3 dicas essenciais para quem está demorando para engravidar

3 dicas essenciais para quem está demorando para engravidar

Muitas mulheres e casais têm o sonho de engravidar, mas não são raras as situações em que esse plano pode demorar um pouco mais para se concretizar. Talvez você não saiba, mas um casal considerado saudável só tem cerca de 30% de chances de concepção a cada ciclo menstrual da mulher. 

As poucas possibilidades podem ser muito frustrantes, mas o importante é não desistir,  tentar compreender o que está por trás dessa demora e, se necessário, buscar por um tratamento. Por isso, preparamos este texto com 3 dicas valiosas para quem está nesse processo. 

Desejamos uma excelente leitura!

1) Consulte um ginecologista antes de tudo

Esse primeiro passo é fundamental antes de qualquer gravidez e, principalmente, para quem não está tendo sucesso nas tentativas de engravidar.

A consulta é importante porque, nela, o médico irá tirar as dúvidas da mulher, do homem ou do casal; fará alguns questionamentos sobre a sua rotina; e solicitará alguns exames para verificar as suas condições de saúde.

Os resultados dos exames podem ajudar a identificar algum problema de saúde, como: cistos no ovário, que podem dificultar a concepção; e/ou um problema de fertilidade em uma ou ambas as partes. 

Além desses, um dos problemas mais comuns da infertilidade feminina é a endometriose, que é responsável por muitos casos de infertilidade feminina. Essa doença se caracteriza pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero) em outros órgãos, inclusive os reprodutores, como o ovário e as trompas,  impedindo o seu funcionamento regular. 

Dependendo do diagnóstico, o especialista poderá indicar um tratamento que induza a ovulação e facilite a concepção natural. 

2) Considere alternativas de reprodução assistida após diagnósticos

Se a mulher ou casal encontrar dificuldades para engravidar naturalmente, mesmo após um tratamento médico com medicamentos que estimulem a ovulação, é possível recorrer a alternativas para transformar esse sonho em realidade, como um método de reprodução assistida.

Existem diversas técnicas que envolvem a manipulação, em laboratório, do esperma e dos embriões ou dos óvulos para gerar uma gravidez. Esse é o caso, por exemplo, da:

A escolha do tratamento a ser realizado é exclusiva da mulher ou do casal. No entanto, é fundamental ter um profissional especialista para avaliação clínica e laboratorial prévia e acompanhamento deste processo. 

3) Preserve a sua saúde mental

Existem vários fatores físicos que podem atrapalhar a concepção, mas eles não são os únicos. O estado da nossa saúde mental também pode afetar o funcionamento dos órgãos, hormônios e células reprodutoras.

O estresse e a ansiedade, por exemplo, são alguns dos fatores psicológicos que podem atrasar os planos de gravidez, porque eles podem causar:

Existem vários motivos que podem desencadear esses estados: a rotina do dia a dia, a própria frustração pelas tentativas mal sucedidas de gravidez, ou até mesmo devido a um trauma, como um aborto espontâneo sofrido no passado. 

Nesses casos, é extremamente aconselhável contar com o apoio de família, amigos e, se for possível, realizar um acompanhamento psicológico, terapêutico ou outro de sua preferência. 

O apoio psicológico é fundamental para compreender os próprios sentimentos e acalmar os pensamentos. Consequentemente, a redução do estado de nervos pode ajudar o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos de mulheres, homens ou casais que têm tentado engravidar, ou que desejam tentar novamente, mesmo após um aborto espontâneo

Considerações finais

A mulher, o homem ou o casal que está demorando para engravidar pode se tranquilizar, porque todos os fatores apresentados neste texto são, na maioria dos casos, reversíveis e contornáveis. 

Pregar o autocuidado, a atenção com o corpo, o acompanhamento médico especializado e a confiança nele ajudam os envolvidos a considerar e adotar as melhores medidas de incentivo à gravidez. 

Se você achou que o nosso post possa ter te ajudado a entender sobre a demora para engravidar, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Autor: avellarmedia
Publicado há 4 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do Blog do Domingos Lourenço e receba informações sobre maternidade direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...