Choram muito, mas não têm lágrimas? Essa e outras 11 curiosidades sobre o seu bebê recém-nascido

Choram muito, mas não têm lágrimas? Essa e outras 11 curiosidades sobre o seu bebê recém-nascido

A chegada do bebê recém-nascido é um momento de muita alegria, mas também de muitas dúvidas e novidades, ainda mais para as mamães e os papais de primeira viagem.

Isso é perfeitamente normal, já que toda a situação é nova por si só. Mas existem algumas particularidades que os bebês apresentam nessa fase que são bastante curiosas. É o caso, por exemplo, de os pequenos chorarem bastante, mas não cair uma lágrima sequer em seu rostinho! Como isso é possível?

Para desmistificar essa e outras dúvidas, reunimos, ao total, 12 curiosidades sobre o maravilhoso universo dos recém-nascidos. 

Desejamos uma excelente leitura! 

1) A visão do bebê recém-nascido é limitada

Nas primeiras semanas de vida, os bebês costumam ter a vista embaçada, especialmente quando enxergam uma pessoa ou um objeto muito de perto.

Um estudo da Universidade de Oslo e da Universidade de Uppsala, na Suécia, provou que um recém-nascido consegue enxergar melhor e até reconhecer expressões faciais quando estão em uma distância de, aproximadamente, 30 cm. Uma curiosidade fofa é que essa costuma ser a mesma distância entre ele e o rosto da mãe durante a amamentação. <3

Além disso, o recém-nascido é capaz de enxergar cores, mas ainda não consegue identificá-las, nem distinguí-las.

2) Estrábico ou não?

Essa dúvida pode surgir para algumas mamães durante as primeiras semanas de vida do bebê. Mas se você pegar o seu filhote “vesguinho” por algum momento, saiba que isso pode acontecer ocasionalmente nessa fase. 

Isso se explica porque o bebê recém-nascido ainda está treinando os músculos que são responsáveis pelos olhos, então não significa que ele, de fato, apresenta alguma condição de estrabismo Mas vale ressaltar que, se esse movimento ocorrer com frequência, é aconselhável consultar o seu pediatra. 

3) O inchaço nos primeiros dias é normal

Você pode notar que algumas partes do corpinho do bebê podem desinchar ao longo dos primeiros dias de vida. É o caso, por exemplo, do rosto, dos olhos e das mamas. 

Tanto meninos quanto meninas podem apresentar as mamas inchadas em um primeiro momento, já que o bebê recebeu muito contato com o hormônio da mãe antes do parto. Por isso, não se assuste, não aperte essas partes e espere para que elas possam desinchar naturalmente. 

4) As bebês meninas podem apresentar uma breve “menstruação”

É isso mesmo! Não se assuste se você for mãe de menina e notar uma pequena quantidade de sangue na fralda da sua filha. 

Isso se explica porque, assim como no caso do inchaço das mamas, a recém-nascida teve um longo contato com o estrogênio durante a gravidez. Só que, logo após o nascimento, essa quantidade de hormônio que a bebê estava acostumada cai abruptamente, podendo resultar na descamação do endométrio e, consequentemente, nessa situação que lembra a menstruação. O esperado é que a condição se regularize em poucos dias. 

5) A pele pode apresentar descamação

Se você notar uma espécie de crosta pelo corpo do seu filhote, saiba que isso pode ser causado pela dermatite seborreica (também conhecida como crosta láctea). 

Essa condição é a passagem dos hormônios da mãe para o bebê recém-nascido, que faz com que a produção de sebo seja abundante em determinadas regiões do corpinho. Lembrando que a dermatite seborreica é comum, não causa dor e nem danos à saúde do bebê.

Para aliviá-la, é possível lavar o cabelinho do seu filhote com um shampoo suave durante o banho, e utilizar um óleo de origem vegetal antes do banho para retirar a crosta nas demais partes do corpo. Em ambos os casos, não esfregue, nem puxe as casquinhas. Em caso de dúvidas, converse com o seu pediatra. 

Ah, e vale ressaltar que a dermatite não está associada ao vérnix caseoso, que é a substância que envolve a pele do bebê nas primeiras horas de vida. 

