa, mas de forma diferenciada.

Antes de o coto umbilical cair (o que pode levar até três semanas após o parto), procure limpá-lo com algodão ou cotonete umedecido em álcool 70º. 

Se o coto umbilical for molhado acidentalmente, use a toalha do bebê para secá-lo de forma leve e delicada, com alguns tapinhas. 

Qual é a frequência ideal de banho no recém-nascido? 

Cuidado com o excesso de banho no bebê recém-nascido. Nesta fase, o banho pode ser dado duas ou três vezes por semana, desde que a região da fralda se encontre bem limpa. 

Porém, quando o bebê cuspir ou regurgitar em si mesmo, os intervalos dos banhos precisam ser menores, ou seja, mais banhos devem ser dados.

Após o término do período de recém-nascido (27 dias), converse com o seu médico obstetra para averiguar se o bebê está pronto para receber o chamado “grande banho”, isto é, na banheira.

Considerações finais

É fundamental destacar que todo e qualquer banho no bebê recém-nascido deve ser realizado em condições impecáveis de higiene, para evitar o contato com bactérias e infecções. 

Seguindo as orientações acima, é possível contornar o medo de dar banho no seu filho ou filha, tornando essa atividade prazerosa, cuidadosa e, principalmente, repleta de amor e união. 

E não fique frustrada caso o bebê não reaja bem à hora do banho nos primeiros dias. Por isso, durante esse momento, experimente cantar e falar com ele, para mostrar que está tudo bem e, assim, estreitar os laços entre vocês. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender sobre banho em bebê recém-nascido, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...