10 cuidados essenciais para se ter com o bebê recém-nascido

10 cuidados essenciais para se ter com o bebê recém-nascido

O nascimento de um filho é sempre um momento emocionante, mas também de muitas descobertas, especialmente para os papais de primeira viagem. Por isso, é normal que muitas mamães e papais tenham várias dúvidas sobre como cuidar de um serzinho tão delicado e frágil como o bebê recém-nascido

Pensando em esclarecer quais são os principais cuidados que se deve ter com o recém-nascido, preparamos um post com 10 orientações muito especiais e de grande ajuda para o desenvolvimento do seu filho.  

Desejamos uma excelente leitura! 

1) Ainda na maternidade

É claro que a mamãe e o papai estão ainda com o coração a mil após as primeiras horas ou dias de chegada do bebê. Mas é fundamental se certificar de que o filhote tenha recebido as vacinas contra a tuberculose (BCG) e contra a hepatite B

Também é recomendado que a primeira amamentação seja realizada na maternidade, de preferência ainda na sala de parto. Mesmo que a criança ainda não tenha aprendido a sugar o leite, é fundamental incentivar o contato entre mãe e bebê neste primeiro momento

2) Chegando em casa

Ainda durante a gravidez, a casa precisa estar preparada para a chegada do bebê. Como o útero materno representa um local de segurança e tranquilidade, é essencial que a casa deva ser igualmente silenciosa nos primeiros dias de vida do pequeno, especialmente em momentos como a hora de dormir e a de amamentar. 

Também é aconselhável restringir as visitas durante o primeiro mês, para manter o ambiente calmo e, também, para prevenir que o bebê entre em contato com alguma pessoa que esteja doente. Procure receber poucas pessoas em casa e, mesmo assim, oriente aos presentes para lavarem as mãos antes de tocar no bebê.

3) O primeiro banho do recém-nascido

Uma grande dúvida dos papais de primeira viagem é sobre como dar o primeiro banho. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ele deve ser dado, no mínimo, 24 a 36 horas após o nascimento. Esse é o tempo necessário para o bebê absorver os nutrientes de uma substância chamada vérnix caseoso, que recobre a sua pele e traz diversos benefícios para a saúde, como: a hidratação da pele e a estabilização da temperatura do corpo.

Para dar o primeiro banho do bebê recém-nascido em casa, é necessário estar em um local aquecido e sem a entrada de correntes de ar. Depois, siga os seguintes passos:

Até o 27º dia de vida (quando o bebê é considerado recém-nascido), o banho pode ser dado duas ou três vezes por semana, desde que a região da fralda se encontre bem limpa. Depois, converse com o pediatra para certificar de que o bebê poderá receber o “grande banho” (dado na banheira).

4) O cuidado com o coto umbilical

O coto umbilical é uma parte do cordão umbilical que permanece no corpinho do bebê após o nascimento, geralmente por até três semana após o parto. Para limpá-lo, é aconselhável umedecê-lo com álcool 70 em um algodão ou cotonete a cada troca de fraldas. Não molhe o coto com água, porque essa é uma área vulnerável a secreções e microorganismos. Também não se deve colocar nenhum objeto ou faixas que pressionem o coto umbilical, porque isso só aumenta o risco de infecção. 

5) As primeiras idas ao pediatra

Após a primeira semana da alta hospitalar, será necessário visitar o pediatra para verificar a saúde do bebê. Neste primeiro encontro, o médico vai determinar quando acontecerão as próximas visitas, que podem ser de quinze em quinze dias no primeiro mês e, depois, uma vez ao mês. 

Vale lembrar que as visitas ao pediatra devem ser, pelo menos, por determinado momento, as únicas oportunidades para o recém-nascido sair de casa. Afinal, o bebê ainda está criando anticorpos e pode se expor a infecções e doenças que vêm da rua. 

Não existe uma idade específica que permita a sua saída, mas o tempo médio é de 2 meses. Mesmo assim, deve haver um equilíbrio: as visitas à rua devem ser feitas em lugares que não tenham aglomeração de pessoas e que sejam calmos e silenciosos. 

6) A posição do colo

Quando for dar colo ao pequenino, procure elevar a cabeça do recém-nascido em relação ao restante do corpo. Nesta fase, o bebê ainda não consegue sustentar a cabeça sozinho.

7) O alívio das cólicas 

Entre a terceira semana e o terceiro mês de vida, é normal que o bebê recém-nascido sinta cólicas intestinais e chore para reclamar da dor. Por isso, procure adotar algumas medidas para aliviar o incômodo do pequeno, como:

8) A troca de fraldas

O recomendado é trocar as fraldas a cada vez que o recém-nascido fizer cocô; a média é de oito vezes ao dia

Quando for necessário, remova a fralda suja e limpe cuidadosamente as dobrinhas da pele do bebê com algodão e água morna, limpando sempre da frente para trás. 

Depois, levante o bebê suavemente pelos tornozelos e coloque uma fralda limpa por baixo, deixando as marcações coloridas viradas de frente para você.

Por fim, feche a fralda, de forma que ela não fique muito apertada na barriguinha do bebê. 

9) Como limpar as orelhas do recém-nascido?

Nunca passe o cotonete de adulto na orelhinha do bebê. Se for extremamente necessário, opte por um cotonete delicado, de ponta pequena e base larga, que deve ser passado de forma bem delicada na parte externa da orelha. E preste atenção às orelhinhas durante o banho: não deixe cair água, porque pode causar infecções na região. 

10) Como limpar os olhos do recém-nascido?

Use uma bolinha de algodão umedecida em água fervida já fria, esprema um pouco para não escorrer água no rostinho e faça movimentos de dentro (do cantinho do olho) para fora.

Considerações finais

É muito normal que toda mamãe e todo papai, especialmente os de primeira viagem, fiquem preocupados ao cuidar de um bebê recém-nascido. Aliás, nenhuma dúvida é boba. Todo cuidado é pouco, especialmente quando estamos falando de um serzinho com pouco tempo de vida.

De forma geral, cuidar de um recém-nascido exige paciência e dedicação. Porém, a experiência é, sem sombra de dúvida, enriquecedora e cheia de amor e carinho por todas as partes, estreitando ainda mais os laços entre pais e filhos. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender um pouco mais sobre como cuidar de um recém-nascido, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...