6) O chorinho não vem acompanhado de lágrimas

Por que o recém-nascido chora tanto, mas não sai uma gotinha de lágrima dos seus olhos? Essa pergunta tem uma explicação: nos primeiros dias de vida, o bebê ainda não consegue produzir lágrimas porque o seu canal lacrimal ainda não está funcionando adequadamente. 

Mas isso não quer dizer que os gritos não sejam choros, viu? A ausência de lágrimas não interfere no real significado da situação!

7) Eles dormem até 16 horas por dia!

Mamãe, você pode não perceber, mas os bebês recém-nascidos costumam ter cerca de 16 horas de sono por dia! Não é um sono contínuo, mas sim dividido em pequenas sonecas, que podem durar de 2 a 4 horas, em média. 

Mas por que eles dormem tanto? Porque o sono é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Para se ter uma ideia, é durante esse tempinho precioso em que o GH, o hormônio do crescimento, é liberado, assim como as demais proteínas e substâncias que regulam o apetite e desenvolvem o sistema imunológico. 

8) As primeiras fezes são diferentes das demais

Não se assuste se você reparar em uma coloração diferente nas fezes do seu pequeno nos primeiros dias de vida. Na realidade, essas primeiras fezes se chamam mecônio. 

Ele tem uma cor bem escura e uma consistência pastosa que, à primeira vista, podem causar estranheza, mas na realidade isso é perfeitamente normal. O mecônio é resultado do acúmulo de líquidos que o bebê engolia ainda dentro do útero. 

Conforme você for o amamentando, é normal que as próximas fezes sejam mais claras e consistentes. 

9) Os bebês costumam nascer com algumas partes do corpo azuladas

Por mais estranho que seja, não se assuste ao se deparar com as mãos, os lábios e os pés do seu filhote em um tom azulado logo após o parto. Essa coloração se chama acrocianose e é resultado de uma reação causada pelos vasos sanguíneos, que ainda estão se adaptando ao frio do mundo externo, depois de tanto tempo quentinhos no ambiente uterino. 

Por isso, é fundamental manter o seu bebê aquecido para diminuir a coloração azulada e fazer com que ele se acostume às temperaturas aqui fora.

10) Eles podem nascer com bastante pelinhos

Alguns bebês podem nascer com o corpo coberto de pelos, que vão caindo com o passar do tempo. Isso se explica porque, ainda durante a gestação, o feto é coberto por uma camada chamada lanugo, que nada mais é do que uma camada revestida de pelos. Eles podem cair ainda dentro do útero, mas quando isso não acontece, o resultado é um recém-nascido peludinho. 

11) Os primeiros sorrisos não são exatamente sorrisos

É claro que qualquer movimento do bebê será extremamente lindo e marcante. Mas vale constar que, nos primeiros meses, o sorriso será fruto de um movimento involuntário, que pode acontecer até mesmo durante o sono. 

Geralmente, os sorrisos espontâneos e as gargalhadas começam a partir do terceiro mês de vida. De qualquer forma, mesmo ainda não sendo intencional, vale o registro e a memória desse momento tão especial! 

12) Um bebê apresenta mais ossos do que um adulto

É isso mesmo! O bebê recém-nascido apresenta 300 ossos, mas um adulto contabiliza 206 deles. Você deve estar se perguntando: por que e como houve essa redução?

Porque o corpinho do bebê é composto por cartilagens que são consideradas como pequenos ossos. Ao longo do tempo, as cartilagens se fundem e criam os ossos que se tornam fixos no nosso corpo. Esse processo de mudança se chama ossificação e ocorre até os 20 anos de idade. 

Considerações finais

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as principais curiosidades do bebê recém-nascido, vale ressaltar que, em caso de qualquer adversidade, é necessário procurar o seu pediatra para averiguar a situação. 

Mas se você ainda está gravidinha, deve ter parado neste post porque está muito ansiosa com o dia em que vai conhecer o seu grande amor. Acertamos? Neste caso, você já deve saber que esse primeiro momento precisa ser inesquecível e muito especial. 

Por isso, a escolha da maternidade é fundamental, porque ela será a responsável por promover o suporte necessário para você e o seu bebê em todos os momentos. Uma equipe altamente qualificada, os equipamentos de ponta e um atendimento emergencial e especializado são alguns dos requisitos que a maternidade eleita precisa cumprir para a sua tranquilidade e bem-estar. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender um pouco mais sobre o atendimento do Domingos Lourenço, clique aqui.

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...