O que faz o bebê regurgitar? Descubra e saiba tratar

O que faz o bebê regurgitar? Descubra e saiba tratar

Muito comum nos bebês recém-nascidos, regurgitar é nada mais, nada menos, do que o ato de dar pequenos vômitos, especialmente após as refeições. Para que seja considerado normal, o “golfo” do bebê deve ter uma coloração esbranquiçada. 

Mas até que ponto as regurgitações são normais? Será que elas são o indicativo de algum problema de saúde mais sério? Para esclarecer essa e outras dúvidas, preparamos um post com tudo o que você precisa saber sobre a regurgitação e como tratá-la, deixando o seu bebê mais tranquilo. 

Desejamos uma excelente leitura! 

O que faz o bebê regurgitar?

Existem três casos que podem causar a regurgitação no bebê:

Qual o tempo considerado normal da regurgitação em bebês? 

É normal o bebê golfar até por volta dos 5 meses de idade, sendo que alguns episódios podem acontecer ainda durante o seu primeiro ano de vida. 

Regurgitar pode ser um problema?

Preste atenção se o golfo do bebê vem acompanhado dos seguintes sintomas:

Nesses casos, o bebê pode estar apresentando complicações relacionadas ao refluxo gastroesofágico ou à alergia alimentar, sendo extremamente necessária a ida ao pediatra para identificar e solucionar a questão. 

Inclusive, a regurgitação frequente e acompanhada de uma complicação de saúde pode aumentar os riscos de parada respiratória ou de pneumonia, porque o conteúdo do estômago pode passar para o pulmão do bebê. 

Como tratar? 

Caso o bebê tenha até 5 meses de vida e a regurgitação não venha acompanhada dos sintomas acima, é aconselhável continuar mantendo a amamentação, já que, nessa fase, regurgitar é um ato normal. Com o tempo, considere introduzir alimentos pastosos, como as papinhas, desde que sempre com o acompanhamento e a orientação do pediatra

Se o bebê tiver golfadas frequentes após esse período e apresentar sintomas adversos, converse com o pediatra para que ele indique o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de remédios e até a alteração na alimentação do bebê. 

Como evitar?

Embora seja normal, é possível evitar que o bebê regurgite, já que esse é um ato involuntário que o deixa incomodado e desconfortável. Você pode tentar medidas como:

Considerações finais

O ideal é que esses pequenos vômitos sejam capazes apenas de sujar a roupa da mamãe ou do papai, sem causar nenhum tipo de estresse, tampouco representar algum tipo de perigo para a saúde do bebê. 

Por isso, independentemente de vir junto ou não de sintomas, é fundamental estar sempre em contato com o pediatra para fazer o acompanhamento das golfadas e de demais questões do universo do recém-nascido

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender um pouco mais sobre o que faz o bebê regurgitar, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...